Resultado positivo foi impulsionado pelo fortalecimento de um portfólio completo de soluções focados nos mais diversos segmentos

CEO da Senior, Carlênio Castelo Branco

O ano de 2019 foi um período muito positivo para a Senior, umas das principais marcas brasileiras de solução para gestão empresarial. Com a meta desde 2018 de crescer 30 anos em 3, a empresa atingiu o crescimento de 29% em 2019, com uma receita de R$ 431 milhões.

Alguns pontos importantes contribuíram para a organização atingir esses números e se manter no caminho do crescimento planejado para 2020 e também para os próximos anos.

  Crescimento por linha de produto

O ERP, solução de gestão empresarial e o HCM, solução de gestão de RH, foram as linhas de produto que mais se destacaram em 2019. O ERP trouxe para a Senior um crescimento de 75% e uma representatividade de 34% no faturamento. O HCM cresceu 42% e registrou um aumento de 15% no faturamento da companhia.

A Gestão de Logística – WMS/TMS também teve um 2019 promissor, com um crescimento de 24%. Com novos projetos em clientes representativos, a área confirma a tendência de vendas nesta linha de produto.

A Performance Corporativa, que leva ao mercado mais competitividade, tecnologia de ponta e que contribui para alavancar o negócio, cresceu 45%.Essa linha teve o crescimento impulsionado principalmente pelas soluções de CRM, BI, BPM e o bot de atendimento Sara.

A linha de Cloud Computing também fechou o ano com saldo positivo, com um crescimento de 95% em relação a 2018. Essa linha faz parte da receita recorrente da organização, que atualmente representa 63,1%.

Novos negócios impulsionam crescimento da empresa

Seguindo a estratégia de crescimento em busca do faturamento de R$ 1 bilhão, a Senior fortaleceu importantes frentes em 2019. A companhia avançou na estratégia de crescer através de novos negócios, inovando e fortalecendo segmentos.

A aquisição da Mega, realizada em 2018, rendeu frutos positivos e contribuiu com o resultado.

A Senior iniciou o processo de integração da Mega em novembro do ano passado, consolidando ainda mais a empresa como uma marca versátil, capaz de oferecer soluções para os mais variados setores”, destaca o CEO da Senior, Carlênio Castelo Branco.


A aquisição da unidade de Logística TMS da Opentech, com sede em Joinville (SC) resultou na mudança da filial para um novo endereço e contribuiu para um crescimento de cerca de 30% para a unidade de negócios.

Outro investimento da Senior foi na Mindsight, de São Paulo (SP), uma startup HRtech de talent analytics. A solução será parte integrante do HCM para recrutamento e seleção, análise de dados e perfil comportamental.

Houve ainda a criação da primeira startup interna, a Colabbe. A iniciativa digital, conectada ao HCM para onboarding de colaboradores nas empresas já processou mais de 5 mil admissões.

Expectativas para 2020

Para 2020 a companhia prevê um faturamento de R$ 488 milhões, desconsiderando as investidas que devem ser realizadas ao longo do ano. Levando em conta apenas esse crescimento orgânico, a empresa deve registrar um aumento de 17% em relação a 2019.

A empresa também traça os primeiros passos da expansão internacional, que deve ser concretizada ao longo deste ano.

“Estamos planejando nossa expansão internacional com foco na América Latina, pensando especialmente na Colômbia e no México. Já está definido que a entrada em um desses países será por meio da compra de alguma empresa que tenha produto consolidado localmente. Essa alternativa é menos complexa por dispensar eventuais adaptações que soluções desenvolvidas no Brasil precisam sofrer para atender exigências fiscais locais”, explica Castelo Branco.

Além da internacionalização, a Senior segue mapeando oportunidades de novas aquisições no território brasileiro, com o intuito de expandir a atuação e rumo ao crescimento exponencial que planeja.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here