A seleção brasileira de vela intensifica seus primeiros treinos a bordo do barco SSL47 para o evento-teste da SSL Gold Cup, que será disputado de 27 de setembro a 3 de outubro, no Lago Neuchâtel, na Suíça. A equipe conta com 10 atletas consagrados na modalidade liderados por Robert Scheidt, maior medalhista olímpico do País.

A bordo estão as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze. A tripulação conta também com Gabriel Borges, Henrique Haddad, André Fonseca, Joca Signorini, Alfredo Rovere, Henry Boening e Juninho de Jesus

Os velejadores completaram nesta sexta-feira (24) o terceiro dia de treinos com o barco, que é uma versão do RC44, uma categoria bastante usada em regatas mundiais.

O veleiro é one design e todas as equipes participantes da SSL Gold Cup terão o mesmo modelo nas provas. O Brasil enfrentará os barcos da Argentina, Croácia, Estônia, Hungria, Israel, Omã e Suíça. Os treinos começam na quarta-feira (22).

O evento-teste serve de preparação para a primeira edição da SSL Gold Cup será realizada na Suíça, de maio a junho de 2022, com 56 equipes. O formato é semelhante à Copa do Mundo de Futebol. 

”É um conceito que está sendo criado há anos. A ideia é bem interessante, pois teremos barcos iguais competindo contra as melhores equipes do mundo. Não haverá vantagem competitiva de equipamento, todos serão iguais, testando a habilidade dos velejadores. Conseguimos juntar um time bem legal aqui”, disse Robert Scheidt. ”O evento é inédito e terá muito sucesso”.

O barco SSL47 tem regulagens do original que não podem ser alteradas para garantir a isonomia entre as tripulações, como por exemplo os estais. O objetivo, como citou Robert Scheidt, é o trabalho em equipe. 

Com experiência em regatas de equipe e competições internacionais, André Fonseca, conhecido como Bochecha, acredita que os treinos na Suíça estão sendo bem proveitosos a bordo do SSL47.

O atleta fará a função de trimmer – regulador de velas. ”É a primeira vez de todo mundo nesse veleiro. O desafio será esse e cada dia de treino é importante pra isso! Estamos praticando manobras, fazendo trimmer de vela, fazendo o barco ser mais rápido”

André Fonseca é um dos maiores nomes da vela oceânica nacional ultimamente. É o tático do Phoenix, atual campeão brasileiro da modalidade. O trimmer e tático conta com três participações na The Ocean Race, regata de volta ao mundo. 

Quem se juntou ao grupo foi Joca Signorini, também referência na vela oceânica. Em 2008-09, ao lado de Torben Grael, ganhou o título da Volvo Ocean Race no barco sueco Ericson 4. O atleta foi integrante do Brasil 1, Telefónica e Team SCA.

SSL Team Brazil

1 – Alfredo Rovere – proa

2 – Martine Grael – estratégia & grinder

3 – Henry Boening ‘Maguila’ – Grinder

4 – Kahena Kunze – segundo trimmer e grinder

6 – Juninho de Jesus – pit & runners

7 – Gabriel Borges – trimmer & jib/gennaker

8 – André Fonseca Bochecha: trimmer & grande/trav

9 – Joca Signorini – tática e grinder 

10 – Robert Scheidt – timoneiro

20 – Henrique Haddad (Giga) – tripulante, coach e observador.

Gerente: Bruno Prada

Confira o ranking completo em https://www.starsailors.com/ranking.

A SSL Gold Cup será o campeonato ‘final’ do circuito com 56 nações entre os membros da World Sailing, para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico onde a corrida pela tecnologia às vezes atrapalha a corrida pela glória, a SSL visa a competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda e os campeões se tornam heróis que inspiram novas gerações. A SSL é um Evento Especial da World Sailing desde 2017.

Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são com flotilhas de quatro barcos em cada até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.

Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da da Grande Final é coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL inventou este formato inovador e os fogos de artifício no final proporcionarão uma conclusão dramática para esta competição global.

Mais informações em https://goldcup.starsailors.com/

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here