Especialista em Comunicação e

Sócia-Proprietária da 4trust Comunicação Estratégica

http://www.4trust.net.br


Fui convidada para assinar esta coluna  sobre temas de gestão e liderança, com foco em comunicação. Graças à uma grande experiência no mundo corporativo, e agora com a minha consultoria em comunicação empresarial, vou trazer aqui algumas reflexões e provocações sobre temas importantes e estratégicos para as empresas, de qualquer porte e seguimento. Serão contribuições para o dia a dia dos líderes.

Jornalista Solange – Foto:4Trust

Começo abordando a  importância do diálogo aberto e verdadeiro com os colaboradores, em especial,  em época de pandemia e trabalho remoto.

Como manter a comunicação com as equipes em ambiente remoto?

Não restam dúvidas, de que a pandemia acelerou algumas tendências e provocou mudanças na rotina das empresas e no comportamento dos colaboradores. Um bom exemplo é a quebra da resistência ao trabalho remoto, que passou a ser a nova realidade de milhares de trabalhadores com possibilidade de exercer a sua função no ambiente doméstico. Medida de extrema importância para evitar aglomeração e respeitar o isolamento social.

Passado o susto inicial e agora já buscando as  novas formas de manter os negócios, surge uma pergunta. Como manter a equipe engajada e comprometida, mesmo remotamente e num ambiente de tantas incertezas? Acrescenta-se, o fato de que muitos empregados não têm mais mesa de trabalho e estamos falando de, pelo menos, quatro gerações distintas.

A resposta é:  nunca a comunicação humana, frequente e verdadeira foi tão necessária. Somente o diálogo transparente poderá nutrir e manter uma equipe engajada e alinhada aos objetivos da empresa. Momento de sustentar a liderança  relacional no ambiente virtual e manter a unidade através do exemplo.

Aquele líder que já praticava o diálogo com as suas equipes, que liderava com genuíno interesse pelas pessoas, com facilidade para compartilhar informações, dar suporte e orientação aos seus colaboradores, não está tendo dificuldade para manter o relacionamento e a confiança da equipe.

Já, aqueles que ainda não experimentaram a liderança humanizada, têm à frente um bom desafio: o de se tornar um gestor inspirador e exercitar o diálogo e o  interesse não apenas pelo profissional, mas também pela pessoa, uma vez que as fronteiras entre a vida profissional e pessoal estão muito próximas.

 Está tendo a chance de fortalecer um relacionamento de confiança mútua, através da verdade e até, se necessário, admitindo as suas angústias e as fraquezas.

Através de uma agenda frequente de reuniões é importante apresentar informações sobre o mercado, sobre os impactos nos negócios e até compartilhar as incertezas. Momento de rediscutir as metas coletivas, individuais e estimular a colaboração  entre todos, unindo a equipe através de desafios e objetivos comuns Lembrar de abrir espaço para as pessoas manifestarem suas dúvidas e preocupações.

A pandemia vai passar e deixará muito aprendizado, em especial nas relações. Porque não há dúvida de que, quem lidera com transparência, recebe maior respeito dos  colaboradores e exerce a verdadeira liderança. Aquela que inspira e atrai seguidores, incondicionalmente.

Solange Fusco

www.4trust.net.br

Linkedin: Solange Fusco

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here