Juraci Moreira participou de várias atividades com os triatletas mirins da cidade, na última sexta-feira (12), em visita ao novo núcleo da Escolinha de Triathlon Formando Campeões
Um treino especial reuniu um ícone da modalidade no Brasil e os mais novos triatletas mirins de Jundiaí, na última sexta-feira (12). Com três Olimpíadas no currículo, Juraci Moreira participou de uma série de atividades com os alunos do novo núcleo da Escolinha de Triathlon Formando Campeões na cidade. Entre as brincadeiras e desafios propostos, a criançada pode desafiar o ídolo e mostrar que leva o esporte a sério.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é referência nacional na formação das categorias de base do esporte. Com sete anos de sucesso em Curitiba, Paraná, o projeto hoje conta com 18 núcleos por todo o Brasil. Em Jundiaí, as aulas começaram em maio, e já apontam vários alunos com talento e paixão pelo esporte.
Em sua primeira visita ao novo núcleo da Escolinha, Juraci Moreira participou dos treinos com as turmas da manhã e da tarde. Além dele, também estiveram presentes os professores Maurício Ramos e Thaís Alegre, da unidade de Campinas, que aproveitaram o dia de folga para conhecer os “vizinhos” e entraram na brincadeira. As atividades incluíram disputas de carrinho de mão e desafios de corrida entre os alunos, treinadores e o padrinho do projeto.
“O núcleo de Jundiaí é um dos mais fortes do projeto. Temos uma estrutura excelente no Bolão, incluindo uma pista de atletismo de ótima qualidade. E as crianças são muito comprometidas com o esporte, querem participar”, elogiou Juraci Moreira, idealizador e padrinho do projeto, que foi desafiado por vários alunos empolgados em disputar corrida com o ídolo.
Patrocinadora apaixonada pelo triathlon
Os treinos especiais também contaram com outra visita ilustre. Presidente do Conselho Administrativo da Astra, empresa sediada em Jundiaí e que patrocina vários núcleos da Escolinha no Paraná e em São Paulo, Ana Oliva conversou com os alunos da turma da manhã. A empresária falou sobre sua experiência como triatleta amadora, melhor brasileira no Mundial de Ironman do Havaí em 2010 e 2011, e os ensinamentos que o esporte trouxe.
“O triathlon traz disciplina, educação, foco. Num esporte como esse, vocês vão aprender que as coisas não são fáceis, e que vocês têm que acreditar que são capazes. Mas o mais legal são as amizades que a gente conquista. O vínculo de amizade entre vocês é importante de preservar e cultivar”, disse Ana Oliva aos alunos, que mostraram muita curiosidade sobre a modalidade mais dura do triathlon.
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.
Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Jundiaí. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos e Cereser.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões