Ao longo deste sábado (29), a cidade de Arcos (MG) recebeu o segundo dia da terceira e última etapa da Internacional Estrada Real Chaoyang 2023. Desta vez, foram as corridas de XCO, o cross country olímpico. Na categoria Elite (profissional), as vitórias foram de Henrique Avancini, atleta da Caloi, e Karen Olimpio, da Audax.

A prova dos profissionais valeu pontos para Paris-2024. A Internacional Estrada Real Chaoyang 2023 é organizada pela Avelar Sports, e as outras duas etapas também foram em Minas, mas nas cidades de Itabirito, em março, e Ouro Branco, em maio.

Entre os homens, o trajeto do XCO Elite de Arcos teve 8 voltas, contra 7 das mulheres. Cada volta tinha 4 km, sendo 1,5 km de mata fechada.  Karen concluiu a sua prova em 1h24m57s, contra 1h25m11s de Isabella Lacerda, da Scott, e 1h25m54s de Raiza Goulão, da Oggi. Avancini, por sua vez, concluiu em 1h20m11s, contra 1h20m55 de Ulan Galinski, seu colega de equipe, e 1h21m14s de José Gabriel, da Oggi.

A corrida masculina começou muito acirrada entre Avancini, Ulan e José Gabriel. Aos poucos, porém, o atleta de Petrópolis (RJ) tomou a liderança da competição, com folgas, deixando a corrida muito disputada pelo segundo lugar. Na reta final, Galinski abriu vantagem e garantiu a prata.

“Estou muito feliz. Na primeira etapa da Internacional Estrada Real, em Itabirito (MG), me senti mal e não pude participar. Já na segunda, em Ouro Branco, venci o short track (XCC), mas não fui bem no XCO. Hoje, fico feliz de poder mostrar o que sei e ver a energia da galera. É uma motivação a mais e isso sempre faz muita diferença”, comentou o vencedor do XCO

No feminino, a disputa foi ainda mais emocionante. Na última volta, Karen Olimpio ultrapassou Raiza Goulão e ficou com o primeiro lugar. Na última sexta-feira (28), ela também já havia vencido a prova de XCC, o short track. Agora, assim como aconteceu em Ouro Branco, quer encerrar a etapa com 100% de aproveitamento.

“Não gosto de ficar fora de corridas. Estou em uma grande forma e estou muito motivada. Esta prova também serviu como preparação para o Campeonato Mundial, que já embarco na semana que vem. Foi um grande percurso e deu para se divertir bastante.  Também fiquei muito feliz por ver minha família me apoiando. Agora é se recuperar para a prova deste domingo”, disse Karen.

Mais Internacional Estrada Real Chaoyang 2023

Ainda neste sábado, houve provas de XCO em outras 25 categorias. Na sexta-feira (28), como já destacado, foi dia do XCC. No Elite (profissional), as vitórias foram de José Gabriel e Karen Olimpio.

O último dia de competições na etapa de Arcos, mas também da Internacional Estrada Real Chaoyang 2023 será neste domingo (30), com as provas do XCM, o Cross Country Maratona. Ao contrário do XCC, que valeu pontos para o ranking mundial, e o XCO, que conta pontos para Paris-2024, o XCM é a que atrai mais amadores e a maioria dos 1.500 atletas inscritos. Eles competirão no percurso completo com 66 km ou no reduzido, com 44 km.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here