Com o objetivo de buscar parcerias e novas ideias para Criciúma, o prefeito Clésio Salvaro embarcará em uma missão técnica à Croácia nesta terça-feira (25), acompanhado da primeira-dama Adriana Salvaro, e da vereadora Geovana Benedet Zanette. Durante quatro dias de viagem, a comitiva criciumense visitará a vila de Smiljan, onde o cientista Nikola Tesla nasceu, e a cidade de Zagreb, local em que está situada a Embaixada do Brasil. O roteiro compreende visitas em locais históricos considerados bens culturais da República da Croácia.
“Pensando em um futuro mais consciente e tecnológico para Criciúma, embarcaremos nessa missão para Croácia em busca de ideias inovadoras, além de levar o nome da nossa cidade para o mundo. Os estudos de Nikola Tesla vão ao encontro do novo momento que Criciúma vive, buscando novas matrizes energéticas e valorizando o passado com um olhar no futuro”, ressaltou Salvaro.
A chegada em Zagreb está prevista para as 22h (horário local) de quarta-feira (26). Na quinta-feira (27), a comitiva visitará a Embaixada do Brasil, que está viabilizando o intercâmbio cultural. No mesmo dia, ainda, a comitiva conhecerá o Technical Museum Nikola Tesla, em Zagreb. Na sexta-feira (28), o roteiro será na vila de Smijan, em visita ao Memorial Center Nikola Tesla. O retorno para Criciúma será no sábado (29), às 18h. Durante a viagem, a Prefeitura de Criciúma será comandada, de forma interina, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Jair Alexandre, com a licença do prefeito Salvaro, que voltará a ocupar o cargo na segunda-feira (1°).
O Technical Museum Nikola Tesla, em Zagreb, é considerado um museu único no campo da ciência e tecnologia na Croácia. Fundado em 1954, o local leva o nome do cientista sérvio-croata conhecido por suas descobertas no campo da eletricidade. O espaço é conhecido como patrimônio técnico e de conhecimento científico, que visa proporcionar uma melhor visão pública do mundo da ciência e da tecnologia, garantindo o progresso tecnológico e o desenvolvimento sustentável. O museu possui exposições sobre transformação de energia, meios de transporte, petróleo, mineração e geologia, astronáutica, planetário e artigos históricos de Nikola Tesla, além demonstrações de suas invenções.
Já o Memorial Center Nikola Tesla, na vila de Smijan, onde Tesla nasceu, possui uma exposição interativa permanente que preserva a casa onde o cientista viveu. O local foi restaurado e inaugurado como memorial aberto para visitação em 1956. Em 2005, a área foi registrada como bem cultural e inscrita no Registro de Bens Culturais da República da Croácia. A trajetória de vida do inventor é apresentada em imagens, palavras e sons no térreo da casa. Acontecimentos históricos paralelos à vida de Tesla estão todos entrelaçados em uma linha do tempo. O último andar possui réplicas das invenções que mudaram o mundo e são a base para tecnologias de ponta,
O memorial contém, ainda, uma estação experimental, réplica do laboratório de Tesla em Colorado Springs, onde viveu e trabalhou de 1899 a 1900. Enquanto estava lá, o cientista realizou experimentos com correntes de alta frequência, transmissão de energia sem fio e estudou relâmpagos.
Fazenda Solar Nikola Tesla
Em Criciúma, a Administração Municipal está construindo a Fazenda Solar Nikola Tesla, no Parque dos Imigrantes, localizado no distrito do Rio Maina, onde serão instaladas placas solares que abastecerão as 63 escolas da rede municipal de ensino. O projeto integra o Programa Criciúma Sustentável, que destina aproximadamente R$ 40 milhões para investimentos voltados ao desenvolvimento consciente e ao cuidado com o meio ambiente no município.
A Fazenda Solar Nikola Tesla terá capacidade para gerar 1,2MW de energia limpa, por meio de painéis fotovoltaicos responsáveis pela conversão de energia solar. Ao todo, serão 2,2 módulos com potência nominal de 550W, representando um investimento de R$ 3,5 milhões. O projeto foi desenvolvido pelo governo municipal, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
Além disso, o local contará com uma plantação de girassóis, um sistema de captação das águas da chuva, e com o memorial Nikola Tesla, uma homenagem ao inventor por suas contribuições à ciência e ao projeto do sistema de fornecimento de eletricidade em corrente alternada. O espaço terá um auditório para eventos, uma estátua do cientista e réplicas de suas invenções, entre elas, uma representação da Bobina de Tesla: equipamento interativo capaz de gerar eletricidade em alta tensão, com faíscas elétricas que podem ter vários metros de comprimento.
“Por muitos anos, o Parque dos Imigrantes foi uma área degradada, com marcas da extração do carvão. Mas hoje, a área é símbolo de recuperação ambiental. A Fazenda Solar Nikola Tesla será a aplicação prática dessa nova Criciúma, que faz transição de energética justa para uma economia sustentável”, completou Salvaro.
Fonte – SecomPMC