AMT faz o empréstimo de perucas para pessoas que enfrentam câncer ou outra doença que causa a perda de cabelos.
Em casa, é a avó quem ensina como a solidariedade importa. E foi seguindo os conselhos da matriarca, que Allana Maria, de sete anos, tomou uma decisão importante: doou parte de seus longos cabelos para quem está precisando. O gesto humanitário foi realizado na Associação Madre Teresa, entidade que entre tantas ações em favor da Unacon do Hospital Marieta, mantém um banco de perucas.
Allana Maria cortou os cabelos no Studio Thaty Souza, que apoia essa campanha. O Studio fica na Avenida Estefano José Vanoli, Bairro São Vicente em frente a Vovó Zena.
Solidariedade
“Ela já estava querendo cortar o cabelo que era muito comprido. Então conversamos, falei sobre as pessoas que estão doentes, perderam os cabelos e precisam usar peruca, e que ela poderia doar o dela. Allana gostou da ideia, ficou super animada e foi o que fizemos, levei ela a um salão, cortamos e depois doamos para a Associação”, explica Sandra de Aguiar, a avó da menina. A senhora acredita que precisamos ensinar essa nova geração a olhar para o outro e saber que tem pessoas que precisam de ajuda e que nós podemos ajudar, às vezes com um simples gesto.
A menina já fala como se tivesse a sabedoria de um adulto: “eu tinha o cabelo até a cintura, então eu cortei para dar para quem está doente e perdeu o cabelo. Para ficarem bem felizes!”. Como a pequena Allana, quem quiser também pode ajudar fazendo a doação. A AMT recebe o material para a confecção de perucas que depois são emprestadas para quem precisa.
Para fazer a doação o interessado pode cortar o cabelo em qualquer salão e avisar que será doado, para que o profissional amarre o cabelo antes do corte, vale ressaltar que o cabelo pode ser tingido ou ter química que não interfere na confecção das perucas. O mínimo para doar é 20 centímetros e, depois basta levar na Casa de Acolhimento que fica na Rua Aderbal
A casa fabrica perucas com doação de cabelos, que são emprestadas para pacientes que fazem tratamento pelo sus.
Pacientes podem fazer empréstimo de perucas
Para quem quer fazer o empréstimo de uma peruca, o endereço é o mesmo: o da Casa de Acolhimento (Rua Aderbal Ramos da Silva, 94). Basta chegar portando documento com foto para preencher o cadastro. Além dos acessórios feitos com cabelos naturais, há ainda lenços e echarpes que também podem ser emprestados.
“É muito bacana ver as pessoas trazendo seus cabelos para a confecção das perucas, pois sabemos o quanto elas são importantes para quem enfrenta algum tipo de câncer ou outra doença e acaba perdendo os cabelos. Quanto mais perucas conseguimos fazer, melhor, assim conseguiremos atender mais pessoas”, diz Fabiana Machado dos Passos, secretária da Associação Madre Teresa.