O campeão pan-americano Bruno Lobo está classificado para a fase final do Mundial de Formula Kite 2021, competição disputada em Torre Grande (Oristano), na Itália. O atleta de São Luís (MA), que faz campanha olímpica para Paris 2024, entrou com a 17ª posição e as provas decisivas ocorrem neste sábado (16), a partir de 6h (Horário de Brasília). A página da CBVela no Facebook fará a transmissão das regatas em parceria com a IKA – International Kiteboarding Association – https://www.facebook.com/cbvela
Bruno Lobo manteve boa média durante toda a competição no Mar Mediterrâneo, que teve início na quarta-feira (13) para todas as categorias. O velejador levará para a fase semifinal 17 pontos e se entrar entre os 18 carimba vaga na finalíssima do domingo (17) com 42 pontos. Foram realizadas 10 regatas na fase inicial com o descarte de dois piores resultados por atleta.
Os franceses Axel Mazella e Theo de Ramecourt terminaram a fase de classificação dividindo a liderança do Mundial de Kite 2021 com apenas 9 pontos perdidos. A competição no masculino conta com 89 atletas.
”São vários atletas do mundo todo, um campeonato de alto-nível, sendo o primeiro do novo ciclo olímpico. É uma marca inicial para ver o que precisamos corrigir para os próximos. Estou evoluindo a cada prova, tomando as melhores decisões”, explicou Bruno Lobo. Outro brasileiro na disputa, Claudio Cruz, terminou a fase de classificação na 78ª colocação.
Resultados oficiais do masculino
https://www.formulakite.org/sailwave/liveresults_men.htm
Já a maranhense Socorro Reis foi penalizada e perdeu 20% dos pontos das primeiras regatas e caiu para a 37ª posição, perdendo a chance de entrar na flotilha ouro. A velejadora de 37 anos segue na competição podendo ganhar o campeonato de máster. As regatas do feminino contaram com 49 atletas e a liderança é da norte-americana Daniela Moroz.
Resultados oficiais do feminino
https://www.formulakite.org/sailwave/liveresults_women.htm
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Tem o Bradesco como patrocinador oficial, e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.