A Excelente infraestrutura logística e posição geográfica tem atraído empresas náutica e focado no focado na atividade portuária e provocado a abertura grandes empresas de prestação de serviços e a consequência a geração de empregos
O Município de Itajaí é o quarto que mais cria empregos em todo o Brasil, proporcionalmente ao número de habitantes. Isso foi o que revelou um levantamento feito pela empresa de consultoria econômica LCA. O estudo considerou o número de vagas geradas em 2022 dividido pela população.
Conforme o levantamento, que considera os dados do Cadastro Geral de Empregos (Caged) do Ministério do Trabalho, Itajaí gerou 35,5 vagas por mil habitantes no ano passado. As primeiras colocadas do ranking foram Barueri (SP) com 60,3 vagas por mil habitantes, Lauro de Freitas (BA) com 36,3 vagas por mil habitantes e Aracruz (ES) com 35,1 vagas por mil habitantes.
Itajaí foi o único município catarinense entre os mais bem colocados no ranking de vagas de emprego por habitantes. Florianópolis apareceu em 20º lugar na lista; Balneário Camboriú em 30º; Criciúma em 49º e São José em 50º. A pesquisa considerou apenas cidades com mais de 100 mil habitantes.
O Balcão de Empregos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itajaí auxilia quem está em busca de uma oportunidade. O programa faz a ponte entre empregador e trabalhador por meio de diversas plataformas. Mensalmente há pelo menos 1,4 mil vagas disponíveis no balcão.