PAB apoiou a inclusão da modalidade no evento, que voltará ao calendário esportivo em 2021.
A PAB – Polo Aquático Brasil comemora a volta da modalidade ao JEBs (Jogos Estudantis Brasileiros). A competição volta a ser disputada em 2021, no Rio de Janeiro (RJ).
A Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) informou que pretende abrigar como demonstração o polo aquático. O evento, que vai reunir 7,5 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos, terá ao todo 17 modalidades e será realizado entre setembro e outubro (a data precisa ainda será confirmada).
A organização do evento será da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com suporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. A inclusão do polo aquático nos jogos foi uma bandeira da PAB neste ano.
Na avaliação de Alessandro Checchinato, Presidente da Liga PAB, a volta, mesmo que por demonstração da modalidade no JEBS, mostra que o polo aquático voltou a entrar no radar da Confederação. A última vez que esteve no evento foi na edição de 1982.
“Nós, da Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB), gostaríamos de agradecer ao @CbdeOficial pela sua decisão em inserir o Polo Aquático na retomada dos JEBs 2021, e ficamos encantados em poder fazer parte desta história”, disse Checchinato.
São dez modalidades em que os JEBs servirão como seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que será realizado em Brasília, no fim de 2021. As modalidades são: atletismo, atletismo paralímpico, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.
As outras sete modalidades previstas para compor o programa oficial dos JEBs são vôlei de praia, caratê, wrestling, ginástica (artística e rítmica), badminton, ciclismo e taekwondo.
Além do polo aquático, o CBDE informou que pretende abrigar como esportes de demonstração modalidades como skate, escalada, dança, e o curling.
“Ter o Polo Aquático participando de um evento desta magnitude, com números realmente impressionantes e um grande desafio a ser superado apenas ressalta a satisfação pela qual recebemos a informação”, finalizou Checchinato.
A PAB é formada por 13 clubes filiados: ABDA Bauru, Hebraica, Botafogo, Paulistano, Flamengo, Internacional de Regatas, Jundiaiense, Paineiras, Pinheiros, Fluminense, SESI, Hípica Bauru e Tijuca. Fundada em 2016, a entidade possui aproximadamente 500 atletas nas principais categorias de base: sub 14 e sub 16.