Copenhague, Dinamarca – Para aumentar a capacidade de produção global de metanol verde, A.P. Moller – Maersk (Maersk) firma parcerias estratégicas com seis empresas líderes com a intenção de fornecer pelo menos 730.000 toneladas/ano até o final de 2025 (veja a tabela abaixo).

As seis empresas são CIMC ENRIC, European Energy, Green Technology Bank, Orsted, Proman e WasteFuel.

Com essa capacidade de produção, até o final de 2025, no máximo, a Maersk alcançará muito além do metanol verde necessário para os primeiros 12 navios de contêineres verdes atualmente em ordem.

Para a transição para a descarbonização, precisamos de uma aceleração significativa e oportuna na produção de combustíveis verdes. O metanol verde é a única solução disponível e pronta para o mercado hoje para o transporte. A produção deve ser aumentada através da colaboração em todo o ecossistema e em todo o mundo. É por isso que essas parcerias marcam um marco importante para a transição para a energia verde em andamento.Henriette Hallberg ThygesenCEO da Fleet & Strategic Brands, A.P. Moller – Maersk

Uma vez totalmente desenvolvidos esses projetos de bio e e-metanol permitirão que a Maersk obtém metanol verde em escala em várias regiões ao redor do globo (veja a tabela de decomposição abaixo).

Colaboração e investimentos em projetos inovadores são as formas mais importantes de alcançar uma cadeia líquida de valor de combustível zero. A Maersk continuará trabalhando com um amplo grupo de empresas líderes nesses e outros projetos para acelerar a transição urgente para a energia verde.

Tabela de Estimativa da Capacidade de Produção

Parceiros EstratégicosTipo de combustívelCapacidade de Produção em 2024 (fim de ano) – toneladas/anoCapacidade de Produção em 2025 (fim de ano) – toneladas/anoCapacidade de produção adicionada após 2025 – toneladas/anoGeografia
CIMC ENRICbio-metanol50,000200,000China
Energia Europeiae-metanol2-300,000América do Norte e do Sul
GTBbio-metanol50,000300,000China
Orstede-metanol300,000América do Norte
Promanbio & e-metanol100,000América do Norte
ResíduosFuelbio-methano30,000América do Sul
Total130,0006-700,000500,000
A.P. Moller – Maersk acelera a descarbonização da frota com 12 grandes oceanos – indo embarcações para operar com metanol verde a partir de 2024

Parceiros de fornecimento de metanol verde da Maersk

CIMC ENRIC, uma subsidiária da CIMC (China)

O CIMC é um grande conglomerado industrial que é parceiro da Maersk há mais de duas décadas. Sua divisão de energia – CIMC ENRIC – é uma fabricante líder mundial de fornecedores de equipamentos e serviços-chave de engenharia e soluções de sistemas para as indústrias de energia limpa, química e de alimentos líquidos.

A CIMC ENRIC desenvolverá projetos de bio-metanol para a Maersk na China. O projeto de fase um terá capacidade para produzir 50 mil toneladas/ano de metanol verde, a partir de 2024. A segunda fase do projeto terá capacidade de produção de 200 mil toneladas/ano com data de início a ser determinada. A matéria-prima para o bio-metanol serão resíduos agrícolas. A Maersk pretende descarregar todo o volume produzido.

O CIMC e a Maersk gozam de estreita cooperação nas últimas duas décadas. Estamos felizes que as duas partes identificaram outra área de colaboração. Como um fabricante inteligente líder no setor de energia limpa, o CIMC ENRIC tem rica experiência e tecnologia avançada em vigor. Estamos sempre comprometidos em tornar a energia mais limpa, o meio ambiente mais sustentável e a criar uma vida melhor. Nossa parceria em empreendimento de metanol verde não só apoiará a jornada da Maersk em direção ao seu objetivo líquido zero, mas também contribuirá conjuntamente para um futuro mais verde e sustentável para a indústria naval.Sr. Leo YangDiretor Executivo e Gerente Geral do CIMC ENRIC

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Energia Europeia (Dinamarca)

A European Energy é uma empresa global de energia renovável e desenvolvedora de projetos (eólica, solar e energia para X). Desenvolve, constrói e opera projetos de eletricidade renovável globalmente com um gasoduto composto por 20 GW de capacidade de energia renovável.

Como parceira, a European Energy produzirá e-metanol para o primeiro navio alimentador verde da Maersk, que deverá estar na água até 2023. Eles também desenvolverão projetos de e-metanol na América Latina e nos Estados Unidos que terão capacidade para produzir até 200-300.000 toneladas anualmente de e-metanol a partir de 2025/2026. A Maersk pretende descarregar todo o volume produzido em contratos de longo prazo para ajudar seus clientes a realizar suas próprias metas ambiciosas de emissão.

Temos o prazer de fortalecer nosso já forte relacionamento com a Maersk com esta parceria de vários anos, onde a meta anual é entregar até 300.000 toneladas de e-metanol. A indústria naval é uma parte vital nos esforços globais para conter as emissões de carbono, e juntamente com a Maersk estamos agora liderando essa transição crucial para a execução de navios 100% em energia renovável.Knud Erik AndersenCo-fundador e CEO da European Energy

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Green Technology Bank (China)

O Green Technology Bank (GTB) foi criado em 2016 pelo governo chinês com a tarefa prioritária de cumprir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é fortalecer a integração da tecnologia e das finanças, acelerar a transformação e a industrialização das conquistas tecnológicas, impulsionar a realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável de 2030 e explorar um modelo de desenvolvimento verde.

A GTB facilitará o desenvolvimento de projetos de bio-metanol na China, juntamente com desenvolvedores de projetos a serem identificados. O primeiro projeto está previsto para produzir 50.000 toneladas/ano a partir de 2024, e o segundo projeto está previsto para ter capacidade para produzir 300.000 toneladas/ano em uma data de início a ser determinada.

Temos o prazer de apoiar a busca da Maersk por energia verde para alcançar o desenvolvimento sustentável. Colaboraremos com nossos parceiros, integraremos recursos técnicos e financeiros para estabelecer instalações na China para produzir metanol verde para a Maersk. Acreditamos que isso também contribuirá para reduzir a dependência da China nas importações de energia, como petróleo e gás natural liquefeito (GNL). O metanol verde produzido dependerá inteiramente dos recursos disponíveis na China.Junhao ZhuPresidente da GTB

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Orsted (Dinamarca)

A Orsted é uma empresa global de energia renovável com atividades dentro de eólica onshore, solar-pv, Power-to-X e eólica offshore, onde a empresa é a líder mundial. A Orsted tem uma ambição estratégica de instalar 50 gigawatts de capacidade de energia renovável até 2030. A empresa é a única empresa de energia do mundo com uma meta de emissões líquidas zero baseada em ciência, validada pela iniciativa Science Based Targets (SBTi).

A Orsted pretende se tornar uma líder global dentro do Power-to-X e atualmente tem um pipeline de desenvolvimento de 11 projetos em vários setores difíceis de diminuir. Em parceria com a Maersk na ambiciosa jornada de descarbonização da empresa, a Orsted desenvolverá um projeto de e-metanol nos EUA que terá capacidade para produzir 300.000 toneladas/ano a partir de 2025. A Maersk pretende descarregar todo o volume produzido.

A indústria marítima enfrenta um desafio de galinha e ovo, onde a oferta e a demanda de combustíveis verdes terão que evoluir paralelamente para garantir rapidamente um desenvolvimento sustentável de combustíveis de emissão zero. A Orsted está muito satisfeita em fazer parceria com a A.P. Moller – Maersk para enfrentar este desafio, escalando a produção de combustível verde em conjunto com um líder da indústria no setor marítimo.Martin NeubertVice-CEO e Diretor Comercial da Orsted

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Proman (Suíça)

A Proman é uma empresa integrada de energia e a segunda maior produtora de metanol do mundo. Com sede na Suíça, com ativos nos Estados Unidos, Trinidad e Omã, e expansão contínua no México e Canadá, a Proman é líder global em metanol, fertilizantes e outros produtos como melamina. A empresa está comprometida em desenvolver metanol e amônia sustentáveis como alternativas mais limpas aos combustíveis fósseis, oferecendo um caminho para reduzir drasticamente as emissões na geração de energia, transporte terrestre, transporte marítimo e indústria.

A Proman pretende fornecer à Maersk 100.000 – 150.000 toneladas/ano de metanol verde de sua instalação de desenvolvimento na América do Norte. O projeto será construído pela Proman com início de operação em 2025, produzindo bioetanol a partir de resíduos florestais não recicláveis e resíduos sólidos municipais.

O compromisso da Maersk com o metanol verde está totalmente alinhado com a crença de Proman de que o metanol deve ser uma parte fundamental da transição energética. Estamos entusiasmados em trazer nossa profunda experiência da indústria para ajudar a cumprir as ambições ousadas da Maersk, destacando a viabilidade do metanol como combustível marinho e trabalhando juntos para fornecer metanol verde e transporte limpo em escala global.David CassidyChefe executivo da Proman

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WasteFuel (EUA)

A WasteFuel é uma start-up com sede na Califórnia que aborda a emergência climática, transformando resíduos não recuperados em combustíveis sustentáveis usando tecnologias comprovadas. A WasteFuel estabeleceu parcerias estratégicas com empresas globais líderes e provedores de tecnologia para desenvolver projetos biorrefinais e garantir que os aspectos ambientais e comerciais de cada projeto e indústria sejam atendidos de forma segura, eficiente e econômica. A Maersk Growth investiu na empresa em 2021.

A WasteFuel está desenvolvendo um projeto de bio metanol na América do Sul que produzirá mais de 30 mil toneladas por ano a partir de 2024. A Maersk pretende descarregar todo o volume produzido.

A ordem da Maersk de 12 navios – cada um com uma capacidade de 16.000 contêineres – que pode ser alimentado com metanol verde é um ato sem precedentes de liderança na resposta corporativa à emergência climática. Esses navios precisam de combustível e a WasteFuel está pronta para fornecê-lo, aumentando constantemente o volume nos anos seguintes.Trevor NeilsonCo-fundador, presidente e CEO da WasteFuel

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