A Argentina, assim como grande parte dos países sul-americanos, usa o esporte para cada vez mais atrair turistas. A estratégia, muitas vezes adotada pelo governo vizinho, aumenta a visibilidade para cidades e províncias que os brasileiros ainda não estão familiarizados, como é o caso da província de Salta, ao norte do país.

Autoridades e empresários estratégicos que definem esse tipo de ação estiveram reunidos na WTM Latin America 2022, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), na última semana. Além das ações corriqueiras em meio ao avanço do turismo na Argentina, os representantes locais explicaram sobre o impacto do esporte no turismo e como essas duas frentes podem ser trabalhadas em conjunto.

Desde a abertura das fronteiras, em outubro de 2021, até o presente, a Argentina recebeu mais de 400.000 turistas brasileiros, o que significa um aumento de 25% em relação às mesmas datas da pré-pandemia.

”Temos agora um novo voo de São Paulo até Salta que será feito 3 vezes na semana, na terça, quinta e sábado.Isso é muito importante porque o turista brasileiro não precisa ir a Buenos Aires para chegar ao norte”.

”No norte temos produtos muito diferenciados dos produtos que os brasileiros estão acostumados. Temos montanhas, mares e muitos serviços para que os brasileiros conheçam esse lugar de uma maneira diferente.Existem também muitos eventos esportivos no norte do país”, comentou Diego Valdecantos, Secretário de Turismo da província de Jujuy.

O implemento de novos voos, e a participação da Argentina em eventos de turismo no país, faz parte das ações que estão sendo realizadas para aumentar o conhecimento da região e o número de turistas brasileiros. A região norte, por exemplo, recebe grandes eventos esportivos que atraem cada vez mais estrangeiros, como é o caso de clássicos do futebol, como jogos do Boca Juniors e River Plate e treinos da Seleção de Rugby.

“Agora em julho, por exemplo, teremos três jogos da seleção de rugby, em Jujuy, Salta e Santiago del Estero. Temos partidas muito importantes do River e Boca que passam pelo norte também. Também temos alguns eventos esportivos por lá, como o Raid Columbia, que foi na semana passada, com 5 mil pessoas participantes da corrida, estamos contentes com os eventos”, completou Valdecantos.

Esportes na Argentina

Quanto mais eventos esportivos de alto nível maior será o número de visitantes ao país, segundo posicionamento das autoridades presentes no WTM Latin America em São Paulo. A Argentina costuma atrair grande número de visitantes voltados ao esporte principalmente devido a esses grandes eventos.

O Moto GP, um dos principais eventos esportivos da Argentina, reuniu no começo do mês mais de 15 mil brasileiros, que foram ao Autódromo Termas de Río Hondo, na província de Santiago del Estero. O dado foi apresentado pelo secretário executivo do INPROTUR – Instituto Nacional de Promoção Turística, Ricardo Sosa.

“Tivemos a visita de brasileiros vindos de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, que foram ao evento compartilhar seu interesse junto com os fãs do esporte durante dias, isso nos lembrou que o Moto GP não se vive só no autódromo”, comentou Ricardo Sosa.

O estande da Argentina na WTM Latin America reuniu mais de 30 expositores de diversos segmentos relacionados à cadeia produtiva do turismo. Os prestadores de serviços turísticos foram convocados pela Câmara Argentina de Turismo e tiveram seus espaços de encontro em busca de novos negócios, que totalizaram mais de 1.000 encontros com operadores brasileiros e empresas de grande porte.

Segundo o Ministro do Turismo da Argentina, Matías Lammens, apenas o Moto GP gerou 3.200 milhões de pesos para a região norte, o que é um claro exemplo de como o esporte pode potenciar o turismo também.

“Estamos acostumados a receber atividades esportivas também, junto com o turismo. Muitos ministérios, assim como o meu, trabalham o esporte juntos, assim como o Ministro da Nação. Essa sinergia é chave e mostra como se posiciona a Argentina nesse mercado de eventos esportivos no mundo, isso gera um movimento importante na região”, comentou Matías Lammens.

O golfe assim como o polo, ambos esportes muito populares na Argentina e que só crescem, são também um produto importante, e que servem como exemplo de que o esporte pode potencializar o turismo através de uma atividade esportiva.

“A Argentina vem trabalhando no desenvolvimento do turismo esportivo há um ano de forma intensa. O que fizemos primeiro, foi consolidar uma aliança estratégica com o mercado latino americano para ter presença nos campeonatos, por exemplo o PGA de golfe, o mais importante torneio latino americano”, comentou Ricardo Sosa.

Além disso, os argentinos participaram recentemente da 14ª edição do Pesca & Companhia Trade Show, tradicional feira anual direcionada ao mercado de pesca, náutica, camping, mergulho e turismo da pesca para principalmente mostrar os destaques das províncias de Corrientes e Terra de Fogo dois estandartes de na Argentina.

“Nesse mesmo contexto fechamos um acordo com a organização do Super TC2000 Sul-Americano. Uma competição de carros que teve a primeira etapa em 3 de abril e terá sua próxima etapa em 1 de maio em Interlagos e é a forma que temos para captar os turistas esportivos do Brasil para a Argentina”, finalizou Sosa.

Províncias conhecidas, como Rio Negro, berço da famosa Bariloche, também apresenta muitos eventos esportivos que atrai cada vez mais os brasileiros. “Nós do Ministério do Turismo e Esporte apostamos muito nos eventos esportivos, em Bariloche tivemos algumas provas de Ironman e existem muitas provas de trekking, corridas, temos aqui também muitas provas de ciclismo. As provas de Mountain bike são cada vez mais frequentes e sempre reúne muitos competidores de todo o país e de países vizinhos”, exemplificou Martha Vélez, Ministra do Turismo e do Esporte de Rio Negro.

Outras regiões não tão conhecidas, como Chubut, na Patagônia, também apresenta a prática de esportes de neve como atrativo para novos turistas.

“Chubut, está no centro da Patagônia, temos distintos climas e ambientes, temos cordilheira, montanha, neve, temos toda a zona desértica da Patagônia e temos a zona costeira, as praias, onde se pode fazer avistagens de baleias e pinguins, há muito turismo por lá. Temos muita neve para a prática de esporte. Chubut é muito completo e muito conhecido a nível mundial, mas não no Brasil, o que é uma pena. “, disse Leonardo Gaffet, Ministro de Turismo e Áreas protegidas de Chubut.

Para crescer esse conhecimento, a região tem apresentado cada vez mais eventos esportivos e aumentado o contato e divulgação com os operadores brasileiros. “Temos diferentes atividades, além de acontecimentos esportivos pontuais, temos algumas provas de triathlons, ciclismo de montanha, e pesca. Estamos tendo uma comunicação constante com o mercado brasileiro para que isso nos ajude a transmitir o que Chubut tem para o turista brasileiro”, concluiu Gaffet.

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