• Isto é história do esporte de vela brasileiro

Imagine o campeão olímpico Torben Grael  conquistou o seu primeiro título mundial em 1983. com barco Snipe construído em Criciúma.

Na terra do carvão e a 10 km do litoral um estaleiro situado no bairro Pinheirinho na cidade de Criciúma iniciou um estaleiro em  1960 com barco Snipe. E este barco foi vencedor do Mundial de Snipe em 1983 com Torben e Lars Grael.

  • E agora a cidade sendo projetada para uma possibilidade de   estar com um barco na  maior regata do mundo. Com o Programa Criciúma City da Empresa SCBrasil Esporte Náutico.
  •   Um barco que estará nos livros de história das classes, não só por causa de seus renomados proprietários, mas principalmente porque levou Torben Grael a conquistar seu primeiro título mundial em 1983.
  •  O Linenburger 12296, construído totalmente em madeira, faz parte de uma série de 5 barcos projetados em 1960 por Alberto Linenburger no Brasil.

Imagine – um estaleiro situado no bairro Pinheirinho na cidade de Criciúma construiu em 1960 um barco Snipe foi vencedor do Mundial de Snipe em 1983 com Torben e Lars Grael. O Estaleiro era do  por Alberto Lineburger, que construiu o  Linenburger 12296

A paixão pela Classe Snipe e sua longevidade nos leva hoje a uma viagem ao passado e ao reencontro com um dos cascos mais bem-sucedidos da Classe, o Linenburger 12296.

Um barco que estará nos livros de história das classes, não só por causa de seus renomados proprietários, mas principalmente porque levou Torben Grael a conquistar seu primeiro título mundial em 1983.

O Linenburger 12296, construído totalmente em madeira, faz parte de uma série de 5 barcos projetados em 1960 por Alberto Linenburger no Brasil.

O casco pintado de rosa chamou a atenção de um oficial da marinha brasileira, que acabou comprando o barco e o batizou de “Biondina”.

Alberto Lineburger

Bom vamos conhecer o Alberto Linenburger  em 18 de março de 1918, descendente de imigrantes lituanos que se estabeleceram no sul de Santa Catarina no ano de 1890. Seu pai, Jonas Whilhelm Lineburger, continuou fazendo agricultura e pecuária, mas fez rodas de boi, levando seus filhos a aprender cedo como lidar com ferramentas quando se lida com madeira.

Na república onde viveu, conheceu um cavalheiro que trabalhava no Estaleiro Funke, que fazia barcos oceânicos de madeira e era mestre em construção naval. Sabendo que ele tinha habilidade em lidar com madeira, o convidou para trabalhar lá.

Em pouco tempo, Alberto Lineburger tornou-se o principal artesão deste estaleiro.

Em 1955, ele começou a construir o primeiro snipe para o marinheiro Valdemar Bier, chamado Brocoió, levando o numeral 10.423. No início, Alberto Linenburguer contou com a ajuda especial do então campeão de  Snipe brasileiro Gabriel Gonzalez, cujo padrão de seus ensinamentos se seguiu ao longo de sua vida profissional.

Estaleiro em Criciúma

Seus primeiros barcos começaram a surgir nas regatas,  A dedicação e qualidade de seu trabalho o levou a ser escolhido para construir as super Snaipe de 20 anos para o World Snipe World de 1959, cujos barcos eram agora chamados de “Famous 12000”

Após a morte de seu pai em 1962, Alberto Linenburguer retornou a Criciúma com sua família, e agora trabalhando com seus filhos, longe de clubes náuticos, começou a construir em todo o Brasil seus Snipe, cujos pedidos eram feitos por correio,

foram tempos difíceis para os velejadores montarem um Snipe e jogá-los na água. Cada um tinha que equipar o barco e os fornecedores eram raros. Uma expressão sempre presente ao receber o seu barco “- Tem que ir ao armário”. Foi uma obra-prima seu acabamento.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here