Doze cidades recebem as ações do Instituto Esporte & Educação, de Ana Moser, que somarão um total de 48 etapas de formação até o final do ano

Democratizar o acesso das crianças e jovens brasileiros ao esporte e à educação física de qualidade. Uma iniciativa que o Projeto Rede Escolas Ativas, desenvolvido pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), realiza em diferentes estados e cidades do País. Adaptado a nova realidade, on-line, em função da pandemia de Covid-19, o Escolas Ativas segue capacitando gestores, diretores, professores, lideranças comunitárias e agentes públicos envolvidos com as escolas das redes municipais de ensino.

Desde novembro de 2020 e até dezembro deste ano serão cerca de 900 profissionais formados, de 12 cidades brasileiras, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraná, Pernambuco e Alagoas. O Projeto tem como financiadores Itaú, Novelis, Bayer, Westrock e Ball, via Lei de Incentivo ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania.

O projeto Rede Escolas Ativas, uma ação integrada ao Projeto Formação Continuada de Professores das Redes Públicas, está sendo desenvolvido em formato de Ensino à Distância (EaD) desde o ano passado. E o IEE, que foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, já realizou 30 das 48 etapas de formação previstas até o final de 2021.

O projeto foi concluído nas cidades de Belfort Roxo (RJ), Santa Helena de Goiás (GO), Pindamonhangaba, Araçatuba, Paulínia e Porto Feliz (SP), Marechal Deodoro (AL) e Canguaretama (RN), já atingindo um total de 672 participantes capacitados. Nos seminários de encerramento, realizados no último módulo de formação, foram apresentados 87 projetos desenvolvidos pelas escolas nos diferentes locais, voltados para a educação integral e aprendizagem dos alunos.

Em agosto, serão iniciadas as ações formativas nas cidades de Jacareí e Itatiba (SP), Rolândia (PR) e Cabo de Santo Agostinho (PE), integrando ao projeto mais cerca de 200 professores, coordenadores e gestores de 70 escolas das redes municipais.

“Todas as ações formativas são desenvolvidas na modalidade EaD. Planejamos, sistematizamos e adaptamos todo o conteúdo de estudo e formação na plataforma Moodle/IEE, com o uso de ferramentas e mídias, com videoaulas, fóruns virtuais, atividades de checagem, gamificação, entre outras”, explica a presidente do IEE, Ana Moser.

Avaliação positiva e muitas atividades – Além das atividades remotas, os integrantes do projeto tiveram a oportunidade de participar de 61 webinários, realizados via Google Meet. Esses encontros virtuais contam com discussão e aprofundamento dos conteúdos estudados, mantendo sempre conexão com a realidade e os desafios encontrados pelos professores, principalmente neste momento de ensino remoto e/ou híbrido.

Os participantes que concluíram o projeto até agora avaliaram positivamente a experiência de capacitação e disseram ter encontrado no curso boas possibilidades de aplicação dos conteúdos estudados na prática pedagógica que desenvolvem diariamente. Nas diferentes cidades, elogios ao curso – dinâmico e criativo -, à linguagem clara e precisa, assim como a forma de enxergar o movimento, a interação dos alunos, a participação de todos os funcionários da escola e da comunidade, contribuindo para uma escola mais ativa.

Ao final da capacitação, as escolas recebem o Selo Escola Ativa, uma chancela do IEE que premia as instituições comprometidas com a qualificação da prática pedagógica e dos currículos, com a ampliação do acesso dos estudantes ao movimento, à educação física e ao esporte seguro e inclusivo.

O que dizem os participantes – “Esse curso nos convidou a refletir ‘ativamente’ sobre nossas práticas, bem como reacendeu um olhar diferenciado sobre a importância e benefícios da Educação Física como ‘força motriz’ no processo de educação integral na unidade escolar. Desafiador e revigorante. Amei!”, destacou a professora Denise Maria Sanches, de Porto Feliz (SP).

“Todo o curso foi muito legal, todos os módulos, valorizando o movimento para otimizar a aprendizagem e a escola para ser cada vez mais ativa. Tivemos dificuldades devido à pandemia e ao retorno às aulas, mas continuamos a estudar. Vamos dar continuidade ao projeto. Vamos unir a equipe do comitê para dar prosseguimento e continuar tornando as escolas cada vez mais ativas. Tudo isso a partir da experiência vivida no curso, que abriu nossa visão”, observou a professora Eliane Nóbrega, de Belford Roxo (RJ).

“Muito obrigada pela oportunidade desse curso. Aprendemos muito com as estratégias e obrigada pela disponibilidade e apoio que o IEE nos deu em toda a trajetória. Como foi importante nos tempos de pandemia colocar as famílias e a comunidade escola para ‘Se Movimentar’. Foram bem ricos esses momentos educativos, que abordam a educação como um todo, desde o brincar até o processo de construir o seu brinquedo e conhecimento”, afirmou a professora Edna Lopes da Silva, de Marechal Deodoro (AL).

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 50 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Dentre os parceiros do IEE, estão Itaú, Rede, Banco BV, Vale, Mastercard, NIKE, Novelis, Bayer, Aché, Isa CTEEP, Mercado Livre, Ultra, Anglo Gold Ashanti, Nescau, AES Brasil, Instituto Votorantim, Reservas Votorantim, Bank Of America, Verde Asset Management,  Trench Rossi e Watanabe Advogados, EDP Renováveis, Instituto EDP, CTG Brasil, Cyrela, WestRock, Pernambucanas, Comgas, Ball, Roche, Anhanguera, Bloomberg, Unimed, Track & Field, CS Brasil, ValGroup, AgriBrasil, Penha, Mentos, Portocred Financeira.

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