O belga Stoffel Vandoorne conquistou sua primeira vitória com a Mercedes-Benz EQ na Fórmula E com uma dobradinha na corrida final da sexta temporada disputada nesta quinta-feira (13) no Aeroporto de Tempelhof.

Com este resultado, o piloto terminou o Campeonato de Pilotos da ABB FIA Formula E em segundo lugar, atrás apenas do campeão por antecipação Antonio Félix da Costa, piloto português da DS Techeetah.

Largando na Julius Baer Pole Position, o belga se manteve durante quase toda a corrida na liderança, seguido pelo companheiro de equipe Nyck de Vries que terminou em segundo e conquistou seu primeiro pódio na categoria e ajudou a Mercedes a terminar o Campeonato de Equipes na terceira colocação, em sua temporada de estreia na Fórmula E.

”Foi um final de temporada como queríamos para a Mercedes, não acho que poderíamos ter sido melhores, e sim, ter ficado em segundo lugar do campeonato foi um bônus”.

Toda a equipe fez um trabalho incrível, mas hoje foi tudo muito perfeito”, disse Stoffel Vandoorne.

O suíço Sebastien Buemi da Nissan e.Dams completou o pódio em terceiro lugar, enquanto o ex-campeão Jean-Eric Vergne subiu 14 posições e terminou em sétimo na corrida, encerrando a temporada na terceira colocação na classificação geral do Campeonato de Pilotos.

Como foi a corrida

Vandoorne largou na Julius Baer Pole Position pela segunda vez em sua carreira na Fórmula E após uma sessão de treino classificatório bem equilibrada, onde os onze primeiros colocados ficaram separados por apenas um décimo de segundo, enquanto os líderes do campeonato começaram no final do grid.

Rene Rast, da Audi Sport ABT Schaeffler, tentou ultrapassar Buemi do lado de fora da primeira curva após a largada, mas não teve sucesso e acabou sendo ultrapassado por De Vries.

Após o pódio conquistado na prova anterior, o novo companheiro do brasileiro Lucas di Grassi na equipe alemã queria mostrar trabalho e justificar uma possível permanência para a próxima temporada.

Falando no piloto brasileiro, Di Grassi partiu para mais uma prova de recuperação e ganhou algumas posições nas primeiras voltas, saltando do 10º para o 6º lugar. Já Sérgio Sette Câmara (GEOX Dragon) e Felipe Massa (ROKiT Venturi Racing) chegaram a ficar nas posições intermediárias na primeira metade da corrida, mas foram perdendo rendimento e com isso, perderam várias posições.

Durante a primeira rodada estratégica do MODO ATAQUE, Buemi e De Vries trocaram de lugar atrás do líder da prova Vandoorne, enquanto na parte de trás o francês Jean-Eric Vergne rapidamente subiu de 21º para 11º.

Em sua última corrida pela Envision Virgin Racing após seis temporadas antes de assumir seu lugar na Panasonic Jaguar Racing, Sam Bird foi outro piloto que conseguiu fazer uma boa prova de recuperação e de 14º, terminou em quinto em sua despedida do time inglês.

Após ter vencido a prova realizada ontem, Oliver Rowland da Nissan e.Dams teve problemas no treino classificatório e largou em último lugar e, logo após a largada, teve sua corrida encerrada prematuramente a oito minutos do fim.

De Vries atacou Buemi nos minutos finais, e conseguiu assumir segunda posição e desta forma garantir a dobradinha da Mercedes Benz EQ em sua primeira vitória na categoria de carros elétricos, deixando uma boa impressão para a próxima temporada.

Felipe Massa terminou a prova em 16º e anunciou após o final da temporada que está deixando a ROKiT Venturi Racing. O brasileiro afirmou que anunciará seus planos futuros em breve, sem deixar claro se seguirá na categoria de carros elétricos ou não.

E assim terminou a sexta temporada da Fórmula E, lembrando que a partir do próximo ano, a categoria de carros elétricos poderá usar a chancela de Campeonato Mundial.

The drivers stand on the podium with celebrates with members of the teams in front of them

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here