Copenhague, Dinamarca – Para aumentar a capacidade de produção global de metanol verde, A.P. Moller – Maersk (Maersk) firma parcerias estratégicas com seis empresas líderes com a intenção de fornecer pelo menos 730.000 toneladas/ano até o final de 2025 (veja a tabela abaixo).
As seis empresas são CIMC ENRIC, European Energy, Green Technology Bank, Orsted, Proman e WasteFuel.
Com essa capacidade de produção, até o final de 2025, no máximo, a Maersk alcançará muito além do metanol verde necessário para os primeiros 12 navios de contêineres verdes atualmente em ordem.
Para a transição para a descarbonização, precisamos de uma aceleração significativa e oportuna na produção de combustíveis verdes. O metanol verde é a única solução disponível e pronta para o mercado hoje para o transporte. A produção deve ser aumentada através da colaboração em todo o ecossistema e em todo o mundo. É por isso que essas parcerias marcam um marco importante para a transição para a energia verde em andamento.Henriette Hallberg ThygesenCEO da Fleet & Strategic Brands, A.P. Moller – Maersk
Uma vez totalmente desenvolvidos esses projetos de bio e e-metanol permitirão que a Maersk obtém metanol verde em escala em várias regiões ao redor do globo (veja a tabela de decomposição abaixo).
Colaboração e investimentos em projetos inovadores são as formas mais importantes de alcançar uma cadeia líquida de valor de combustível zero. A Maersk continuará trabalhando com um amplo grupo de empresas líderes nesses e outros projetos para acelerar a transição urgente para a energia verde.
Tabela de Estimativa da Capacidade de Produção
Parceiros Estratégicos | Tipo de combustível | Capacidade de Produção em 2024 (fim de ano) – toneladas/ano | Capacidade de Produção em 2025 (fim de ano) – toneladas/ano | Capacidade de produção adicionada após 2025 – toneladas/ano | Geografia |
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CIMC ENRIC | bio-metanol | 50,000 | 200,000 | China | |
Energia Europeia | e-metanol | 2-300,000 | América do Norte e do Sul | ||
GTB | bio-metanol | 50,000 | 300,000 | China | |
Orsted | e-metanol | 300,000 | América do Norte | ||
Proman | bio & e-metanol | 100,000 | América do Norte | ||
ResíduosFuel | bio-methano | 30,000 | América do Sul | ||
Total | 130,000 | 6-700,000 | 500,000 |
Parceiros de fornecimento de metanol verde da Maersk
CIMC ENRIC, uma subsidiária da CIMC (China)
O CIMC é um grande conglomerado industrial que é parceiro da Maersk há mais de duas décadas. Sua divisão de energia – CIMC ENRIC – é uma fabricante líder mundial de fornecedores de equipamentos e serviços-chave de engenharia e soluções de sistemas para as indústrias de energia limpa, química e de alimentos líquidos.
A CIMC ENRIC desenvolverá projetos de bio-metanol para a Maersk na China. O projeto de fase um terá capacidade para produzir 50 mil toneladas/ano de metanol verde, a partir de 2024. A segunda fase do projeto terá capacidade de produção de 200 mil toneladas/ano com data de início a ser determinada. A matéria-prima para o bio-metanol serão resíduos agrícolas. A Maersk pretende descarregar todo o volume produzido.
O CIMC e a Maersk gozam de estreita cooperação nas últimas duas décadas. Estamos felizes que as duas partes identificaram outra área de colaboração. Como um fabricante inteligente líder no setor de energia limpa, o CIMC ENRIC tem rica experiência e tecnologia avançada em vigor. Estamos sempre comprometidos em tornar a energia mais limpa, o meio ambiente mais sustentável e a criar uma vida melhor. Nossa parceria em empreendimento de metanol verde não só apoiará a jornada da Maersk em direção ao seu objetivo líquido zero, mas também contribuirá conjuntamente para um futuro mais verde e sustentável para a indústria naval.Sr. Leo YangDiretor Executivo e Gerente Geral do CIMC ENRIC
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Energia Europeia (Dinamarca)
A European Energy é uma empresa global de energia renovável e desenvolvedora de projetos (eólica, solar e energia para X). Desenvolve, constrói e opera projetos de eletricidade renovável globalmente com um gasoduto composto por 20 GW de capacidade de energia renovável.
Como parceira, a European Energy produzirá e-metanol para o primeiro navio alimentador verde da Maersk, que deverá estar na água até 2023. Eles também desenvolverão projetos de e-metanol na América Latina e nos Estados Unidos que terão capacidade para produzir até 200-300.000 toneladas anualmente de e-metanol a partir de 2025/2026. A Maersk pretende descarregar todo o volume produzido em contratos de longo prazo para ajudar seus clientes a realizar suas próprias metas ambiciosas de emissão.
Temos o prazer de fortalecer nosso já forte relacionamento com a Maersk com esta parceria de vários anos, onde a meta anual é entregar até 300.000 toneladas de e-metanol. A indústria naval é uma parte vital nos esforços globais para conter as emissões de carbono, e juntamente com a Maersk estamos agora liderando essa transição crucial para a execução de navios 100% em energia renovável.Knud Erik AndersenCo-fundador e CEO da European Energy
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Green Technology Bank (China)
O Green Technology Bank (GTB) foi criado em 2016 pelo governo chinês com a tarefa prioritária de cumprir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é fortalecer a integração da tecnologia e das finanças, acelerar a transformação e a industrialização das conquistas tecnológicas, impulsionar a realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável de 2030 e explorar um modelo de desenvolvimento verde.
A GTB facilitará o desenvolvimento de projetos de bio-metanol na China, juntamente com desenvolvedores de projetos a serem identificados. O primeiro projeto está previsto para produzir 50.000 toneladas/ano a partir de 2024, e o segundo projeto está previsto para ter capacidade para produzir 300.000 toneladas/ano em uma data de início a ser determinada.
Temos o prazer de apoiar a busca da Maersk por energia verde para alcançar o desenvolvimento sustentável. Colaboraremos com nossos parceiros, integraremos recursos técnicos e financeiros para estabelecer instalações na China para produzir metanol verde para a Maersk. Acreditamos que isso também contribuirá para reduzir a dependência da China nas importações de energia, como petróleo e gás natural liquefeito (GNL). O metanol verde produzido dependerá inteiramente dos recursos disponíveis na China.Junhao ZhuPresidente da GTB
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Orsted (Dinamarca)
A Orsted é uma empresa global de energia renovável com atividades dentro de eólica onshore, solar-pv, Power-to-X e eólica offshore, onde a empresa é a líder mundial. A Orsted tem uma ambição estratégica de instalar 50 gigawatts de capacidade de energia renovável até 2030. A empresa é a única empresa de energia do mundo com uma meta de emissões líquidas zero baseada em ciência, validada pela iniciativa Science Based Targets (SBTi).
A Orsted pretende se tornar uma líder global dentro do Power-to-X e atualmente tem um pipeline de desenvolvimento de 11 projetos em vários setores difíceis de diminuir. Em parceria com a Maersk na ambiciosa jornada de descarbonização da empresa, a Orsted desenvolverá um projeto de e-metanol nos EUA que terá capacidade para produzir 300.000 toneladas/ano a partir de 2025. A Maersk pretende descarregar todo o volume produzido.
A indústria marítima enfrenta um desafio de galinha e ovo, onde a oferta e a demanda de combustíveis verdes terão que evoluir paralelamente para garantir rapidamente um desenvolvimento sustentável de combustíveis de emissão zero. A Orsted está muito satisfeita em fazer parceria com a A.P. Moller – Maersk para enfrentar este desafio, escalando a produção de combustível verde em conjunto com um líder da indústria no setor marítimo.Martin NeubertVice-CEO e Diretor Comercial da Orsted
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Proman (Suíça)
A Proman é uma empresa integrada de energia e a segunda maior produtora de metanol do mundo. Com sede na Suíça, com ativos nos Estados Unidos, Trinidad e Omã, e expansão contínua no México e Canadá, a Proman é líder global em metanol, fertilizantes e outros produtos como melamina. A empresa está comprometida em desenvolver metanol e amônia sustentáveis como alternativas mais limpas aos combustíveis fósseis, oferecendo um caminho para reduzir drasticamente as emissões na geração de energia, transporte terrestre, transporte marítimo e indústria.
A Proman pretende fornecer à Maersk 100.000 – 150.000 toneladas/ano de metanol verde de sua instalação de desenvolvimento na América do Norte. O projeto será construído pela Proman com início de operação em 2025, produzindo bioetanol a partir de resíduos florestais não recicláveis e resíduos sólidos municipais.
O compromisso da Maersk com o metanol verde está totalmente alinhado com a crença de Proman de que o metanol deve ser uma parte fundamental da transição energética. Estamos entusiasmados em trazer nossa profunda experiência da indústria para ajudar a cumprir as ambições ousadas da Maersk, destacando a viabilidade do metanol como combustível marinho e trabalhando juntos para fornecer metanol verde e transporte limpo em escala global.David CassidyChefe executivo da Proman
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WasteFuel (EUA)
A WasteFuel é uma start-up com sede na Califórnia que aborda a emergência climática, transformando resíduos não recuperados em combustíveis sustentáveis usando tecnologias comprovadas. A WasteFuel estabeleceu parcerias estratégicas com empresas globais líderes e provedores de tecnologia para desenvolver projetos biorrefinais e garantir que os aspectos ambientais e comerciais de cada projeto e indústria sejam atendidos de forma segura, eficiente e econômica. A Maersk Growth investiu na empresa em 2021.
A WasteFuel está desenvolvendo um projeto de bio metanol na América do Sul que produzirá mais de 30 mil toneladas por ano a partir de 2024. A Maersk pretende descarregar todo o volume produzido.
A ordem da Maersk de 12 navios – cada um com uma capacidade de 16.000 contêineres – que pode ser alimentado com metanol verde é um ato sem precedentes de liderança na resposta corporativa à emergência climática. Esses navios precisam de combustível e a WasteFuel está pronta para fornecê-lo, aumentando constantemente o volume nos anos seguintes.Trevor NeilsonCo-fundador, presidente e CEO da WasteFuel