Quarta-feira (21), às 9h, a Comissão de Turismo e Meio Ambiente, em conjunto com a Comissão de Proteção, Defesa e Bem Estar Animal, realiza uma reunião especial em alusão ao Dia Internacional da Baleia, para discutir protocolos, órgãos envolvidos e políticas para desencalhe de cetáceos no litoral catarinense.
O número de baleias no litoral brasileiro aumenta consideravelmente durante o período de reprodução da espécie e, consequentemente, os encalhes também. Em 2021, houve um recorde de ocorrências: foram 94 episódios, a maioria em Santa Catarina.
Quando encalhados, a sobrevivência desses animais entra em questão. Por exemplo, filhotes, ao serem resgatados, se não encontrarem com suas mães ao retornarem para o mar, vem a óbito por inanição. Já em caso de doença, é necessário um protocolo de reabilitação.
Pensando em ações concretas para proteger as baleias, serão reunidos com especialistas na área para dialogar a respeito do protocolo para encalhes e enredamentos de mamíferos marinhos da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca.