Triatletas mirins garantiram seis pódios e novas experiências na prova realizada em Paulínia neste domingo (15)
Os triatletas mirins de Itu foram o grande destaque da Copa Interior em Paulínia, neste domingo (15). Com seis pódios, o grupo da Escolinha de Triathlon Formando Campeões chamou a atenção da organização da prova, que destacou a importância do projeto para a renovação do esporte no Brasil.
Com seis etapas ao longo do ano em cidades do interior paulista, a Copa Interior conta com várias distâncias dentro do triathlon, duathlon e aquathlon. O objetivo é promover a prática da modalidade. Em Paulínia, os alunos do núcleo Itu da Escolinha de Triathlon Formando Campeões disputaram o Triathlon Fitness, com 375 metros de natação, 5 quilômetros de ciclismo e 2 quilômetros de corrida.
“Os alunos não estão na fase de cobrar resultados. Eu sempre deixo claro que o importante é que eles se divirtam nas provas, que curtam o esporte. Essa vontade de competir tem sido natural deles. E o desempenho deles em Paulínia foi incrível, impecável”, analisou o professor Thiago Mantovani, do núcleo Itu da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.
Os alunos foram chamados ao palco pelo organizador da prova e apresentados ao público. O organizador da prova destacou que as crianças representam o futuro do triathlon no Brasil, e anunciou a possibilidade de oferecer desconto ou gratuidade aos triatletas mirins nas próximas provas, como forma de incentivar a prática do esporte entre eles.
Resultados
Triathlon Fitness masculino – 13 a 19 anos
1. Victor Augusto Prieto
2. Ian Gomes
3. João Victor Moraes
Triathlon Fitness feminino – 13 a 19 anos
1. Anne Teixeira
2. Clara Teixeira
3. Sophia Okamoto
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.
Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Itu, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Itu. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos, Matera e DPaschoal.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões