A piscina do Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ), recebe neste domingo (8) as finais do Brasil Open 2022 de Polo Aquático. No campeonato organizado pela Liga PAB, as partidas deste sábado (7) definiram os finalistas da competição de tiro curto, que ocorre desde sexta-feira (6). Com duas vitórias nas semifinais, as equipes do Flamengo – masculina e feminina – estão na final do torneio. 

No masculino, Sesi-SP e Flamengo se enfrentam na decisão às 14h50, com transmissão dos canais oficiais da PAB, além do Canal Olímpico Brasil. O time paulista, último campeão da Liga Nacional, já estava garantido nas semifinais e fez um jogo disputado até o final com o Fluminense F.C., vencendo a partida por 12 a 9. 

Na outra semifinal, o Esporte Clube Pinheiros, último campeão do Brasil Open em 2020, foi derrotado pelos donos da casa, o time do Flamengo, que garantiu sua vaga na grande final. O rubro-negro, time que teve grandes reforços para o campeonato, impôs um ritmo forte desde o primeiro quarto e venceu o jogo pelo placar de 10 a 8. 

A disputa de terceiro lugar no masculino está marcada para às 12h10 deste domingo (8) e será entre Fluminense e Esporte Clube Pinheiros.

No feminino, o já garantido Esporte Clube Pinheiros, primeiro da classificação geral, enfrenta o C.R do Flamengo às 13h30 na final feminina. O Flamengo fez a semifinal com a ABDA de Bauru e venceu a partida por 8 a 7. 

A competição nacional no masculino conta com sete times: ABDA, C.R do Flamengo, SESI SP, Fluminense, C. Paineiras, Paulistano e Esporte Clube Pinheiros. No feminino, três equipes participaram: Flamengo, ABDA e Pinheiros. 

Semifinais masculinas 

A equipe do Sesi-SP, último campeão da Liga Nacional, já estava garantido nas semifinais. O jogo contra o Fluminense foi disputado desde o começo. A equipe de SP começou o jogo perdendo por um gol de diferença no primeiro quarto. No segundo, conseguiu virar o placar e abrir um gol de vantagem. 

No terceiro tempo da partida, o SESI SP abriu dois gols de vantagem. No último, conseguiu imprimir um bom ritmo de ataque e levar para três a diferença de gols, terminando o jogo com o placar final de 12 a 9 a seu favor. 

“A semifinal contra o Fluminense foi muito complicada para nós! O time deles contratou dois estrangeiros e também possui o Luiz Ricardo, centro muito experiente. Conseguimos uma vantagem no final da partida e garantimos nossa vaga na final”. 

“(Sobre a final) Eu não gosto de ter descansado nesses dias e jogado apenas hoje. Lógico que é uma vantagem para o Sesi-SP, mas também demoramos para engrenar no jogo. Na final, o Sesi-SP precisa entrar no jogo mais rápido, melhorar a defesa e se concentrar!”, comentou Rudá Franco, atleta do Sesi-SP.

Depois de vencer o C. Paineiras Morumby nas quartas de final, o Flamengo enfrentou os atuais campeões do torneio, o Esporte Clube Pinheiros. Um dos favoritos ao título, o time paulista começou forte mas não conseguiu parar o potente ataque do rubro-negro carioca, que conseguiu abrir vantagem de 3 gols no término do segundo quarto. 

No terceiro quarto, o time carioca foi ainda melhor e abriu a vantagem de 4 gols, contando com um forte sistema defensivo. Para fechar o jogo e ir para a final em casa, o Flamengo segurou o Pinheiros fechando o jogo com o placar de 10 a 8. 

“O jogo com Pinheiros é sempre pegado e muito físico! Acredito que o elenco estava pronto para um jogo quente. Amanhã espero uma final pegada e todo time está pronto! Será com a mesma raça!  O Sesi-SP é uma grande equipe e o Thiago Batista é um ótimo treinador. Os reforços estão ajudando muito, são atletas olímpicos que estão fazendo a diferença”, disse o goleiro do Flamengo, Alexandre Mendes. 

Pela disputa de 5º a 7º lugares, a ABDA venceu o Paineiras por 15 a 5. O húngaro Attila Sudár é técnico da equipe masculina da ABDA de Bauru. O ex-atleta de polo aquático tem duas medalhas olímpicas, incluindo o ouro olímpico na Olimpíada de Montreal em 1976 e o terceiro lugar na Olimpíada de Moscou em 1980. 

“O time da ABDA é muito novo. O atleta mais novo que temos é o Ítalo Ferreira, que possui 21 anos. Essa vitória é importante já que a ABDA estava próximo de ganhar dos grandes times, mas perdíamos por um ou dois gols de diferença. Desta vez, aproveitamos as oportunidades e vamos disputar o 5º lugar do Brasil Open”, disse o técnico de  68 anos.

“Nasci na Hungria e temos o costume de jogar contra equipes fortes e aqui precisamos também dessa cultura para a ABDA. Jogos fortes e pegados são muito importantes para os atletas”, completou. 

O time de Bauru, interior de São Paulo, também jogou contra o Paulistano na última partida do dia pela disputa do 5º a 7º lugares. O jogo terminou com o placar de 7 a 6 para a ABDA. 

O Paineiras enfrenta o Paulistano às 10h deste domingo (08), pela disputa de 5º a 7º lugares. 

Pinheiros e Flamengo na final Feminina

Neste sábado (07) o Flamengo garantiu vaga na final do Brasil Open feminino de 2022. Após vencer a ABDA por 8 a 7 o time feminino da casa chega à final contra as atuais campeãs da competição, do Esporte Clube Pinheiros. 

Flamengo e ABDA jogaram duas vezes neste sábado (07). Na primeira partida do dia, pelo último jogo da fase de classificação, o time vermelho e preto venceu por 11 a 5. No segundo jogo, válido pela semifinal da competição, as donas da casa venceram por 8 a 7.  

A semifinal ficou empatada grande parte do tempo. A ABDA começou melhor, mas o Flamengo não deixou o placar escapar ao longo do jogo. Com grande atuação das atacantes, principalmente no final do jogo, o Flamengo conseguiu virar e garantir seu lugar na final nos últimos minutos da partida.

“Foi uma surpresa decidir apenas no último quarto. Sabemos que as meninas da ABDA são muito fortes e fazemos sempre um jogo duro! Contra o Pinheiros será mais disputado porque elas são mais experientes, mas precisamos ter o pensamento positivo para jogar bem”

“Acredito que a chegada das estrangeiras agregou, foi uma boa decisão do Flamengo. Elas jogaram muito e no último quarto foram importantes para assegurar nossa vaga na final”, disse Samantha Rezende, jogadora do Flamengo. 

O feminino tem apenas três equipes: Clube de Regatas do Flamengo, ABDA de Bauru e Esporte Clube Pinheiros. A competição feminina é dividida em um único grupo em que todas jogam contra todas. O melhor time da fase de classificação, o Pinheiros, foi direto para a final.

Na estreia da competição, as atuais campeãs do Brasil Open, o Pinheiros, venceu a ABDA de Bauru (SP) e no segundo jogo do dia as ‘pinheiristas’ venceram o Flamengo por 11 a 8. Agora, as cariocas vão atrás da revanche para garantir o título em casa.  

A Liga Nacional, que terminou no mês de abril, coroou o Sesi-SP no masculino e o Pinheiros no feminino. Já a última edição do Brasil Open foi realizada em 2020, na cidade de Bauru (SP), e terminou com o título do Esporte Clube Pinheiros no masculino e no feminino.

Jogos deste sábado (07) 

ABDA 15 X 5 CPM – https://youtu.be/X5TEIvziUJc 

SESI SP 12 X 9 FFC –  https://youtu.be/2l2c4WvPHXk  

ECP 8 X 10 CRF – https://youtu.be/e68G9HOlO3U 

ABDA 7 X 6 CAP – https://youtu.be/6PGkMN48Vjw 

Feminino

CRF 11 X 5 ABDA – https://youtu.be/7bLwvOT_g2w 

CRF 8 X 7 ABDA – https://youtu.be/aOX6vNWDjq0 

O evento terá transmissão ao vivo de todos os jogos no Facebook e no Youtube da PAB: 

Facebook – https://fb.watch/97Z0X7dlNr/

Youtube  – https://www.youtube.com/channel/UCFz0pL4MkUdNGyGp1blcJnA 

O Canal Olímpico do Brasil transmitirá os jogos nas semifinais e finais, a partir deste sábado (07). Assista aqui: https://www.canalolimpicodobrasil.com.br/ 

Veja a tabela de jogos e resultados completos no Leverade – https://leverade.com/pt/manager/470559/tournaments 

Sobre a Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB)

A Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB) foi criada com o objetivo de difundir a modalidade no Brasil. Para isso ela busca o protagonismo de clubes, atletas e técnicos com foco no fomento do esporte no médio e longo prazo, evidenciando a visão coletiva que representa os interesses do polo aquático.

A PAB foi fundada com a participação de dez clubes em março de 2016: Club Athletico Paulistano (SP), Clube Jundiaiense (SP), Clube Paineiras do Morumby (SP), Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Esporte Clube Pinheiros (SP), Tijuca Tênis Clube (RJ), Fluminense Football Club (RJ), Clube Internacional de Regatas (SP), Serviço Social da Indústria – SESI-SP (SP) e Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo.

Acompanhe as redes sociais da PAB

A página oficial da PAB no Facebook: https://www.facebook.com/ligapoloaquaticobrasil/ 

Acompanhe o Twitter: https://twitter.com/LigaPAB 

Veja as fotos no Instagram: https://www.instagram.com/poloaquaticobrasil/ 

Acompanhe os novos vídeos no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCFz0pL4MkUdNGyGp1blcJnA/about

Foto: Luiza Moraes

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here