A 35ª edição da Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno) terá início neste sábado (28/09), movimentando o Marco Zero do Recife com a largada a partir das 11h.

O evento, aberto ao público, contará com 92 embarcações de 14 estados, além de uma representante argentina, totalizando uma travessia de 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago de Fernando de Noronha.

O recordista e atual campeão Adrenalina Pura, maior vencedor da Refeno, está entre os favoritos para conquistar mais um título.

O Rio de Janeiro é o que tem mais representantes, com 23. Na sequência tem São Paulo, com 19; Bahia, com 15; Pernambuco, com 11; Rio Grande do Sul e  Paraná, com 5; Paraíba e Santa Catarina, com 3; Alagoas e Ceará, com 2; além de Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

Segundo Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela): “A Refeno é uma grande festa da vela brasileira e estamos muito felizes em ser os parceiros desta regata, que atrai todas as atenções da comunidade náutica, velejadores, patrocinadores e da mídia durante a sua realização. Grandes nomes da nossa vela, como medalhistas olímpicos, pan-americanos e mundiais se juntam aos velejadores de todos os cantos do país, e até de fora, para essa travessia.”

Barcos como o Orion, de Kiko Pelicano (medalhista olímpico) e Barco Brasil, que vai dar a Volta ao Mundo Globe 40 estão no start list. Muitos ficam na Recife Marina, recém lançado hotel para milhares de pessoas.

Várias classes estão escaladas para a prova de vela oceânica, como as tradicionais ORC, RGS e RGS Cruiser, antiga Bico de Proa. ”A Refeno é uma regata especial e estamos com uma equipe pronta para vencer essa prova com nosso barco de 55 pés. Vamos mostrar para a comunidade do Recife e da Vela o nosso Barco Brasil”, disse José Guilherme Caldas.

A organização segue rígidos protocolos de segurança, com apoio da Marinha do Brasil. O Capitão da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), Comandante Tojal, garantiu o monitoramento das embarcações durante toda a travessia.

O presidente da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), Bayard Neto, também celebrou a importância do evento: “A Refeno é um marco para o desenvolvimento da vela oceânica no Brasil. Sua tradição e magnitude atraem cada vez mais competidores e patrocinadores, fortalecendo nossa modalidade e promovendo o país como destino de grandes eventos náuticos.”

Além da regata, a Refeno promove diversas ações sociais em Fernando de Noronha e no Recife, incluindo iniciativas educativas e sustentáveis, como o Passeio Ecológico Educativo de Noronha e o projeto Carbono Zero.

A 35ª Refeno é uma realização do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e Instituto Cabanga de Responsabilidade Social. Tem o patrocínio Heineken 0.0, Allcatrazes, Dislub Energia, Copergás, Empetur, Banco do Nordeste – Governo Federal Brasil União e Reconstrução, Exmed e Shineray Eletric.

E apoio da Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de Pernambuco, Terceiro Distrito Naval, Capitania dos Portos de Pernambuco, ICMBio, Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, Prefeitura da Cidade do Recife, Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Artesanato Pernambuco, Adepe, Indústrias Becker, Agemar, CP Green Carlos Pinto Advocacia Estratégica, Federação Pernambucana de Vela, ABVO, Pernambuco Iate Clube, Jab Revela, Recife Marina, Porto Novo Recife, NACC e Livedot Tracking.

Fonte: Flávio Perez | On Board Sports

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here