Com entrada grátis e atrações para ciclistas de todas as idades no Memorial da América Latina, evento começa com ações voltadas para o mercado e recebe o público geral a partir do sábado (20), com entrada gratuita

O Shimano Fest 2022 começa nesta quinta-feira (18) e vai transformar São Paulo na capital nacional da bicicleta até domingo (21). Considerado o maior festival do setor na América Latina, o evento será no Memorial da América Latina, com entrada grátis pelo portão 13. São esperadas cerca de 50 mil pessoas para conferir de perto os lançamentos e novidades do mercado, testar bikes, participar de ativações, acompanhar palestras, debates e assistir a shows de música. A cerimônia de abertura, seguida de entrevista coletiva, começa às 14h30.

Os 50 mil visitantes previstos representam um crescimento de quase 20% em relação a edição presencial anterior – em 2019 foram 42.5 mil. Além de todas as ativações, poderão percorrer os estandes com mais de 220 marcas nacionais e internacionais, distribuídas dentro de uma estrutura montada especialmente para o evento. Para tudo isso, a área aumentou de 2.293 m2 para 3.700m2, crescimento de 60%.

O Shimano Fest terá quatro dias, divididos em dois momentos. Nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), das 10h às 20h, a entrada será exclusiva para profissionais do mercado. É necessário cadastro antecipado, que pode ser feito no link https://tinyurl.com/mszc5xpx. No sábado e domingo (20 e 21) não será necessário cadastro prévio e todos os visitantes estão liberados. O horário do sábado é das 10 às 20h e no domingo, entre 10h e 17h. Mesmo com entrada grátis, a organização pede, se possível, a doação de um kg de alimento.

O movimento ascendente do mercado de bicicletas no Brasil reforça as expectativas positivas para o Shimano Fest; O crescimento de vendas do setor aumentou nos últimos anos. Segundo monitoramento da Aliança Bike, estima-se que as vendas no comércio varejista de bikes, tanto novas como usadas, saltou 4 milhões de unidades em 2019 para 6,8 milhões em 2021 e estima-se um crescimento nas vendas em 2022 de 17% em relação ao ano passado.

Ativações e Inclusão – O Shimano Fest 2022 conta com experiências para o público. Uma das principais é o Test-Ride by Porto, que permitirá aos visitantes experimentar alguns dos principais produtos e lançamentos do mercado. A atração também contará com o Pedal Inclusivo. Serão dois triciclos e monitores preparados para atender pessoas com deficiência, especialmente jovens e adultos do espectro autista, em uma ação coordenada pela EquiPedal e Grupo Kodomo.

Meio ambiente e palestras – Preservação ambiental é uma das principais inspirações da edição 2022 do Shimano Fest. Isso envolve redução e reutilização de resíduos, melhor utilização da energia e recursos naturais. Na programação do auditório Protect our Playground, a consultora ambiental Mariana Mennato, fundadora do Projeto Seu Lixo Meu, vai ministrar palestras sobre o tema todos os dias.

Outro destaque fica para a participação da UCB (União de Ciclistas do Brasil) no fórum de discussões com os temas Estratégia Nacional da Bicicleta e Comunicação e Bicicleta; e da Aliança Bike, que abordará a legislação nacional e o futuro da bike no País. Confira a programação completa – que contará com outras palestras, no site oficial do evento (https://www.shimanofest.com.br/ ) ou no link https://www.shimanofest.com.br/auditorio-protect-our-playground).

Médicos Sem Fronteiras – A organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises também integra a programação do Shimano Fest 2022. Será possível acompanhar as palestras de profissionais de MSF nesta quinta, no auditório Protect our Playground, a partir das 17h10. Sábado e domingo, os encontros acontecem no Palco Diversidade, às 15h e 16h30, respectivamente.

O Palco Diversidade estará repleto de atrações, como o próprio nome indica, diversas (https://www.shimanofest.com.br/palco-diversidade). Serão debates e apresentações focadas no social, diversidade de gênero e empreendedorismo, além de informações sobre segurança, medicina, bike adaptada, consórcio e seguro para bicicletas, entre outras.

Para a garotada – Entre as atrações destinadas a entreter a criançada no Shimano Fest 2022, destaque para a pista mini Pump Track (circuito com rampas, saltos e elevações que simula uma pista de BMX), Desafio Balance Bike (bicicletas sem pedal são usadas para desenvolver a noção de equilíbrio sobre o selim), Desafio Sem Corrente (Crianças, jovens e até adultos podem se divertir na pista com bikes sem corrente, usando os pés e rampas para pegar embalo e se locomover) e o Desafio Dos Pais, no qual pai e mãe competem lado a lado na pista do Pump Track, além do Tira Rodinhas: para crianças que estão aprendendo a pedalar.

Muito mais – O Shimano Fest 2022 ainda contará com outras ativações, como as Arenas Radical (com demonstrações de BMX Dirt, BMX Flat e Bike Trial), lojas diversas, inclusive de pesca, e atividades como uma prova de mountain bike dentro do Memorial. O MTB Short Track by POWERADE reunirá ciclistas amadores no sábado (20) e, no domingo (20), recebe alguns dos principais bikers do Brasil, como o atleta olímpico Luiz Cocuzzi e o campeão brasileiro Guilherme Muller. O evento ainda contará com food trucks e shows de música e o tradicional taikô (tambores japoneses).

Passeio ciclístico – No domingo (21), o 3º Passeio Ciclístico Shimano Fest – Santuu será no parque do Ibirapuera, zona sul de São Paulo, às 8h, onde será dada largada do evento, que seguirá por 10km até o Memorial da América Latina. O evento é grátis e aberto para todas as idades, com sorteio de sete bicicletas, entre outros brindes. Para garantir presença, é preciso fazer a inscrição antecipada no site clubesantuu.com.br/.

O Shimano Fest é uma realização da Shimano, com oferecimento da OGGI. Tem patrocínio da XPTO Eventos, Porto e PowerAde e produção da Gorgeous Events.

SERVIÇO:
Shimano Fest 2022
18 a 21 de agosto – Memorial da América Latina

Dias 18 e 19 – Exclusivos para profissionais do mercado.
Horários: 10h às 20h
Necessário cadastro antecipado e ser um profissional atuante no segmento de bicicleta: https://tinyurl.com/mszc5xpx

Dias 20 e 21 – Entrada gratuita e aberta ao público.
Horários:
Dia 20: 10h às 20h
Dia 21: 10h às 17h

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here