Os 22 Núcleos do Instituto Esporte & Educação, em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, estão realizando diversas atividades, com a participação não só das crianças e jovens que integram o projeto, como também familiares, amigos e vizinhos

O período de férias escolares é sinônimo de diversão para os alunos do Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte & Educação (IEE). Até o dia 3 de fevereiro, crianças e jovens que integram os 22 Núcleos – nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco – realizam diferentes atividades esportivas no Festival de Férias do Rede de Núcleos. São mais 9 mil alunos, familiares, amigos e vizinhos das comunidades participando das diferentes ações nos bairros em que estão localizados os núcleos.

São jogos, brincadeiras, que mudam de núcleo para núcleo, mas têm em comum a alegria, integração, prática de esporte e atividade física que fazem parte do Projeto Rede de Núcleos ao longo de todo o ano. E que, nas férias, ganham uma programação especial.

Tênis, futebol, voleibol, beisebol, surf, duathlon, futevôlei, taco, cinema, futmesa, trilhas, ping pong, badmington, brincadeiras de corda, peteca, pega pega, passeios e muito mais movimentam os núcleos. Como no Campos Salles – Heliópolis, em São Paulo, em que crianças e jovens se divertem jogando vôlei, testando a habilidade na cesta de basquete, brincando com a peteca, entre outras atividades.

No Festival, alunos e comunidade participam juntos. No Núcleo Embu, em São Paulo, as crianças convidadas pelos alunos se divertem nas brincadeiras e jogos, com atividades diferenciadas que promovem a interação, mantendo todos ativos no período de férias. No Núcleo São Sebastião, no litoral paulista, ações envolvem queimada, surfe, futmesa e futsal, entre outras.

“Teremos ainda muitos dias de Festival e já percebemos o quanto está movimentando esses núcleos, não só os alunos, mas a comunidade como um todo. São 7.644 alunos, além de 1.641 pessoas das comunidades dos Núcleos, entre familiares, amigos e vizinhos, perfazendo 9.285 pessoas envolvidas nas atividades. Isso nos deixa muito felizes por fazer a diferença nas férias dessas crianças e jovens”, destaca Celiane de Oliveira, coordenadora do IEE.

On-line ou presencial, diversão garantida – Atividades presenciais e, também on-line. Os alunos que não podem estar nos núcleos, não ficam de fora da programação, participando de ações à distância. No Núcleo Francisco Meirelles – Heliópolis, o tema “Vôlei On-line” leva desafios e bastante diversão para os participantes, com um rally pelas plataformas digitais.

Nos núcleos do Rio de Janeiro e de Pernambuco, as atividades também estão sendo muito divertidas, com a presença dos alunos e da comunidade. Na Vila Olímpica Mestre André, no Rio, participantes de 4 a 15 anos brincam com diversos jogos, como limpa casa, derruba cone, futebol e queimada, sem falar nos jogos aquáticos, para refrescar o calor carioca. Já no Núcleo Grande Tijuca, em parceria com a Vila Olímpica Artur da Távola em Vila Isabel, crianças e jovens também fazem a festa com jogos, brincadeiras, esportes e atividades aquáticas.

Em Pernambuco, no Núcleo Cabo de Santo Agostinho/Ponte dos Carvalhos, a emoção e a adrenalina tomam conta dos alunos. E no Cabo de Santo Agostinho/Chameca, destaque para uma roda de conversa e demonstração dos jogos de tacos e raquetes – beisebol, ping pong e badminton.

O Festival de Férias também é uma grande oportunidade de envolvimento dos jovens líderes na monitoria. Jovens mais experientes participam, mas também há aqueles que se voluntariam pela primeira vez, trazendo alegria, aprendizagem, superação e diversão. Como a jovem líder Tayene Ariely, do Núcleo Cabo de Santo Agostinho/Chameca, que destacou a importância de vivenciar o Festival, ajudando professores com as aulas na escola do CEI Potenzinha 1. “Amei a experiência, toda a agitação e bom humor dessas crianças do CEI. Foi muito bom”, garante Tayene.

O Projeto Rede de Núcleos – Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Com o Projeto, o IEE atende crianças e jovens em 22 núcleos na Capital Paulista, na região metropolitana de São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Cajamar e Embu) e no Interior do Estado (Pindamonhangaba e São Sebastião), Rio de Janeiro e Pernambuco. Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.

O Projeto Rede de Núcleos conta com os seguintes Parceiros: Mastercard, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Verde Asset Management, Daiichi, Comgas, Grupo ULTRA / ULTRACARGO, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty, Simpress, TRW, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile, via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, e a ROCHE.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here