Parceria com a Maxar garante modelos digitais de elevação mais acessíveis, ágeis e eficientes a partir de imagens de satélite de alta resolução

São Paulo – A Codex, empresa especializada em soluções de tecnologia, desenvolvimento de sistemas de informação e governança de dados, traz para o mercado brasileiro o Precision 3D, que oferece modelos digitais de elevação para facilitar a análise topográfica dos elementos geográficos de áreas ambientais e urbanas. A ferramenta, derivada de parceria com a Maxar, líder de inovação na indústria aeroespacial, oferece análises de georreferenciamento e reconstituição da cobertura vegetal e infraestrutura existente. A tecnologia utiliza imagens de satélites de altíssima resolução, otimizando tempo e recursos na realização do levantamento topográfico para, por exemplo, novos empreendimentos, planejamento urbano e monitoramento de áreas de risco.

“A Codex utiliza tecnologia de ponta para fortalecer o seu propósito de promover o desenvolvimento sustentável e a otimização de oportunidades de negócio por meio da transformação digital. Com o Precision 3D, nossos clientes terão acesso a análises de georreferenciamento inovadoras, que facilitam o uso estratégico de dados na tomada de decisões”, afirma Venicios Santos, diretor de Negócios da Codex.

Os modelos de elevação digital do Precision 3D incluem cinco níveis de análise. O Modelo Digital de Terreno traz a altimetria do solo, enquanto o Modelo Digital de Superfície acrescenta a visualização da altura das edificações, da cobertura vegetal e demais elementos no campo analisado. As Feições Vetoriais das Construções em 2D e 3D agregam textura aos objetos projetados em uma visualização técnica simplificada. O 3D Surface Model é a versão mais avançada na representação real dos objetos em solos, com demonstração estética visual e didática. A ferramenta oferece ainda Classificação de Uso e Ocupação do Solo de forma automatizada, juntamente com os dados altimétricos.

O Precision 3D utiliza imagens aeroespaciais da constelação de satélites da Maxar e apresenta melhor custo-benefício em relação aos modelos tradicionais, que demandam coleta de dados em campo ou por aerofotogrametria. Na Engenharia, por exemplo, um levantamento topográfico realizado em menor tempo e com maior riqueza de dados pode acelerar o desenvolvimento de futuros empreendimentos ou reforma de estruturas já existentes. Para a Mineração, a análise oferece informações sobre a profundidade da mina, tanto de altura positiva quanto negativa, bem como a quantidade de minério extraída para melhor controle operacional. Em Utilities, empresas dos setores de Energia, Telecomunicações e Saneamento podem utilizar o recurso para facilitar o monitoramento e a compreensão de suas infraestruturas. No setor público, os modelos de elevação digital apoiam o planejamento urbano e monitoramento de áreas de preservação ambiental e fronteiras.

 

Codex

A Codex é uma empresa especializada em soluções de tecnologia, desenvolvimento de sistemas de informação e governança de dados para melhor tomada de decisões. Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a otimização de oportunidades de negócio por meio da tecnologia, da inovação e da transformação digital, a Codex atua em setores estruturais da economia do país, como Agronegócio, Energia, Saneamento, Geotecnologia, Meio Ambiente, ESG, além de atuação junto ao setor público. Com experiência de mais de 30 anos, a Codex possui 250 colaboradores e atua em todo o país com seus sete escritórios em São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, além de uma sede internacional em Houston, nos Estados Unidos. A Codex é uma empresa do Grupo Imagem, companhia brasileira que representa no país a Esri, líder global do mercado de Sistema de Informações Geográficas (GIS).

 

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here