Com três provas abaixo das 8 horas, triatleta brasileiro se destacou na prova mais importante da modalidade
Fernando Toldi encerrou 2022 como o mais novo nome na elite do Ironman. Especialista em longas distâncias, o brasileiro se desafiou nesta temporada e estreou na maior prova do triathlon. Quebrou a barreira das 8 horas, meta alcançada apenas por cerca de 40 triatletas no mundo, em três disputas, a última delas na etapa de Cozumel, em 20 de novembro, garantindo a medalha de bronze.
No Ironman Cozumel, no México, Fernando Toldi mostrou a grande evolução que vem experimentando ao longo de toda a temporada. O triatleta brasileiro foi o vice-líder da prova durante boa parte do percurso, com chances de conquistar uma das duas vagas para o Mundial de 2023 em Kona. Apenas no final, foi ultrapassado pelo suíco Jan Van Berkel, que cruzou a linha de chegada 40 segundos à sua frente. Mesmo assim, Toldi fez o melhor tempo da sua vida, com 07h54min.
“Esse último Ironman sem dúvida ficará marcado na minha vida! Não por ter feito meu melhor tempo, mas pelo fato de conseguir uma performance e um grau de sofrimento e concentração que nunca tinha atingido. Também me trouxe a confiança de que tenho condições de brigar de igual para igual com os melhores do mundo. Agora tenho a certeza que encontrei minha distância e nela vou colocar toda minha energia”, celebrou Fernando Toldi.
Campeão brasileiro de longa distância em 2021, Fernando Toldi formou uma equipe multidisciplinar para esta temporada, com a missão de fazer dos 3.860 metros de natação, 180.25 km de ciclismo e 42.2 km de corrida sua distância principal. Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o paulista tem o patrocínio da Rede D’Or.
O primeiro grande desafio do ano foi o Ironman Brasil, em Florianópolis, em 30 de maio. Num pódio totalmente verde e amarelo, Toldi cravou 7h59min39 e ficou com o bronze, ao lado do campeão Reinaldo Colucci e de Igor Amorelli, vice-campeão.
No final de agosto, Toldi voltou a romper a barreira das 8 horas no Ironman Kalmar, na Suécia. Numa prova muito disputada, suas 7h57min54 o colocaram no sexto colocado. O campeão foi o britânico Alistair Brownlee, com 7h38min47, seguido pelo belga Pieter Heemeryck, com 7h46min38 e o alemão Franz Loeschke, com 7h49min17.
“Estou progredindo a cada prova. Sem dúvida tenho muito a evoluir e isso me motiva ainda mais”, reforçou o triatleta.
Sobre o atleta
Fernando Toldi é bicampeão do Troféu Brasil de Triathlon (2016 e 2017 ) e vencedor de mais 10 etapas do Rio Triathlon, um dos principais circuitos de triathlon do País. Especialista em provas de longa distância, tem no currículo mais de 15 pódios em provas de IRONMAN 70.3, provas que integram o calendário do Circuito Mundial de Ironman.
O atleta é patrocinado pela Rede D’Or São Luiz, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal.