ratamento está mais próximo da população brasileira com movimentação de marcas que têm produção local e são clinicamente confiáveis

Conectar um consumidor com a solução que ele busca. Esse tem sido o segredo do sucesso de muitas startups nas mais variadas áreas. Mobilidade, alimentação, varejo, contabilidade e os serviços mais diversos estão hoje a um clique graças ao robusto investimento em inovação e inteligência de dados. Mas quem diria que, ao pensar em corrigir o sorriso, seria possível buscar o profissional em um aplicativo de celular? Essa é a inovação que as startups também estão trazendo para o universo da odontologia no Brasil. 

De acordo com artigo publicado na revista Scientific American em abril de 2020, os distúrbios ortodônticos já chegaram a níveis epidemiológicos. O estudo revela que nove em cada dez pessoas têm dentes que estão pelo menos ligeiramente desalinhados ou mal ocluídos, e três quartos da população têm dentes do siso que não possuem espaço suficiente para emergir adequadamente. Nesse cenário, as startups chegam com o intuito de facilitar o acesso aos tratamentos justamente numa área que vem registrando um crescimento exponencial durante a pandemia: os alinhadores transparentes, que são opções para os tradicionais aparelhos fixos e seus “bráquetes”. 

Tratamento odontológico aliado da tecnologia

A digitalização na ortodontia tem revolucionado a forma, a velocidade e a praticidade com que os pacientes podem transformar o sorriso. O tratamento com alinhadores foca no bem-estar do paciente desde a primeira consulta, com a possibilidade de realizar um escaneamento digital 3D da arcada dentária, que simula suas movimentações, tempo de tratamento e o valor do pacote completo. Além disso, com os alinhadores, o paciente permanece no consultório do dentista por períodos menores.

Com mais agilidade, o tratamento pode ser feito com mais flexibilidade. “O paciente se beneficia de diversas formas. Primeiro ele tem a experiência inovadora de fazer uma videoconferência com um profissional para obter informações preliminares sobre possível tratamento com alinhadores transparentes. Então, o paciente escolhe um dentista parceiro com o qual realizará o tratamento e segue com as etapas de escaneamento 3D dos dentes e gengivas. Dessa forma, o paciente é o centro de tudo: tecnologia, praticidade, proximidade e o mais importante, a confiança clínica de ser tratado por um profissional experiente que utiliza um produto clínica e cientificamente comprovado com os mais altos padrões de qualidade do mercado” explica Marcos Boysen, CEO da Smilink. 

Com uma ferramenta própria, que conecta o profissional da odontologia ao paciente, a startup já conta com clínicas parceiras em mais de 14 cidades e um histórico de mais de 4 mil pacientes tratados. “Vemos que grande parte das inovações e melhorias nesse processo estão ligadas diretamente ao que o paciente nos traz e ao que ele espera do produto e do serviço”, ressalta o COO da empresa, Pablo Inones.

Mercado aquecido

Em agosto, a Neodent, que faz parte do Grupo Straumann, líder em soluções odontológicas, anunciou a aquisição da Smilink no Brasil. Fundada em 2018, a startup de alinhadores transparentes opera por meio de dentistas parceiros e conta, ao mesmo tempo, com uma estratégia de comunicação direcionada ao consumidor de saúde. “Assim como outras gigantes, que encontraram no modelo de negócio que liga consumidor e profissional o segredo do sucesso, a principal ferramenta da empresa é a inteligência de dados, com um formato que possibilita que pacientes e dentistas parceiros se encontrem”, explica o vice-presidente da Unidade de Negócios Ortodônticos do Grupo Straumann América Latina, Pablo Prado.

Para manter o crescimento  em um mercado tão dinâmico, pesquisa e inovação devem fazer parte do planejamento. “Nossa promessa de qualidade é sempre a prioridade. Além de um time especializado para a pesquisa e desenvolvimento contínuo das nossas soluções, criamos um Comitê Odontológico com especialistas clínicos que apoiará a avaliação e o contínuo desenvolvimento dos padrões e processos clínicos da empresa”, ressalta Prado.

A nova marca reforça a estratégia do grupo na ortodontia, com foco no crescimento da odontologia estética aliada à funcional no Brasil. “Desde que lançamos a ClearCorrect no Brasil, há dois anos, a demanda por alinhadores transparentes só aumentou. Além disso, nos baseamos nos ótimos resultados que o Grupo Straumann conquistou com a aquisição da Dr. Smile na Europa, empresa com a mesma atuação da Smilink, com a finalidade de apoiar nossos parceiros, profissionais da odontologia, no tratamento dos seus pacientes”, conclui o CEO da Neodent, Matthias Schupp.

Grupo Straumann

O Group Straumann (SIX: STMN) é líder global em soluções odontológicas e de substituição de dentes que restauram sorrisos e confiança de pacientes ao redor do mundo. O Grupo une marcas internacionais que representam excelência, inovação e qualidade em odontologia substitutiva, corretiva e digital, incluindo Straumann®, Neodent®, Medentika, ClearCorrect®, Dental Wings, Yller®, Smilink® e outras empresas e parceiros de forma integral e parcial. Em colaboração com as principais clínicas, institutos e universidades, o Grupo pesquisa, desenvolve, fabrica e fornece implantes dentários, instrumentos, próteses CADCAM, biomateriais e soluções digitais para uso na substituição e restauração de dentes ou para prevenir a perda de dentes. Com sede em Basel, na Suíça, o Grupo tem atualmente mais de 6 mil colaboradores em todo o mundo e seus produtos, soluções e serviços estão disponíveis em mais de 100 países por meio de uma ampla rede de subsidiárias e parceiros de distribuição.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here