O Campeonato Brasileiro da Classe Star será realizado de 19 a 21 de agosto, no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).

Estão confirmadas até o momento 15 duplas do país no tradicional evento da modalidade e nomes como o do medalhista olímpico Lars Grael, atual tricampeão nacional, e Henry Boening, integrante da seleção brasileira de vela na SSL Gold Cup.

Será a primeira vez que o C.N. Charitas sediará uma competição da classe Star. Estão programadas, pelo menos, seis regatas e a previsão de tempo indica ventos de médio para forte intensidade e chuvas em pelo menos dois dias de provas, que podem ocorrer nas raias das enseadas de São Francisco e Icaraí ou na Ilha de Boa viagem e Fortaleza de Santa Cruz.

A competição tem tudo para ser uma das mais equilibradas dos últimos anos, já que antecede a realização do 100º Mundial de Star, marcado para começar em 10 de setembro, nos Estados Unidos.

”O campeonato de 2022 promete ser bastante competitivo, já que alguns velejadores estão em reta final de preparação para o Mundial deste ano. Além disso, competir em Niterói (RJ), um dos locais mais tradicionais da vela brasileira, é sempre muito importante”, disse Arthur Lopes, secretário geral do VII Distrito.

A classe Star é uma das mais vitoriosas do Brasil no cenário internacional, incluindo uma dezena de títulos mundiais e seis medalhas olímpicas, sendo duas de ouro.  Os atletas brasileiros, principalmente os proeiros, competem os principais campeonatos no exterior com resultados expressivos, casos de Bruno Prada, Samuel Gonçalves, Henry Boening e Pedro Trouche. 

Considerado atualmente como um dos melhores proeiros do mundo, o niteroiense Pedro Trouche terá ao seu lado Lars Grael nas regatas do Brasileiro de Star. A dupla treinou no início do mês no Charitas e se reunirá novamente na véspera do evento para mais uma sessão de treinamento.

”Estou muito feliz que o C.N. Charitas, clube que é minha casa, vai realizar pela primeira vez o Brasileiro de Star. É muito importante correr ao lado do Lars Grael que é o maior campeão e referência mundial da classe. Estou em um ano especial conquistando importantes pódios e quero chegar com tudo para o Brasileiro e depois para o Mundial na proa de Jack Jennings”, explicou Pedro Trouche, que além de bons resultados no Star, conseguiu o título nacional de Finn 2022.

No último domingo (14), Pedro Trouche ao lado de Jack Jennings levou o título do Ned Hay Memorial Regatta | Distrito 1 da classe Star no Sandy Bay Yacht Club de Rockport, Massachusetts, Estados Unidos.

Em 2021, a dupla Lars Grael e Guilherme de Almeida conquistou o Brasileiro de Star. O evento foi disputado no Yacht Club de Santo Amaro (YCSA), em São Paulo (SP), com 13 duplas. O vice-campeonato ficou para Marcelo Fuchs e Arthur Lopes. A medalha de bronze foi para Robert Rittscher e Marcelo Jordão.

O resultado consolidou o medalhista olímpico Lars Grael como maior vencedor da classe no país com 10 títulos. Já o proeiro Guilherme de Almeida comemorou seu terceiro campeonato na categoria mais vitoriosa em olimpíadas.

Lista dos últimos campeões

2021 – Lars Grael / Guilherme de Almeida

2020 – Lars Grael / Guilherme de Almeida

2019 – Lars Grael / Samuel Gonçalves

2018 – Torben Grael / Arthur Lopes

2017 – Lars Grael / Samuel Gonçalves

2016 – Torben Grael / Arthur Lopes

2015 – Lars Grael / Samuel Gonçalves

2014 – Torben Grael / Guilherme de Almeida

2013 – Lars Grael / Samuel Gonçalves

2012 – Lars Grael / Samuel Gonçalves

2011 – Lars Grael / Samuel Gonçalves

2010 – Robert Scheidt / Bruno Prada

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here