Maior festival de filmes dedicados a esportes, meio ambiente e aventura do Brasil garantiu dois dias de exibições de cinema a céu aberto na praia de Ipanema e na Ilha do Governador

Sol, calor, praia. A trinca de ouro do carioca ganhou um componente a mais no sábado (23) e domingo (24). A 13ª edição do Rocky Spirit levou cinema ao ar livre até a praia de Ipanema e Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador, para encantar o primeiro final de semana da primavera do Rio de Janeiro.

O telão de alta definição e 25 metros instalado no Posto 10, da praia de Ipanema, saldou a chegada da nova estação com exibições que ressaltaram a exuberância da natureza e a interação de homens e mulheres dedicados a ela. Esportes como surf, escalada, bike e histórias de vida integradas ao meio ambiente inspiraram adultos e crianças instalados em cadeiras, toalhas e cangas na orla carioca. O domingo repetiu a dose, agregando a Vila Olímpica à programação.

A edição carioca do Rocky Spirit, a 13ª edição do festival, exibiu 22 documentários e contou com apoio da Prefeitura do Rio. Além dos filmes, o público teve a oportunidade de conhecer de perto e ouvir um pouco da história e experiência de personagens das produções, como David Santos, protagonista do documentário 10/03, que trata da sua vida após o atropelamento que lhe custou o braço direito e o sonho representar o Brasil na Paralimpíada de Paris/2024; Beto Pandiani e Sylvio Rocha, que falaram sobre seu filme, o Rota Polar; Edinho Ramon Santos e a pequena Mayra, diretor e figura principal do curta Lugar de Criança.

“Finalizamos a versão física do Rocky Spirit aqui no Rio de Janeiro com a alma leve e sensação de dever cumprido. Como sempre, os cariocas abraçaram o evento e se identificaram com as histórias de pessoas que vivem em harmonia com a natureza a adoram um estilo saudável de ser. A paisagem do Rio de Janeiro deixa tudo ainda maior e mais belo. Tenho certeza de que essa parceria, esse caso de amor do festival com a cidade, seguirá por muitos e muitos anos”, comentou Andrea Estevam, diretora do festival e responsável pela curadoria dos documentários, ressaltando que graças a uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes (Smel), com apoio da prefeitura foi possível levar o festival para o Rio de Janeiro.

Guilherme Schleder, secretário municipal de Esportes, elogiou a estrutura e qualidade do evento, lembrando a importância de expandir para levar cultura, esporte e entretenimento às comunidades. “O Rocky Spirit repetiu o sucesso do ano passado, quando retornamos após um período difícil em função do enfrentamento à pandemia, e percebemos que os cariocas já incorporaram o evento ao calendário da cidade, tanto na praia quanto na Vila Olímpica Nilton Santos. Quando poder público e iniciativa privada se unem para oferecer acesso a eventos que unem esporte e cultura, e trabalham para que isso seja grátis, o resultado só pode ser excelente. E foi”, afirmou.

Eleição – A votação para eleger os melhores filmes do Rocky Spirit 2023 exibidos no Rio de Janeiro está aberta e disponível para o público no site do evento. Quem assistiu aos filmes tanto no sábado quanto no domingo pode fazer parte da escolha. São duas opções: “Votação de Sábado” e “Votação de Domingo”. Cada uma delas inclui todos os filmes que foram exibidos no respectivo dia. “Importante destacar que você vota tanto no seu filme preferido na categoria nacional quanto na internacional. Basta clicar nas opções que correspondem aos seus filmes favoritos e fazer valer a sua escolha”, explicou Andrea Estevam.

Na telinha – Depois das edições presenciais no Rio de Janeiro e em São Paulo (que abriu a temporada 2023 no início no mês, no Parque Villa-Lobos), o Rocky Spirit parte para sua versão on-line. O público já pode assistir aos documentários até 8 de outubro no site oficial do evento, https://rockyspirit.com.br/streaming, e escolher seus favoritos. Assim como no festival presencial, a versão digital também é 100% grátis.

Os 52 filmes da edição 2023 representam um recorde para o maior festival brasileiro de filmes sobre lifestyle e esportes em meio à natureza, com crescimento de 40% em relação às 38 produções apresentadas no ano passado. A representatividade também aumentou, passando de 11 para 14 países participantes e do total oito são filmes brasileiros.

A lista completa dos filmes está no site oficial do evento ou diretamente no link: Filmes – Rocky Spirit.

O Rocky Spirit 2023 teve patrocínio da Prefeitura do Rio e da Bassi e apoio da Centauro e Parque Villa-Lobos. As mídias oficiais do evento são GoOutside e Hardcore. A realização foi de Rocky Mountain em parceria com a Mountainfilm.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here