Personagens de icônicas campanhas de marketing da mais tradicional empresa de lubrificantes e aditivos para motor estão repaginados e prontos para retornar ao mercado em campanhas

Grande cases de marketing são perenes. Trazem a capacidade de se renovar e atravessar gerações. O Detetive Bardahl e a Turminha Brava foram criados no início da década de 1950, nos Estados Unidos e chegaram ao Brasil em 1956. Os comerciais em preto e branco ganharam cores entre os anos 1980 e 1990 e os personagens ganharam ainda mais fama. Agora, mais de 70 anos após o nascimento, eles estão de volta. A campanha intitulada
“Turminha Brava O Retorno” foi apresentada, na tarde da segunda-feira (10) na Convenção de Vendas da Promax Bardahl, na sede da empresa, em Cajamar, para, em seguida, ser lançada no mercado.

“Detetive Bardahl e a Turminha Brava são verdadeiros ícones, fazem parte da história da marca e acreditamos que, uma vez mais, serão um diferencial na comunicação. Os personagens têm sido repaginados ao longo dos anos, mas sem perder a essência. E é exatamente isso que estamos fazendo novamente, agora em 2022”, explica Ricardo Galvao, presidente da Promax Bardahl.

A Turminha Brava ficou famosa no Brasil e no mundo pela eterna tentativa de atacar os motores dos carros. Porém, o Detetive Bardahl sempre aparecia para salvar o dia e impedir a ação dos vilões. Ao final de cada pequena história, o herói empunhava um frasco de um produto, como lubrificante ou aditivo, e encerrava o caso com o bordão: “Tudo anda bem com Bardahl”.

Criados em 1950, pela produtora americana Miller, Mackay, Hoeck & Hartung, a Turminha Brava era formada por Black Carbon, Dirty Sludge, Gummy Rings e Sticky Valves. Para enfrentar a gangue, batizada de Grimer Gang nos Estados Unidos, nasceu Detetive Bardahl. No Brasil, seis anos após o lançamento no mercado dos EUA, os personagens foram batizados como Chico Válvula Presa, Carvãozinho, Antônio Sujo e Zé dos Anéis Presos.

O Detetive Bardahl evoluiu, trocando o sobretudo preto por um amarelo. Essa mudança veio na década de 90 e também atingiu os inimigos do herói, que tiveram uma segunda versão.

No relançamento da repaginada Turminha Brava, projeto desenvolvido pela Agência Tangerine, os personagens seguem em constantes e atrapalhadas tentativas de detonar os motores dos veículos. São eles Kidesgaste, Dr. Sujão, Carvãozinho, Debby Car e Armando Falhas enfrentados pelo Detetive Bardahl. No evento na sede da Promax Bardahl, eles foram apresentados na versão “live action”, com atores.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here