Uma grande festa do esporte reuniu os 50 triatletas mirins da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, nesta quarta-feira (28). Em clima de Olimpíadas, o projeto celebrou o primeiro ano de atividades com simulados de triathlon e duathlon e muita brincadeira. O evento contou com a presença do padrinho e idealizador da Escolinha, Juraci Moreira, um dos principais nomes da modalidade no Brasil.
Abrindo as festividades, Juraci Moreira buscou inspirar a criançada a praticar o triathlon, conversando sobre sua participação em três Olimpíadas e sobre os representantes brasileiros em Tóquio. Manoel Messias, como lembrou Juraci, cresceu num projeto social como o da Escolinha, na Praia do Futuro, em Fortaleza. Depois da conversa, o desafio. Os alunos mais velhos fizeram um simulado de triathlon, enquanto os mais novos partiram para um duathlon aquático. As turmas ainda se juntaram para uma corrida com o padrinho.
“Nós sempre marcamos o final da temporada em cada núcleo do projeto com um desafio para as crianças. A intenção é reunir todos os alunos e fazer com que eles vivenciem essa experiência de uma competição de triathlon, mas de uma forma lúdica, para celebrar o esporte. E também é uma oportunidade de eu estar mais presente, incentivando”, destacou Juraci Moreira, que entregou aos alunos o certificado Sou triatleta. “Foi um dia bem festivo, em Caucaia.”
A celebração também contou com muitas brincadeiras na piscina, sessão de fotos com o padrinho, lanches com esfihas, refrigerante e água de coco e até um concurso de desenho. Os cinco alunos que fizeram os melhores desenhos do brasão da Escolinha ganharam brindes especiais.
Evolução física e social
A Escolinha de Triathlon em Caucaia tem muitos motivos para celebrar. Em um ano, os alunos mostraram uma evolução física significativa, com desenvolvimento de força, resistência, agilidade, noção espacial, coordenação motora e concentração. Ainda mais importante foi a transformação social das crianças, principal foco do projeto.
“Respeito, disciplina, autocontrole, curiosidade, humanidade, responsabilidade, proatividade, coletividade, autoestima, motivação, equilíbrio emocional, criatividade, adaptabilidade, empatia, ética e reconhecimento interpessoal foram fatores melhorados a cada dia de aula”, enumerou a professora Leidy Serafim. “Sem sombra de dúvidas, eles levarão isso para suas vidas, independente de se tornarem atletas profissionais ou não. Esses são os verdadeiros valores que o Triathlon nos proporciona, e fico muito feliz em poder contribuir positivamente na evolução pessoal de cada um deles. Gratidão me resume!”
Escolinha alinhada com a Agenda 2030 da ONU
Assegurar às crianças e adolescentes uma educação de qualidade por meio do esporte, é uma das metas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O projeto está comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU.
Para o segundo ano do projeto, diversas ações serão implementadas para cumprir todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, entre eles a erradicação da pobreza, conquista da saúde e bem-estar, educação de qualidade para todos e igualdade de gêneros. A Escolinha já atinge alguns desses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.
A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.
Foto: Neto Silva