A Série E1 apresentou nesta segunda-feira (20), no Yacht Club de Mônaco, o primeiro modelo em tamanho real da lancha elétrica para a competição mundial

O RaceBird foi revelado com os cofundadores da E1 Series Alejandro Agag e Rodi Basso.

Eles se juntaram ao designer do barco Sophi Horne (fundador da SeaBird Technologies), Brunello Acampora (fundador e CEO da Victory Marine) e o presidente da União Internacional de Motonáutica, Raffaele Chiulli.

Apenas um ano após o lançamento da série, a revelação do modelo em escala real marca uma data importante para o campeonato.

A lancha elétrica RaceBird será colocada na água para início dos testes de protótipo no início do próximo ano.

”Vendo um barco de tamanho real assim pela primeira vez, é como se a série E1 estivesse ganhando vida. Revelamos os designs digitais antes do Dia Mundial dos Oceanos em junho no início deste ano”.

”Mas ver o modelo físico é um grande passo à frente em termos de nossa preparação. Mostramos aos fãs o que esperar quando começarmos a correr no início de 2023”, disse Alejandro Agag, cofundador e presidente da E1 Series.

Agag, que é um dos fundadores da ABB Formula E e da Extreme E, agradeceu o trabalho que a equipe da E1 fez para montar o barco tão rapidamente.

O dirigente espanhol agora fará uma gira mundial para viabilizar os locais das regatas.

”Também é uma notícia fantástica confirmar que correremos em Mônaco na primeira temporada da Série E1. Agradecemos o apoio do HSH Prince Albert II de Mônaco e do comitê de gestão do Yacht Club de Monaco, bem como da UIM por tornar isso possível”.

A Série E1 também está em conversações com várias cidades-sede candidatas ao redor do mundo.

Será feito agora um estudo de viabilidade, que foi programado para começar em breve nas principais cidades europeias, incluindo Roterdã, na Holanda, e vários locais na Hungria.

Na Holanda, inclusive, as provas podem entrar no festival anual World Port Days.

Para encerrar as atividades da noite, o órgão governamental mundial para powerboating anunciou que o Príncipe Albert II de Mônaco se tornará Presidente Honorário da Union Internationale Motonautique (UIM).

”Tem trabalho árduo acontecendo nos bastidores, não apenas com o desenvolvimento do RaceBird, mas também no crescimento da equipe e na identificação de potenciais locais anfitriões, parceiros, equipes e pilotos”, explicou o italiano Rodi Basso, co-fundador e CEO da E1 Series.

”Queremos adicionar mais corridas nos próximos meses e ter conversas ativas com mais de 70 cidades ao redor do mundo, com progresso positivo sendo feito em Roterdã e Hungria, onde os estudos de viabilidade começarão em breve”.

The UIM E1 World Electric Powerboat Series electric RaceBird powerboat ‘RB 01’ (Photo by Lloyd Images)

Números da E1:

  • Velocidade máxima de 50 nós (93 km / h)
  • 10 locais de corrida global
  • 12 equipes
  • 150 kW de potência de pico de saída
  • Formato de corrida estilo Knockout
  •  Bateria de 35 kWh de Kreisel
  • Corridas curtas perto da costa – Tecnologia Hydrofoil

Parcerias

No início deste ano, o Fundo de Investimento Público (PIF) entrou como investidor na Série E1.

A parceria com o PIF representa um passo significativo no desenvolvimento a longo prazo da série e fornece uma base sólida para acelerar o desenvolvimento da tecnologia RaceBird.

Juntamente com a apresentação do barco RaceBird em Mônaco, a E1 Series também anunciou parcerias emocionantes com a Mercury Racing como fornecedor de Propulsão e Hélice, Simrad como oficial de Eletrônica Marítima e C-MAP como parceiro de Cartografia da Série UIM E1 World Electric Powerboat.

A Mercury Racing trabalhará em conjunto com a SeaBird Technologies e a Victory Marine para apoiar o desenvolvimento do motor de popa para o RaceBird.

A Navico está vindo a bordo como um parceiro para fornecer navegação especializada e eletrônica marítima para os RaceBirds e embarcações de apoio em eventos de corrida, integrando a mais recente tecnologia da Simrad nos cockpits e na cartografia digital C-MAP e tecnologia de mapeamento para equipes e gerenciamento de corrida.

Mais detalhes

Nos próximos meses, os engenheiros do RaceBird se concentrarão na integração dos sistemas de bateria e controles e em como eles funcionam em conjunto com o trem de força.

Depois disso, os engenheiros irão incorporar a arquitetura de propulsão à plataforma pronta para atingir a água.

Além de fornecer uma atualização sobre o roteiro técnico para a lancha RaceBird, também foi confirmado durante o evento de hoje que Mônaco sediará uma corrida na temporada inaugural da Série E1, que está programada para começar no início de 2023.

Os organizadores da Série E1 estão discutindo com as autoridades competentes em Mônaco para finalizar o layout do percurso, com os pilotos prontos para correr usando um circuito que combina seções dentro do Porto Hercule e fora das paredes do porto ao longo da costa do Mediterrâneo.

Texto e divulgação: Flávio Perez

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