A batalha barcos e tripulações participantes da regata volta ao mundo –  começa  domingo 8 de janeiro com a frota pronta para a primeira Corrida In-Port Race em Alicante, Espanha. As duas classes de barcos da competição participarão de regatas separadas.

14hrs: Início da corrida VO65 In-Port Race

16hrs: Início da IMOCA In-Port Race

 

The Ocean Race Ocean Live Park abre em Alicante
© Sailing Energy / The Ocean Race

Corrida In-Port Race?

Embora a Ocean Race sempre tenha se concentrado principalmente na emoção e habilidade de velejar ao largo, a série In-Port Race Series tem sido há muito uma parte integral e popular do DNA da regata.

A edição de 2022-23 apresenta as corridas In-Port em sete das escalas ao redor do mundo, onde os fãs locais podem se aproximar e se aproximar das equipes enquanto elas lutam em um curto percurso costeiro.

Embora as corridas In-Port não contem para a classificação geral, elas desempenham um papel importante, pois as corridas In-Port Race Series são usadas para romper quaisquer laços de pontos que existam durante a corrida de volta ao mundo.

Eles são geralmente organizados suficientemente perto da costa para que os fãs nas cidades anfitriãs possam desfrutar da ação a partir do continente. As regatas nos portos são muitas vezes batalhas rápidas e intensas que testam ao máximo as habilidades dos marinheiros no manuseio do barco.

Se o tempo permitir, cada equipe leva três convidados a bordo durante as corridas no Porto. Embora por razões de segurança não lhes seja permitido participar das corridas, estes convidados VIP chegam o mais próximo possível do coração da ação, e o capitão pode até mesmo selecionar uma pessoa extremamente sortuda para tomar o leme para a etapa final do percurso.

O início

Ganhar o início é muitas vezes a chave para a vitória final. O Oficial Chefe de Regata Bill O’Hara optou por uma partida completa, o que significa que os barcos começarão com o vento soprando de seu lado, a cerca de 90 graus. “Os IMOCAs não são projetados para manobras a curta distância, portanto faz sentido começar do outro lado”, diz O’Hara, um ex-velejador olímpico da Irlanda. “Também dá aos IMOCAs a melhor oportunidade de exibir suas lâminas, algo que nunca vimos antes na história da corrida”.

O curso

O’Hara planeja um percurso retangular, visando pelo menos duas voltas com um tempo de acabamento de 45 minutos para a frota IMOCA, a partir das 16h. “Se tivermos uma força de vento moderada de, digamos, 10 nós, eu acho que a primeira perna será uma 1,5 milha náutica de diâmetro, depois uma 0,5 milha a favor do vento, uma 2 milha a favor do vento, uma 0,5 milha a favor do vento para terminar com 0,5 milhas de volta para a linha de início/fim”.

Para os VO65s, que começam às 14h, O’Hara está planejando um percurso mais quadrado para permitir mais manobras táticas no percurso da corrida, oportunidades para ganhar táticas e gybes com barcos manuseando mais facilmente em situações muito mais próximas e mais equilibradas.

 

The Ocean Race Ocean Live Park abre em Alicante
© Sailing Energy / The Ocean Race

O clima

A partir de sábado, 7 de janeiro, a previsão do tempo parece boa para a corrida de domingo, de acordo com O’Hara. “Os modelos meteorológicos apontam para uma brisa de mais de 10 nós, aumentando durante a tarde e possivelmente chegando a rajadas de mais de 16. Parece que podemos ter uma boa brisa”. Estas condições devem ser suficientes para ver o IMOCAs pegar a velocidade nas pernas do vento para baixo e enrolar completamente, atingindo velocidades superiores a 20 nós.

Os barcos e categorias participantes

Frota IMOCA

IMOCA Crew List In-Port Race Alicante 8 Jan 2023

11th Hour Racing Team (USA)
Charlie Enright (USA) – Skipper
Simon Fisher (GBR)
Jack Bouttell (AUS/ GBR)
Francesca Clapcich (ITA)
Amory Ross (USA) – OBR

Biotherm (FRA)
Paul Meilhat (FRA) – Skipper
Anthony Marchand (FRA)
Amélie Grassi (FRA)
Damien Seguin (FRA)
Ming Hao (CHN) – OBR

Team Holcim – PRB (SUI)
Kevin Escoffier (FRA) – Skipper
Sam Goodchild (GBR)
Tom Laperche (FRA)
Abby Ehler (GBR)
Julien Champolion (FRA) – OBR

Guyot environnement – Team Europe (FRA/ GER)
Benjamin Dutreux (FRA) – Skipper
Robert Stanjek (GER)
Annie Lush (GBR)
Phillip Kasüske (GER)
Gauthier Lebec (FRA) – OBR

Team Malizia (GER)
Boris Herrmann (GER) – Skipper
Will Harris (GBR)
Rosalin Kuiper (NED)
Nicolas Lunven (FRA)
Antoine Auriol (FRA) – OBR

Com manobras difíceis de executar em uma IMOCA projetada para o oceano, ganhar o início será mais importante do que nunca nesta frota. Será difícil avaliar sua abordagem perfeita para a linha de partida, e ninguém foi capaz de avaliar isso melhor do que os especialistas em corridas de fósforos.

GUYOT – A Equipe Europa está cheia de talentos olímpicos. Além do co-capitão Robert Stanjek ser um ex-campeão mundial de estrelas, Annie Lush representou a Grã-Bretanha nos Jogos de Londres 2012 nas corridas de competição feminina, e a capitã vencedora dessas Olimpíadas não era outra que sua colega de equipe GUYOT, a espanhola Támara Echegoyen.

Embora Susann Beucke possa ser uma recém-chegada ao mar, a medalhista olímpica de prata de Tóquio 2020 na 49erFX proporcionará uma valiosa experiência de competição para o velejador alemão trazer para a tripulação de Kevin Escoffier a bordo da Equipe Holcim – PRB. Francesca Clapcich, da 11th Hour Racing, também vem da experiência olímpica recente, tendo representado duas vezes a Itália nos Jogos de 2012 e 2016, enquanto o capitão Charlie Enright fica de olho no tempo e no tráfego de barcos espectadores durante a regata.

A pequena experiência de veleiro na Biotherm de Paul Meilhat, vem de Damien Seguin, um duplo campeão paraolímpico francês. O capitão da equipe Malizia Boris Herrmann olhará para trás como um velejador o 505 (bote) para lembrar as manobras em espaços apertados que serão necessárias durante a pré-largada da Regata In-Port Race.

Frota VO65

VO65 Crew List In-Port Race Alicante 8 Jan 2023

AmberSail 2 (LTU)
Rokas Milevicius (LTU) – Skipper
Saulius Pajarskas (LTU)
Domantas Juskevicius (LTU)
Deimate Jarmalaviciute (LTU)
Wictor Kobryn (POL)
Jonas Drasutavicius (LTU)
Sofiia Naumenko (UKR)
Anastasia Kolesnichenko (UKR)
Martynas Karpavicius (LTU)
Martin Volkovicki (LTU)
Sigitas Babilius (LTU) – OBR

Austria Ocean Racing Powered by Team Genova (AUT/ ITA)
Gerwin Jansen (NED) – Skipper
Jolbert van Dijk (NED)
Oliver Kobale (AUT)
Michiel Goegebeur (BEL)
Cecilia Zorzi (ITA)
Alberto Riva (ITA)
Ruaridh Wright (GBR)
Anna Luschan (AUT)
Daniel Dagenais-Gaw (CAN)
Deborah Blair (GBR)
Stefan Leitner (AUT) – OBR

Mirpuri Foundation Racing Team (POR)
António Fontes (POR) – Skipper
Diogo Cayolla (POR)
Mariana Lobato (POR)
Matilde Pinheiro de Melo (POR)
Frederico Pinheiro de Melo (POR)
Francisco Cai-Água (POR)
Francisco Maia (POR)
Francisca Pinho (POR)
Paulo Mirpuri (POR)
Helder Basílio (POR)
Robin Christol (FRA) – OBR

Team JAJO (NED)
Jelmer Nicolaas van Beek (NED) – Skipper
Rutger Laurens Vos (NED)
Jorden Fariah van Rooijen (NED)
Laura Louise van Veen (NED)
Max Willem Deckers (NED)
Bouwe Bekking (NED)
Fernando Simbad Quiroga San Martino (ESP)
Maja Micinksa (POL)
Gregg Lowden Parker (GBR)
Joy Eilish Fitzgerald (GBR)
Brend Frank Schuil (NED) – OBR

Viva México (MEX)
Erik Brockmann (MEX) – Skipper
Roberto Bermudez (ESP)
Jaime Arbones (ESP)
Tania Elias Calles (F) (MEX)
Annemieke Bes (F) (NED)
Dominique Knuppel (F / U30) (URU)
Juan Varela (U30) (MEX)
Juan Luis Medina (U30) (MEX)
Carlos Bermudez (U30) (ESP)

Wind Whisper Racing Team (POL)
Pablo Arrarte (ESP) – Skipper
Liz Wardley (PNG)
Aksel Magdahl (NOR)
Marcin Sutkowski (POL)
Antonio Cuervas-Mons Ruiloba (ESP)
Guillermo Altadill (ESP)
Magdalena Kwaśna (POL)
Arianne Van de Loosdrecht (NED)
Szymon Cierzan (POL)
Mateusz Gwóźdź (POL)
Tomasz Piotrowski (POL) – OBR

Os VO65s estarão interessados em sair da linha de partida em boa forma. Podemos esperar algumas manobras agressivas de pré-arranque à medida que se empurram para a posição.

Como as tripulações da IMOCA, há uma série de talentos de classe mundial de barcos menores espalhados por toda a frota VO65. Tokyo 2020 Laser Radial Olympian Magdalena Kwaśna está pronta para fazer sua parte para o capitão Pablo Arrarte e sua equipe polonesa de corrida Windwhisper, que também inclui o catalão Willy Altadill e o galego Antonio Cuervas-Mons.

Tania Elias Calles, ex-competidora da Laser Radial, é representante olímpica do México quatro vezes e se junta ao capitão Erik Brockmann a bordo da Viva México. O próprio Brockmann está bem acostumado a fechar corridas, tendo competido nos Mundos J/70, além de comandar equipes mexicanas em catamarãs de alta velocidade na Série Extrema de Vela. Juntando-se a Brockman estão Roberto ‘Chuny’ Bermudez de Castro, seu filho Carlos e um terceiro espanhol, Jaime Arbones.

Ambersail 2 é capitaneada pelo representante olímpico lituano em Londres 2012 Rokas Milevičius, que, quando navegou a bordo da equipe Brunel em 2014-15, tornou-se o primeiro marinheiro lituano a participar da Corrida Oceânica. A experiência olímpica do Milevičius deve servi-lo bem desde a linha de partida. A experiência olímpica também está enraizada na equipe de António Fontes, a equipe de corrida da Fundação Mirpuri. Hugo Rocha tem uma medalha de bronze olímpica de 470, Diogo Cayolla é três vezes representante de Portugal e Francisco Cruz competiu em windsurf nos Jogos pela Argentina.

A equipe JAJO Holanda está cheia de jovens, embora sua arma não tão secreta para trazer alguma idade e experiência seja o holandês Bouwe Bekking, oito vezes competidor da Corrida Oceânica. Velejando ao lado de Bouwe está Simbad Quiroga, das Ilhas Canárias.

A equipe de Gerwin Jansen, da Austrian Ocean Racing powered by Team Genova, é a menos experiente de todas as tripulações devido a sua juventude. Uma partida limpa de Jansen e deixar as outras equipes cometerem erros seria provavelmente uma boa estratégia para sua primeira Corrida In-Port Race, pois elas devem tirar proveito da falta de milhas de corrida.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here