Projeto Famílias do Instituto em Ação Cultura retomou as atividades em 2022, após a pandemia de Coronavírus
A cultura voltou ao Instituto Ingo Hoffmann em 2022. Em seu terceiro ano, o projeto Famílias do Instituto em Ação Cultura proporcionou uma programação intensa durante todo o ano. O repertório incluiu atividades culturais diárias, com espetáculos de teatro e música, oficinas de literatura, música, cinema e artes, para as crianças em tratamento de câncer e seus familiares abrigados na instituição.
De segunda a sexta-feira, as famílias do Instituto puderam participar de oficinas de literatura e contação de história, cinema e arte digital, músicalização infantil e música para jovens e adultos. As oficinas tinham como objetivo ajudar as famílias abrigadas na instituição a enfrentar o momento delicado, criando novas conexões, habilidades e lembranças que elas levarão por toda a vida.
Além da programação diária, sete espetáculos teatrais e musicais encantaram as famílias do Instituto em 2022, levando a elas um pouco da cultura brasileira. Entre os destaques, uma homenagem a Ary Barroso, uma festa junina com forró tradicional do Nordeste, apresentações de mágica, circo e música para crianças.
“O projeto foi realizado com muito sucesso em 2022, apesar das adversidades ainda encontradas por conta da pandemia de Covid-19. Conseguimos realizar todas as oficinas de arte-educação previstas até novembro, inaugurar o novo espaço da cultura e realizar os espetáculos”, enumera Rafael Cabello, coordenador do projeto Famílias do Instituto em Ação Cultura. “Algumas atividades tiveram que ser reorganizadas para 2023, justamente para garantir a segurança sanitária das famílias, mas com a extensão do prazo do projeto, tudo será realizado em um novo cronograma, sem prejuízos.”
Famílias do Instituto em Ação Cultura
O objetivo do projeto é oferecer mais conforto e qualidade de vida às crianças e suas respectivas famílias em tratamento do câncer, atendidos pelo Centro Infantil Boldrini, hospital referência mundial em tratamento de crianças, no interior paulista. Além das apresentações, as famílias na instituição contam com oficinas diárias artes, literatura, contação de histórias, música, cinema e internet.
A viabilidade do projeto de cultura, denominado Calendário de Atividades Socioculturais – Plano Anual | Ano 2, se dá através da Lei de Incentivo a Cultura, programa de incentivo do Ministério da Cidadania e tem como patrocinadores: CI&T, DHL, ABL Antibióticos do Brasil, Usina São Domingos, Alibra Matera e 2º Tabelião de Protesto de Campinas.
O Instituto
O Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos fundado em 31/08/2005, tendo como missão inicial proporcionar maior oportunidade de cura para crianças em tratamento de câncer, através de uma parceria com o Centro Infantil Boldrini no projeto denominado Casa de Apoio à Criança e à Família. Trata-se de um modelo de moradia temporária.
No total são 30 chalés, divididos em 10 vilas, construídos em um terreno com mais de 6.000 metros quadrados, localizado ao lado do edifício da Radioterapia do hospital. Além das acomodações, o local possui brinquedoteca, biblioteca, academia interna e externa, refeitório e lavanderia.
O objetivo da Casa da Criança e da Família é abrigar crianças em tratamento intensivo de câncer e seus acompanhantes, vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina para fazer tratamento no Centro Infantil Boldrini, e que não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.
Saiba mais sobre como doar pelo site: http://www.ingohoffmann.org.br