A Capital Nacional do Kite e Mundial do Esporte Náutico de Vento, Fortaleza participa de três grandes feiras de promoção de destinos de viagem nos próximos dias, com estandes próprios, para promoção da capital cearense como destino turístico. A iniciativa é da Prefeitura com articulação é por meio da Secretaria Municipal do Turismo , que tem como titulo o experiente Alexandre Pereira.
A Abav Expo 2023 chega à sua 50ª edição e ocorre de 27 a 29 de setembro, no Rio de Janeiro. É considerada a principal vitrine do turismo da América do Sul, com expectativa de público de mais de 25 mil pessoas.
A Feira Internacional de Turismo (FIT) América Latina tem início no dia 30 de setembro e segue até 3 de outubro. Realizada em Buenos Aires, contará com a participação de 45 países, 1.700 expositores e 30 mil profissionais do turismo.
Por fim, a Top Resa será realizada de 3 a 5 de outubro, em Paris, e estima um público de 30 mil profissionais do turismo. A feira é referência internacional no setor de turismo.
O secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, lembra que a participação de Fortaleza nesses e outros eventos acontece graças à aprovação do Plano de Marketing Turístico da capital, cuja execução teve início no segundo semestre do ano passado. “Estamos realizando o maior Plano de Marketing Turístico da história de Fortaleza, aprovado pelo prefeito Sarto”, ressalta o secretário.
O gestor explica a importância da participação de Fortaleza nesse tipo de evento. “A Prefeitura de Fortaleza vem investindo muito para que a cidade se desenvolva cada vez mais. Atualmente, por exemplo, estamos em um processo para ganhar o Selo de Destino Turístico Inteligente em Transformação, com consultoria do Ministério do Turismo. Também somos a única cidade do País participando do Programa Turismo Futuro, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Esse programa tem como objetivo contribuir para a competitividade e a sustentabilidade do setor do turismo na América Latina e Caribe (ALC), por meio da adoção de tecnologias digitais e emergentes e será fundamental para fortalecer ainda mais nosso potencial turístico”, explica. “Precisamos divulgar toda essa evolução da Cidade, mostrar ao turista que estamos preparados para recebê-los, e uma das formas de divulgação é participarmos desses eventos de turismo, onde estão os agentes e operadores de viagem”,