Bombinha é um dos recantos de meio ambiente e pesca da tainha do norte de Santa Catarina. Pois é, uma tradicional confraternização de pescador reuniu mais de 5 mil pessoas e marcou o fim da temporada de pesca – uma festa chamada de ‘Saragaço’.
O ‘Saragaço’ aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de julho, na praia de Bombinhas, e reuniu 12 ranchos de pesca da cidade, uma ação Associação Saragaço da Comunidade Tradicional de Bombinhas.
Um dos momentos importantes da festa é o prova ‘Mar à Tona’, maior corrida de canoas de um pau só, centenárias, que pertencem aos ranchos. Ao todo participaram 10 canoas, de 10 ranchos, – com quatro tripulante e um patrão que comanda o leme. A canoagem é considerada a prova mais difícil do Saragaço, o campeão do percurso foi o Rancho do Canto de Bombas – que percorreu uma rota de 10 km envolvendo Galheta, Bombas, Ponta da Sepultura e Bombinhas.
Mais eventos
As equipes realizaram diversas provas envolvendo a pesca, elementos da cultura tradicional e brincadeiras antigas, que testaram as habilidades dos pescadores. A grande novidade desta edição foi a prova ‘Mestre Chef’, uma competição culinária em que os participantes utilizaram a tainha como ingrediente principal. Além disso, como tarefa solidária, foram arrecadados mais de 528 kg de lacres, que serão doados a instituições para serem revertidos em cadeiras de rodas.
Pela terceira vez, o Rancho do Tataca e Gilberto, da praia de Bombinhas, se consagrou como campeão. Para Lucas Pinheiro Junckes, dono do rancho e capitão da equipe, o resultado só foi possível graças ao envolvimento de toda equipe. “É um momento muito emocionante, de muita gratidão. Esse prêmio é o resultado do esforço de toda equipe, porque cada um teve um papel muito importante nesse Saragaço”, comemora.
Quem levou o prêmio de melhor torcida, pelo segundo ano consecutivo, foi o Rancho Cantinho do Benjamin, também da praia de Bombinhas.
De acordo com Telma Mafra, organizadora do evento, o Saragaço valoriza os ranchos de pesca, a cultura da pesca artesanal da tainha e desperta o sentimento de pertencimento. “Nosso objetivo é fortalecer a tradição. Queremos evidenciar nossa cultura, da qual temos tanto orgulho, e despertar nas novas gerações o interesse de dar continuidade na pesca artesanal”, destaca.
O evento foi realizado pela Associação Saragaço, da comunidade tradicional de Bombinhas, com apoio da Prefeitura de Bombinhas, Câmara de Vereadores e Fundação Municipal de Cultura, e patrocínio ouro da Sicredi, Gasparzinho e outras 22 empresas.