lA partir da primeira quinzena de março, dois municípios de cada uma das cinco regiões do país serão selecionados para iniciar projeto realizado pelo BID
Com objetivo de fortalecer negócios da área do turismo, o Sebrae realiza, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa Turismo Futuro Brasil. A iniciativa vai aplicar a metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) em dez cidades do país. Já em andamento, o projeto selecionou 79 cidades inscritas para filtrar as finalistas que serão as dez primeiras (excluir a palavra primeiras – por enquanto, não há perspectiva na parceria SEBRAE e BID de selecionarmos outras) a receberem a novidade.
A partir da primeira quinzena de março, dois municípios de cada uma das cinco regiões do país serão selecionados para iniciar o projeto. A analista de competitividade do Sebrae, Ana Clévia explica que os pequenos negócios da cadeira (alterar para cadeia) do turismo foram um dos mais afetados com a pandemia “Essa iniciativa reforça a importância de mobilizar políticas públicas para fomentar os negócios ligados ao turismo, composto por mais de 50 atividades e, historicamente, um dos maiores geradores de emprego em todo o mundo”, pontua.
Um destino turístico inteligente, conceitualmente, é o local que gerencia processos de visitação de forma sustentável, se comprometendo a gerar experiências positivas tanto aos visitantes, quanto aos moradores da região. Entre as principais iniciativas que podem ser aplicadas estão a implantação de acessibilidade, acesso à internet em pontos estratégicos, facilitação no acesso de informações turísticas, criação de aplicativos de suporte aos visitantes, entre outras.
“O processo dos Destinos Turísticos Inteligentes é muito inclusivo. Está sendo feito de forma integrada aos parceiros, respeitando a extensa região geográfica do nosso país e sua diversidade. Vamos unir as estratégias disponíveis, aumentar a competitividade dos destinos turísticos, melhorar a estadia dos visitantes, gerar emprego, renda e novos produtos para quem vive do turismo. É uma proposta totalmente centrada na sustentabilidade e no respeito às boas práticas de gestão”, afirma Ana Clévia.
Para Juliana Bettini, especialista em turismo do BID, a iniciativa se destaca por ofertar suporte técnico e especializado para a cadeia econômica dos negócios turísticos. “O conceito de destinos turísticos inteligentes traz um olhar inovador para a competitividade desses territórios, essencial para que superem os efeitos negativos da pandemia de forma sustentável. A parceria entre BID e Sebrae nasce justamente da necessidade de apoiar essa recuperação sustentável e resiliente dos destinos brasileiros, mas incorporando a ela a inovação”, pontua.
Expectativas
Com uma população estimada de 30 mil habitantes, o município de Luna, no Espírito Santo, é um dos que estão participando da seleção em busca de se tornar um destino inteligente. A cidade já é engajada com turismo e empreendedorismo, ofertando diversas opções de turismo de aventura, como trilhas, cachoeiras e montanhas. Outro ponto forte de Luna é a possibilidade de atrelar o ecoturismo à gastronomia, com experimentação de cafés especiais em visitas às fazendas e cafeterias que a cidade possui.
De acordo com o assessor de comunicação de Luna, David Florenço, a expectativa com o programa é focar em eixos de mobilidade urbana e criatividade. “Já temos um projeto em andamento que rendeu à cidade o título de Prefeito Empreendedor, no qual desenvolvemos ações de fomento à capacitação dos empreendimentos para receber turistas, na melhoria da infraestrutura e na criação de uma identidade visual voltada ao turismo. Acho que esse novo programa pode potencializar bastante isso e nos trazer novas oportunidades, gerando mais emprego e renda para nosso município”, afirma.
DTI na prática
O conceito de DIT foi criado pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas (SEGGITUR) da Espanha, baseado em alguns eixos norteadores tais como: governança, inovação, sustentabilidade, comunicação e marketing, segurança, mobilidade, acessibilidade e criatividade. “Vamos trabalhar com as especificidades de cada região, fazendo estudos, diagnósticos e estabelecendo estratégias de atuação para cada município. Essas ações serão acompanhadas de perto, para potencializar os resultados”, adianta Ana Clévia. O edital completo com as informações do programa está disponível aqui.