Célio Furtado – Engenheiro e professor da Univali celio.furtado@univali.br

Escrevo na tranquilidade de minha casa, ouvindo música clássica, Bach (1685- 1750), sem pressa alguma. Escrever por escrever?

Não, necessariamente, escrever para cumprir a função do intelectual, de espalhar ideias, procurando “ser um sal da terra”.

Inicialmente, sou muito grato pelas homenagens que andei recebendo, uma no Cristo Luz e outra nos Ganchos, Município de Celso Ramos, ambas as comendas em noites memoráveis.

Como se diz sempre, homenagens bem mais do que eu mereço, porém compreendo a sinceridade e a qualidade das pessoas que me avaliaram.

Muitas coisas boas vieram à lembrança, a convicção de que os caminhos trilhados não foram infrutíferos, aparentemente, a semeadura foi bem feita e como diz o poeta: “vou fazer a louvação do que deve ser louvado”.

Sempre fui um homem estudioso, com uma forte inclinação à leitura, à pesquisa, à busca de bons textos e bons autores. É bem verdade que o exercício profissional sempre exigiu atualização, pois estávamos diante de uma juventude universitária exigente e ávida por novos conhecimentos.

De fato, fui professor do Curso Superior durante toda a minha vida adulta, com inúmeras turmas, muitos alunos, sempre no Curso de Administração. Eventualmente me davam alguma turma de outros Cursos, porém, mergulhei a fundo na orientação de jovens administradores, o que foi um privilégio sempre.

O privilégio é maior ainda quando se encontra ex-alunos bem sucedidos na vida prática dos negócios, jovens destaques nas mais variadas modalidades do campo empresarial, público ou privado.

Lembro sempre que não se trata de uma performance especial particular minha, e, sempre de um grupo de professores do mais alto gabarito, gente competente e dedicada aos alunos, como se diz na linguagem esportiva “gente que vestia a camisa de professor”.

Também como consultor do Sebrae/SC e RJ, tive sempre grandes desafios em ajudar pequenas empresas a crescerem, promovendo o empreendedorismo com bons conteúdos simples, porém, de grande repercussão na gestão dos negócios.

Isso também me exigia muita pesquisa bibliográfica, atualizações e muito cursos internos de curta duração, instrumental importante para o adequado desempenho das funções.

O Sistema Sebrae sempre teve boas bibliotecas, uma documentação de vanguarda no que se refere às micro e pequenas empresas, e, devo admitir, fui um bom frequentador desse rico acervo.

 

Também na vida pública, tive o privilégio de ocupar cargos de confiança no poder municipal, e, era evidente a necessidade de formação e informação, de modo a prestar boa assessoria e orientação de equipes. Aprendi desde cedo, não sei se é de Maquiavel a frase: “informação é ´poder”.

Enfim, na minha trajetória, a leitura e a consulta de boas fontes sempre estiveram no centro de minhas preocupações e a necessidade de escrever relatórios particulares, de cunho reservado e interno, dotou-me de uma certa predisposição à elaboração de bons textos, discretos, porém eficazes.

De modo que, ao receber os honrosos troféus, senti um gosto bom, uma alegria intima particular, um agradecimento ao Grande Arquiteto do Universo, por tantas conquistas relevantes, marcantes e, como se diz , apenas um novo começo !!!

 

Célio Furtado, nascido em 1955/ Professor da Univali/ Formado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Mestre Engenharia de Produção/ Coppe/Ufrj/trabalhou no Sebrae Santa Catarina e Rio de Janeiro. Consultor de Empresa/ Comunicador da Rádio Conceição FM 105.9/ celio.furtado@univali.br

NR: Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here