Na manhã de sábado, dia 27,04, mais de 1,5 mil pessoas passaram pelo Bairro da Juventude, num dos bairros mais típico e histórico da ferrovia brasileira – ali aconteceu uma integração entre as crianças, os adolescentes e as famílias atendidas pelo Bairro da Juventude.
O Bairro da Juventude é a maior instituição com atendimento social da cidade de Criciúma, localizado no sul de SC e a 300 km da capital Florianópolis, que está localizada há 75 anos no bairro Pinheirinho, promoveu a sua 10ª Festa da Família com a presença de 1,5 mil pessoas no pátio da entidade. Diversas ações, brincadeiras e apresentações marcaram o encontro.
“É com imensa alegria que recebemos as famílias no Bairro da Juventude. Esta é uma data muito esperada pelas crianças e adolescentes, eles ficam radiantes ao compartilharem uma manhã cheia de apresentações, diversão e atividades diferenciadas. Este é um momento de fortalecer os vínculos familiares e comunitários e criar memórias afetivas entre o Bairro, as crianças, os adolescentes e suas famílias”, revelou Daiane Bento, coordenadora do Centro Integrado de Assistência Social e Saúde (CIASS) do Bairro da Juventude.
No palco teve apresentação de colaboradores e também dos próprios atendidos que fazem parte do Coral Vozes de Esperança, Orquestra de Cordas, Orquestra de Metais, dança, capoeira e violão.
“Viemos trazer nosso filho, esta é a primeira vez que ele participa da Festa da Família, ficamos encantados com a quantidade de atividades em diversos locais do Bairro. Momentos assim são super importantes, ele fica o dia todo no Bairro, como trabalhamos durante a semana não conseguimos estar aqui todos os dias”, disse Janaina Cachoeira, mãe do aluno Davi Cachoeira, de 11 anos. “Eu gostei muito de tudo, foi uma manhã muito legal”, reforçou Davi.
No pátio teve demonstração dos cursos do Centro de Educação Profissional (CEP), inscrições para os cursos noturnos, em parceria com a Credisol, muita pintura facial, sala de achados e perdidos na instituição, confecção de brinquedos, brincadeiras, tênis de mesa e também a presença do Corpo de Bombeiros com o caminhão da corporação.
Na quadra teve atividades como vôlei, basquete e futsal. Na biblioteca as famosas contação de histórias foram realizadas em turmas, já na sala de robótica aconteceu uma oficina entre as crianças e seus familiares. Teve ainda o mascote Zé Gotinha, a distribuição de testes rápidos e conscientização sobre saúde, além de um feirão de roupas. Para comer, cachorro quente, pipoca, frutas e suco. Sorteio de brindes agitaram o evento que contou com transporte gratuito feito pelos ônibus do Bairro, tanto para a ida quanto para a volta da festa.
“O Festa da Família é um evento que valoriza a presença e o tempo de qualidade. A alegria e a satisfação em circular nas dependências, apresentar os espaços, interagir nas atividades, fazer um lanche em família, e apreciar as apresentações culturais revelam o quão valioso é estarmos juntos. Que manhã especial vivemos em nossa instituição, especialmente no ano em que o Bairro da Juventude completa 75 anos de existência e segue firme no propósito de fazer mais e melhor para nossas crianças e adolescentes”, reforçou a coordenadora pedagógica e administrativa do Bairro da Juventude, Schirlei Gomes Broch Heleodoro.
A festa contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Esplêndido Sabor, Nilta Souza Cabeleireira, Óticas Diniz Criciúma, Produtos Beija Flor, Prefeitura de Criciúma e Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma.