- Projeto foi representado pelo coordenador técnico, professor José Carlos Virtuoso, no XXIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas
O XXIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, realizado esta semana na cidade de São Paulo, contou com a participação do ProFor Águas Unesc, por meio do seu coordenador técnico José Carlos Virtuoso. O professor apresentou o trabalho com o título “Diagnóstico das Águas Subterrâneas das Bacias Hidrográficas do Sul Catarinense: Novos Arranjos à Governança da Água”.
Em sua abordagem, Virtuoso destacou articulação do ProFor com órgãos públicos de interesse do projeto, enfatizando a sua importância não apenas como repassadoras de dados, mas também como corresponsáveis na construção da governança hídrica no território das bacias hidrográficas. No caso, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental – Cisam-Sul, com sede em Orleans, a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS, e a Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina – ARESC, ambas sediadas em Florianópolis. O processo contou ainda com a participação do Serviço Geológico do Brasil – SGB, Núcleo de Apoio de Criciúma (NUMA).
O evento, na capital paulista, reuniu especialistas de diversas regiões do Brasil para debater questões relacionadas à gestão, qualidade e utilização das águas subterrâneas. O XXIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas é um dos principais fóruns de discussão sobre o tema no país.
Coautoria
São coautores do trabalho apresentado em São Paulo todos os membros da equipe técnica do ProFor Águas Unesc: professor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, coordenador geral; técnica em Gestão Ambiental, Ana Paula de Matos; técnica de Apoio à Gestão, Simoni Daminelli Vieira, Sergio Luciano Galatto, coordenador dos Estudos sobre as águas subterrâneas; técnica em Hidrogeologia, Marcieli Frozza, e a técnica em Gestão Ambiental, Bruna Borsatto Lima; técnicas que atuam junto aos três comitês, Sabrina Baesso Cadorin (Araranguá e Afluentes do rio Mampituba), Mhaiandry Benedetti Rodrigues MathiasTubarão e Complexo Lagunar), Graziela Elias(Urussanga), e técnica em Comunicação, Francine Ferreira.
Fapesc e Semae
Além disso, este estudo das Águas Subterrâneas compreende uma das metas da Entidade Executiva para o ano de 2024, elencadas por meio do Edital de Chamada Pública FAPESC nº 32/2022, juntamente com a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE).