A carioca de 37 anos, mãe de três filhos, Janaina Bemvindo, nascida em Irajá e criada na Vila da Penha, é a pura representação de força feminina nos dias atuais na cidade do Rio de Janeiro. Formada em Comunicação Social pela universidade Estácio de Sá, em 2007, capoeirista de berço, atuou como diretora de Comunicação da FCDERJ – Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro, de 2008 a 2010, e no departamento feminino de 2012 a 2014.

   No período de 2014 fundou com mais 12 mulheres capoeiristas a UFC (União Feminina de Capoeira), na qual liderou até 2016. Depois disso, Janaína se afastou da capoeira por um determinado tempo, mas sempre atenta e participativa aos debates das mulheres capoeiristas. Em 2019, idealizou o projeto ‘TEM MULHER NA RODA’, que promove debates sobre a realidade da mulher com diversos temas.

  Outro projeto criado também em 2019 é a ONG ACA (Casa de Bambas), que atua diretamente na comunidade da Cidade Alta, em Cordovil. A associação de Cultura e Artes Casas de Bambas leva educação através de atividades culturais, artísticas, esportivas e desenvolvimento sustentável à população em situação de vulnerabilidade social, principalmente por meio de ações com crianças e adolescentes que residem em áreas de risco. A ACA promove diversas atividades como aulas de capoeira, danças, percussão e confecção de instrumentos musicais.

  “Acredito que a cultura transforma e salva muitas vidas, ela deve andar sempre alinhada a atividades educacionais e a arte liberta. O esporte é uma ferramenta capaz de transformar a vida de crianças, adolescentes e adultos também”, comenta Janaína.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here