Startup faz parte da maior rede voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo

A Squair Tecnologia, startup responsável por tornar os parceiros hoteleiros do Hurb mais sustentáveis, acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para que companhias ao redor de todo o globo alinhem suas estratégias e operações aos Dez Princípios Universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, e desenvolvam ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

Nataly Parga, co-fundadora da Squair

Os conceitos e objetivos do Pacto Global já são parte da rotina da Squair. A startup oferece um ecossistema de soluções por meio do IoT (Internet of Things ou “Internet das Coisas”, em tradução livre) que permite a otimização e o uso consciente dos recursos naturais, como água e energia, nas redes hoteleiras e outros segmentos, garantindo grandes oportunidades de economia de energia em tempo real. Isso porque a plataforma da Squair Tecnologia permite monitorar diversos ambientes e equipamentos sem exigir mudanças estruturais para as redes hoteleiras, colaborando com a otimização de energia e a preservação do meio ambiente.
 

No setor de hotelaria é comum que os hóspedes tenham um alto consumo de água e energia e, sem o controle adequado, torna-se muito difícil saber se há desperdícios durante uma estadia. Gastos extras no consumo de recursos naturais acabam por reduzir os rendimentos do estabelecimento, aumentando custos com manutenção e, consequentemente, no valor da hospedagem. Com a tecnologia da Squair, isso é corrigido sem a necessidade de mudanças estruturais: sensores são instalados nos quadros elétricos para monitoramento de energia e também nos quartos para controle de temperatura, permitindo compreender o comportamento do uso destes recursos e gerando ações para reduzir em até 30% seu consumo, ajudando o local na adoção de práticas mais sustentáveis. “Estamos muito contentes em anunciar a nossa entrada no Pacto Global, uma iniciativa que prega valores e ações com os quais nos reconhecemos. Temos dado muito enfoque a temas como a diversidade, inclusão social e sustentabilidade. E ter a oportunidade de integrar essa rede tão importante mostra que estamos no caminho certo”, diz Nataly Parga, co-fundadora da Squair.
 

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países. O Pacto Global da ONU Brasil foi criado em 2003, e hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1,5 mil membros. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.

Squair

A Squair é uma plataforma de soluções IoT para a gestão inteligente do consumo de recursos de empresas. Ela permite uma visibilidade integrada das operações em tempo real, além do controle na busca pela eficiência energética, hídrica e de redução de custos. Fundada em 2018, a Squair já ajudou clientes de diferentes segmentos a reduzirem em até 30% seu consumo de energia e melhorar a experiência de conforto térmico, reduzindo em até 75% o índice de reclamações por temperatura.

Sobre o Hurb

Hurb é uma empresa de tecnologia e inovação que se consolidou como a maior plataforma de viagens online do Brasil. Disponibiliza soluções para otimizar e tornar as viagens mais fáceis e acessíveis para todos, conectando pessoas e lugares. Fundada em 2011, a empresa vende 1 diária a cada 5 segundos, sendo responsável por 1,56% (2020) do PIB do turismo no Brasil. Em menos de 10 anos, alcançou 25 milhões de viajantes cadastrados, 35 mil destinos em todo o mundo e mais de 14 milhões de seguidores nas redes sociais, sendo considerada a maior fanpage do turismo mundial. Com 900 funcionários, o Hurb é uma marca global com sede no Rio de Janeiro e atuação em todo o Brasil e no exterior, com escritórios em Porto e Lisboa (Portugal), Sorocaba (SP) e Montreal (Canadá).

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here