Esporte que tem mais de 12 milhões de praticantes e 96 milhões de internautas conectados também faz sucesso entre as crianças e jovens da Liga Esportiva NESCAU, maior competição estudantil do país
Você sabe o que é mintonette? E que se trata do segundo esporte mais popular do Brasil? Se achou estranho, calma. Estamos falando de vôlei. Quando foi inventado pelo educador físico norte-americano William George Morgan, em 1895, na universidade YMCA de Holyoke, em Massachusetts, foi batizado com o nome que, hoje, soa estranho aos ouvidos. Um ano depois, em uma convenção de professores da área, surgiu a ideia de rebatizá-lo como voleibol.
A modalidade chegou ao Brasil cerca de 20 anos depois. Não há consenso sobre a data exata. Alguns estudos apontam o Colégio Marista de Pernambuco como palco da primeira partida de vôlei em território nacional, outros indicam a Associação de Cristãos e Moços de São Paulo. Certeza é que, de lá para cá, sua popularidade só cresceu. Impulsionado por conquistas internacionais das seleções brasileiras, principalmente em Jogos Olímpicos, o voleibol tem cerca de 12 milhões de praticantes entre os brasileiros, atrás apenas do futebol entre os esportes coletivos, com estimados 30 milhões de “boleiros”.
Na internet, a popularidade do vôlei dispara. Segundo dados da pesquisa realizada pelo IBOPE Repucom, são 96 milhões de pessoas que declaram interesse na modalidade entre os adultos conectados, ou seja, 87% da população com mais de 18 anos. Isso representa crescimento de 113% em relação a 2013, primeiro ano da pesquisa.
São dados espelhados na Liga Esportiva NESCAU, que chega a oitava edição neste sábado (8) e domingo (9), no Clube Esperia, em São Paulo. Entre as modalidades coletivas, o vôlei é a segunda com maior número de inscritos. São 264 atletas no total, 113 no masculino e 91 no feminino. Só perde para o futsal, com 302 participantes.
“Tenho acompanhado o crescimento do vôlei. Primeiro como atleta e depois como professor e treinador. E sei muito bem a importância do esporte entre os jovens. Quando treinei as seleções brasileiras de base, por exemplo, tive a felicidade de detectar o talento de meninas que se tornaram campeãs olímpicas e estrelas internacionais o esporte, como a Natália”, conta Luizomar, técnico da seleção do Quênia e do time feminino do Osasco São Cristóvão Saúde.
Além do vôlei, a Liga Esportiva NESCAU conta com mais 16 modalidades, sendo 10 convencionais (atletismo velocidade, atletismo arremesso, atletismo salto em distância, basquete, futsal, ginástica, handebol, natação, skate, tênis de mesa) e seis adaptadas (atletismo velocidade, atletismo arremesso, atletismo salto em distância, natação, tênis de mesa e skate). No total, são cerca de 4 mil atletas entre 7 e 17 anos inscritos na competição.
Desafios e Oficinas – Além das modalidades esportivas, a Liga NESCAU 2022 conta com 18 formatos de Oficinas e Desafios. As Oficinas trazem uma oportunidade para quem está disposto a experimentar novas práticas esportivas. Para isso, profissionais qualificados ensinarão, na prática, técnicas e regras das modalidades Skate; Parkour; Esgrima; Tabuleiros (xadrez e damas); Ioiô; Stacking; Circense (malabares); Capoeira; Minigolfe; Bambolê; Slackline e Cordas.
Os Desafios oferecem possibilidades para que crianças e jovens mostrem suas habilidades no esporte fora de uma competição esportiva. A ideia é que sejam um momento de descontração e de muito aprendizado em atividades como Arremesso de 3 pontos, Chute no Alvo, Dança, Embaixadinhas, Peteca, Queimada e Tênis de mesa com bexiga.
Serviço
Liga Esporte NESCAU
Clube Espéria – Rua Marechal Leitão de Carvalho, 65 (Entrada pelo Portão 5)
Horário: sábado e domingo (8 e 9) – das 9 h às 19h
Entrada gratuita para inscritos através do site.