A dupla brasileira venceu na final os venezuelanos Nacho Guedes e Lady Corrêa. O Time Brasil tem a chance de conquistar mais dois ouros nesta terça-feira (18)
O catarinense André Baran, número 1 do Brasil e terceiro do ranking mundial, e a paranaense Vitória Marchezini, 8ª no ranking, conquistaram, nesta segunda-feira (17), a primeira medalha de ouro do Beach Tennis do Brasil nos Jogos Sul-Americanos de Praia, que estão sendo realizados em Santa Marta, na Colômbia. Eles venceram a competição de duplas mistas ao bater na final a parceria venezuelana Nacho Guedez e Lady Corrêa, por 6/3 e 6/1. Baran tem a chance de conquistar mais um ouro nesta terça-feira (18), na decisão da chave masculina, ao lado de Allan Oliveira. A dupla feminina do Brasil, Marchezini e Sophia Chow (#6), também está na final.
“Hoje eu e a Vitória fomos bem e conseguimos garantir o ouro brasileiro. Para amanhã estou motivado para buscar mais uma medalha dourada, agora ao lado do Allan. Contamos com toda a energia positiva da nossa torcida, que poderá acompanhar a decisão, ao vivo, pelo Canal Olímpico”, lembrou Baran, que tem o patrocínio da Havan, Praia Clube, Azambuja Mais, Qualicoco, Alto Giro, Grupo Urca, Oakley e Shark.
Na semifinal masculina, nesta segunda-feira, Baran e Allan Oliveira (#10) derrotaram a dupla cabeça de chave 3 dos chilenos Alexander Beller e Vicente Brusadelli por um duplo 6/0 e enfrentam, na decisão, os cabeças de chave 2, os venezuelanos Ramon Guedez e Carlos Vigon. Na chave feminina, Marchezini e Sophia Chow superaram a parceria de Aruba, Maria Buuts e Eugemine Ignacio, por 6/0 e 6/1 e decidem o título diante das venezuelanas Gabriela Anzola e Andrea Colavita.
É a primeira vez que o Beach Tennis está sendo transmitido pelo Canal Olímpico do Brasil. O público poderá acompanhar os jogos ao vivo nesta terça-feira pelo canal do YouTube do Time Brasil ou pelo Canal Olímpico do Brasil – www.canalolimpicodobrasil.com.br.
Disputam os Jogos Sul-Americanos de Praia 11 países. Além do Brasil, Argentina, Aruba, Bolívia, Chile, Colômbia, Curaçao, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela participam do torneio em Santa Marta, com total de 58 atletas.
Sobre André Baran – O ex-tenista André Baran nasceu em Brusque (SC) e hoje vive em Uberlândia (MG). Atual número um do Brasil e terceiro melhor atleta no ranking internacional da modalidade, tornou-se referência no Beach Tennis ao colecionar títulos mundiais pela seleção brasileira de Beach Tennis, como medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, ouro e prata nos Jogos Mundiais de Praia ANOC, no Catar, além de ser bicampeão mundial por equipes no Brasil e Rússia.
Na carreira, Baran conquistou outros títulos importantes da ITF nas duplas masculinas e mistas. Ao lado da parceira Rafaella Miller, comemorou o bicampeonato no Mundial de Terracina, na Itália, além do ITF BT 400, em Balneário Camboriú (SC) e Sand Series em Ilhas Reunião. Em 2022, ao lado do atual parceiro russo Nikita Burmakin, foi campeão do ITF BT 400 em Valinhos (SP) e, também, em Laguna (SC). Agora em 2023, Baran e Nikita comemoraram os títulos do BT 400, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, do Sand Series Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, do Sand Series Brasília (DF) e do BT 400 de Uberlândia (MG). E foram campeões por equipe no Follow the Beach Copacabana.
Desenvolveu sua própria metodologia de ensino, que está presente no Praia Clube, em Uberlândia (MG) e, também, em Brusque (SC), na Sociedade Esportiva Bandeirante. Em parceria com a Alto Giro, Baran desenvolveu uma linha exclusiva de roupas que alia design, conforto e tecnologia. A Alto Giro, marca do grupo Recco Co que está no mercado há 34 anos na confecção de roupas fitness e praia, descreve a coleção de André Baran como sendo composta por “peças superconfortáveis e com uma qualidade incrível. De secagem rápida e com proteção UV, os shorts e camisetas te ajudam a transmitir a sua melhor versão no esporte”. A coleção assinada pelo número um do Brasil conta ainda com bonés, manguitos e agasalhos.