São Paulo- A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, foi eleita a empresa do ano em Comunicação no Prêmio Jatobá 2022, um dos mais prestigiados reconhecimentos do setor de comunicação corporativa do País, promovido pelo Grupo Empresarial de Comunicação — GECOM. A cerimônia de comemoração ocorreu na noite de ontem (13), em São Paulo (SP), e contou com a presença da equipe de Comunicação e Marca da empresa.
Além disso, a companhia venceu na categoria “Projeto Especial”, com o case da coletiva de imprensa do lançamento da parceria da companhia com o Rock in Rio Brasil 2022 para a construção da cenografia do Palco Mundo, feito com aço Gerdau, e na categoria “Diversidade e Inclusão”, com o case de gestão de redes sociais.
A Gerdau também foi finalista nas categorias “Campanha Institucional/Utilidade Pública”, com o case da campanha de 120 anos da companhia; “Comunicação com Comunidade”, com o case Brasileira de Nascimento, Mineira de Coração; e “Cases do Ano”, com os projetos de 120 anos e da coletiva de imprensa.
“Este reconhecimento reflete a jornada de transformação da Gerdau, que, perto de completar 122 anos de história, quer se conectar cada vez mais com a sociedade em geral, por meio do fortalecimento de um diálogo ético, transparente e contínuo com as pessoas e da nossa marca junto ao público externo”, afirma Pedro Torres, líder global de Comunicação e Marca da Gerdau.
O Prêmio Jatobá tem como missão fortalecer a atividade de relações públicas no Brasil e na América Latina e ampliar a relevância de seus feitos, a partir do reconhecimento das boas práticas e do incentivo à excelência em todas as frentes de atuação, sempre a partir do protagonismo do setor de comunicação e de seus profissionais e dirigentes.
A edição de 2022 contou com um número recorde de cases inscritos: integrado por 57 profissionais, Comissão Julgadora analisou os 273 trabalhos inscritos na premiação, classificando 138 deles para a fase final.
Sobre a Gerdau
Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço.
Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço.
A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel).
Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).