O VII Distrito da classe Star começa nesta sexta-feira (27) no Yacht Club Santo Amaro – YCSA, em São Paulo (SP).

O tradicional evento da vela brasileira terá atletas de ponta na modalidade, como o medalhista olímpico Lars Grael e os campeões mundiais Samuel Gonçalves e Guilherme de Almeida. 

Mesmo fora do calendário olímpico, a classe Star mantém competições de ponta, prova disso é o número de competidores não apenas no Brasil, como no mundo. Além dos citados acima, o VII Distrito tem outros 20 atletas confirmados nas regatas da Represa do Guarapiranga.

A última edição do VII Distrito da classe Star foi disputada no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) em dezembro de 2021 com o título da dupla Henrique Haddad e Pedro Trouche, que venceu quatro das cinco regatas realizadas na Baía de Guanabara.

”Será um campeonato de alto nível técnico com velejadores consagrados na modalidade, tanto no Star quanto em outras classes. É um período especial para a nossa classe, pois está cada vez mais ativa, com eventos de ponta e o centenário de seu campeonato mundial”, disse Arthur Lopes, secretário do VII Distrito da classe Star.

Estão programadas seis regatas, sendo duas por dia de campeonato. O mínimo de três provas é necessário para constituir a série. Os pontos finais dos barcos no VII Distrito da classe Star serão a soma de sua pontuação em cada uma e vence quem somar menos! Havendo cinco ou mais regatas, será excluído o pior resultado. Uma terceira disputa poderá ser corrida conforme decisão da Comissão de Regatas para antecipar o programa.

Serão premiados os barcos do primeiro ao terceiro lugares, além das duplas Under 30 (abaixo de 30 anos), Categoria B, Black Star, Grand Grand Master e Exalted Grand Master, os três últimos citados para equipes com atletas de idades mais avançadas.

Duplas confirmadas até o momento

Marcelo Fuchs/ Arthur Lopes
Lars Grael / Guilherme Almeida
Andre Diomelli / Marcelo Jordao
Admar Gonzaga / Ronald Seifert
Dino Pascolato / Samuel Gonçalves
Wagner Bojlesen / Henrique Cabette
Felipe Haddad / Marco Lagoa
Bruno Caruso / Juan de La Fuente
Marco Szili / Murillo Novaes
Beto Hackerott/ Ricardo Siemsen
Antonio Moreira / Arcelio Moreira
Renato Cruz / Fernando Ilha
Felipe Etchenique/ Ubiratan Matos

O VII Distrito da Classe Star é organizado pelo YCSA, CBVela – Confederação Brasileira de Vela, FEVESP – Federação de Vela do Estado de São Paulo e Secretaria do VII Distrito da Classe Star. O patrocínio máster da competição é da Terra Nova Trading, com apoios de Cervejaria Madalena, Witech, Winebrands, Caktus, On Board Sports e Regatta.

Foto: Caio Souza | On Board Sports

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here