Encontro terá como foco destinação de recursos privados para a produção do bem público, com foco no combate ao racismo ambiental

 

 GIFE, WINGS e o Fundo Casa Socioambiental realizam no dia 9 de novembro, um painel sobre o papel prático e estratégico da filantropia no financiamento climático. O encontro acontecerá das 13h às 14h30 (pelo horário de Brasília) no Brazil Climate Action Hub, na COP27, que acontece em Sharm-El-Sheik, no Egito, entre os dias 6 e 20 de novembro.

O painel vai explorar os desafios do financiamento da agenda climática por organizações filantrópicas que atuam na agenda climática, e também por organizações que entenderam a importância fundamental do engajamento deste setor para o enfrentamento das mudanças do clima. No encontro serão apresentados, discutidos e anunciados arranjos de colaboração que ajudarão o campo da filantropia a trabalhar em buscar respostas concretas à crise climática.
O destaque da programação será a apresentação de experiências da Alianza Socioambiental Fondos del Sur e do movimento #PhilanthropyForClimate, que anunciará a adesão ao Compromisso Internacional da Filantropia sobre mudanças climáticas por de oito grandes e influentes organizações brasileiras associadas ao GIFE que, somadas, investiram mais de R$ 300 milhões de reais em 2020, de acordo com o último o Censo GIFE.
O encontro pretende dar visibilidade à demandas, questões de infraestruturas, lições e oportunidades para atuação mais robusta de organizações da filantropia, especialmente do Sul Global, para conseguir que organizações e comunidades locais nos diferentes tipos de território possam ter acesso a recursos financeiros, ampliando e fortalecendo iniciativas voltadas à resiliência, adaptação, mitigação e sustentabilidade socioambiental no contexto da emergência climática.

O debate será uma oportunidade de troca de experiências entre as diferentes lideranças filantrópicas a partir do desafio de mobilizar fundações no Norte e no Sul Global, em direção a uma agenda mais crítica sobre as questões climáticas .
PAINELISTAS:

  • Alice de Moraes Amorim Vogas — Coordenadora Global do Philanthropy for Climate Movement | WINGS (mediação)
  • Maria Amalia Souza – Fundadora e Diretora de Desenvolvimento Estratégico do Fundo Casa Socioambiental
  • Eduardo Franco — Presidente da Fundación Socioambiental Semilla (Bolívia)
  • Fernanda Lopes – Diretora de Programas do Fundo Baobá para Equidade Racial
  • Leslie Johnston – Diretora-Executiva da Laudes Foundation
  • Neca Setubal – Presidente do Conselho Curador da Fundação Tide Setubal
  • Rafael Gioielli – Gerente-Geral do Instituto Votorantim
  • Carolina Zambrano – Diretora de Programas da CLUA

SIGNATÁRIOS DO COMPROMISSO INTERNACIONAL DA FILANTROPIA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

  1. Alana Foundation
  2. Fundação Avina
  3. Fundação Grupo Boticário
  4. Fundação Tide Setubal
  5. Fundo Baobá para Equidade Racial
  6. Fundo Vale
  7. Instituto Clima e Sociedade
  8. Instituto Votorantim

O GIFE

O GIFE é uma associação de investidores sociais privados do Brasil, sejam eles institutos, fundações ou fundos familiares, corporativos independentes ou empresas, que nasceu como um grupo informal em 1989. O Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, foi instituído como organização sem fins lucrativos, em 1995 e desde então tornou-se referência no país, no que diz respeito ao investimento social privado.

Atualmente o grupo conta com uma rede de mais de 160 associados, com a missão de aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do uso de recursos privados para o desenvolvimento do bem comum.
A COP27

A 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27) será realizada entre os dias 6 e 18 de novembro no Egito. Com o lema “Juntos para a implementação”, o evento reunirá líderes mundiais para debater medidas para conter as mudanças climáticas. A COP27 pretende passar das negociações e planejamento para a implementação de ações. O Senado Federal discutiu, em sessão temática, os acordos firmados em 2021 na COP26 e as propostas do Brasil para a COP27.

 

Alianza Socioambiental Fondos del Sur

Reúne os Fundos Socioambientais do Sul Global e que atuam na premissa de apoiar e facilitar o acesso aos recursos da filantropia por comunidades e organizações locais. A Aliança reúne fundos socioambientais de longa data como o Fundo Casa Socioambiental no Brasil (2005), o Fundo Ação Solidária (Fondo Acción Solidaria) no México (2007), o Fundo Tierra Viva (Fondo Tierra Viva) na América Central (2009) e Samdhana Institute no Sudeste Asiático (2002), com fundos recém-lançados, entre 2019 e 2020 como o Fundo Semilla (Fundación Semilla) na Bolívia, o Fundo Socioambiental Peru (Fondo Socioambiental Peru), o Fundo Socioambiental Emerger (Emerger Fondo Socioambiental) na Colômbia, Ñeque Fund (Fondo Ñeque) no Equador e Tindzila Fund (Fundo Tindzila) em Moçambique.

 

#PhilanthropyForClimate

O movimento promovido globalmente pelo WINGS e que hoje conta com quase 600 organizações signatárias em 20 países, conta com o apoio programático do GIFE no Brasil. Trata-se de uma convocação a todas as fundações, independentemente de sua missão, status ou localização geográfica, a se juntar, da forma como for possível dentro de seus diferentes mandatos, ao compromisso com a ação climática. O movimento pressupõe que todas as organizações com recursos filantrópicos, qualquer que seja sua área de atuação, devem desempenhar um papel no enfrentamento da emergência climática. Este campo tem um imenso potencial de impacto positivo nas transformações sociais em que já investem ao integrar considerações climáticas em suas próprias operações e programas, bem como no investimento de suas doações.
O BRAZIL CLIMATE ACTION HUB

O Brazil Climate Action Hub foi criado em 2019 por diversas organizações da sociedade civil para dar visibilidade à ação climática brasileira durante a COP25, realizada em Madri, na Espanha. O Hub tornou-se referência do Brasil na Conferência, e foi sede de mais de 50 eventos ao longo de duas semanas da COP, com apresentação de estudos, iniciativas, soluções e experiências de políticas públicas que já estão sendo desenvolvidas pela sociedade brasileira para atingir os objetivos do Acordo de Paris

 

ISP

O Investimento Social Privado (ISP) é a mobilização de recursos privados para fins públicos realizada de forma planejada, monitorada e sistemática para iniciativas sociais, ambientais, culturais e científicas de interesse público.
Abrange tanto organizações que captam recursos e os repassam para terceiros quanto organizações que possuem recursos próprios e executam suas próprias iniciativas e/ou repassam seus recursos para terceiros.

Incluem-se no universo do investimento social as ações sociais protagonizadas por empresas, fundações e institutos de origem empresarial ou instituídos por famílias, comunidades ou indivíduos.
WINGS FORUM 2020/2021

O WINGS (WORLDWIDE INITIATIVES FOR GRANTMAKING SUPPORT) é uma rede global da filantropia, com aproximadamente 200 organizações filantrópicas, associações e redes de filantropia presentes em mais de 55 países ao redor do mundo que busca fortalecer e apoiar o desenvolvimento do ecossistema da filantropia global.

 

 

 

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here