A menos de duas semanas para a etapa de 2023 de Ouro Branco (MG) da Internacional Chaoyang Estrada Real de ciclismo, as pistas já estão sendo construídas, com novidades e surpresas em relação ao ano passado. A cidade do interior mineiro receberá as tradicionais corridas de XCO, XCC e XCM, de 19 a 21 de maio.

A competição é organizada pela Avelar Sports e esta é a segunda etapa etapa da da Internacional Chaoyang Estrada Real de 2023. A primeira foi em março,  em Itabirito (MG). Já a terceira, em julho, acontecerá em Arcos, também no interior do estado.

A expectativa é que o torneio reúna cerca de 2.500 ciclistas.    Todas as etapas valem pontos para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, o que reúne a nata do mountain bike nacional e sul-americano. As largadas e chegadas do final de semana acontecem na Praça de Eventos de Ouro Branco, sendo XCO e XCC as principais.

“Para a etapa de Ouro Branco, teremos duas provas com ranking mundial: a de short track na sexta, e a de cross country olímpico no sábado. Ambas, com circuitos desenvolvidos pelo time de pista da Avelar Sports, coordenado pelo Rodrigo Gatti, trail builder responsável por todas as obras da organização.”, revela Mariana Gomes, gerente geral da Avelar Sports.

A prova de XCC, o short track, terá 20 minutos e mais uma volta de 1 km. A pista é similar a do ano passado, com uma nova alça e uma nova rampa, o que deixa o circuito ainda mais desafiador. Estima-se que os atletas de elite façam uma volta completa em dois minutos e tornando a prova exatamente como deve ser: explosiva, rápida e exigindo força nas pernas.   Em 2023, haverá a prova de XCO, o  cross country olímpico. No ano passado, não houve, por conta da estrutura do local. A pista terá em torno de 4km e o número de voltas ainda será definido.

O terreno não tem muitos obstáculos naturais e os atletas poderão encontrar diferentes tipos de pulos, drops e mesas e subidas no percurso. Um trecho da pista de XCO será a pista do short track. Portanto, os atletas que participarem de ambas as provas poderão já ter domínio de boa parte da prova de XCO.

“Construir uma pista do zero e tendo a liberdade de criar obstáculos é muito interessante, por mais que os elementos naturais sempre proporcionem boas disputas a gente sabe o nível de dificuldade que o pessoal vai se divertir e ao mesmo tempo se desafiar em uma pista que pode conter todos os tipos de elementos pela frente”.

”Será bem divertido assistir uma prova com uma pista feita exatamente para essa etapa e disputa.”, comenta Rodrigo Gatti responsável pelas construções de pista.

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