Mural histórico do porto antecipa futura inauguração do Museu dos Portos e Praça Almirante Tamandaré.

Na última semana, ocorreu a entrega de 17 painéis ao município de Itajaí, sendo (14 painéis na dimensão de 4 x 2,20, 02 painéis de 2×2,20 e 1 de 5 x 10,50), contendo fotos que retratam a história do Porto de Itajaí, desde os períodos mais antigos como o ano de 1880, ainda duas fotos destacando plantas originais datadas de 1896 e 1908, e posteriormente, fotos retratando as décadas a frente que vão de 1910 até a mais recente, de 2020), levantadas por meio do acervo histórico do município, Prefeitura e Superintendência do Porto de Itajaí. O painel histórico, tem em seu conjunto, o objetivo de ressaltar a evolução do Porto de Itajaí juntamente com o crescimento da cidade.

Paralelo a entrega dos painéis, ocorrerá em breve, a inauguração do primeiro Museu dos Portos do Brasil, que irá abrir suas portas ao público nas dependências internas da popular Casa da Inspetoria, prédio da antiga sede da Fiscalização do Porto de Itajaí, na Avenida Prefeito Paulo Bauer, localizada no centro de Itajaí. O projeto é inédito no Brasil, e encontra-se com vista para os portos de Itajaí e Navegantes. Ainda junto a entrega do Museu, ocorrerá a inauguração da Praça Almirante Tamandaré.

Para o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, esta ação é mais um marco para o município, demonstrando o comprometimento social e educativo com a sociedade Itajaiense, e, a constante busca pelo desenvolvimento, aprimoramento de uma cidade, que visa o crescimento, mas que acima de tudo, valoriza e expõe ao público o resgate da história e trajetória do porto de Itajaí:

“É uma honra fazer parte de mais um avanço para o nosso munícipio, no qual, é fruto de um trabalho realizado em equipe com outros órgãos locais, que assim como nós, visam o constante desenvolvimento de Itajaí. Todos os avanços realizados no município, tornaram-se reflexo da economia local, e da responsabilidade em aplicar investimentos essenciais. A entrega destes painéis, simbolizam a evolução do nosso Porto, compostas por imagens históricas, que retrataram os grandes e necessários avanços ocorridos durante estes 27 anos em que o Porto se mantém municipalizado, através de uma gestão pública e municipal. Recentemente, Itajaí entrou no ranking de 27ª melhor cidade do Brasil, por meio de diversas obras de infraestrutura e mobilidade, ações de promoção do bem-estar social da população, geração de negócios, renda e empregos, atração de novas empresas e investimentos, evidenciando um futuro promissor para Itajaí”, comenta Volnei.

Antigo Prédio da Fiscalização dos Portos

Construído em meados de 1930, o antigo prédio da fiscalização dos Portos, na época utilizado como escritório e depósito dos materiais usados nas obras de ampliação do porto de Itajaí, é considerado um patrimônio histórico.

O prédio possui estilo e elementos da arquitetura neoclássica, edificada com tijolos e telhas tipo francesa, com cores suaves em sua composição. Destaca-se através dos arcos plenos das aberturas e desenhos impressos no reboco, no qual, foi inspirado nas caraterísticas do renascimento florentino.

As edificações tombadas no município de Itajaí, retratam o grande desenvolvimento no final do século XIX, assim como as primeiras décadas do século XX. Os edifícios são ecléticos e simbolizam o progresso do município, implementados pela atividade portuária, sendo a principal atividade econômica de Itajaí.

Em 2015, a Prefeitura de Itajaí juntamente com a Superintendência do Porto, entregaram as obras de restauração do prédio, reinaugurando a sede do antigo prédio da fiscalização como inspetoria. Por um determinado período, o espaço passou a receber as reuniões do Conselho de Autoridade Portuária.

Com orçamento de R$ 700 mil, a obra passou primeiramente pelo conhecimento e aprovação do Projeto pelo Conselho Municipal de Patrimônio, autorização da Fundação Catarinense de Cultura e emissão de alvará pela Prefeitura de Itajaí, levando cerca de um ano para as obras serem concluídas. As instalações foram divididas em duas fases, sendo: ligação de água e energia, reforço de escoras, reconstrução e afastamento de tapumes e estabilidade da obra. A segunda fase, durante execução, iniciou pela demolição de elementos espúrios adicionados ao prédio, ou seja, a demolição de elementos não tombados. A criação do museu é uma parceria entre a Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária), Município de ItajaíMarinha do Brasil (Delegacia da Capitania de Portos de Itajaí – Autoridade Marítima), Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura), e Univali (Universidade do Vale do Itajaí).

“O painel histórico de Itajaí, contém imagens significativas que simbolizam a trajetória e evolução do Porto de Itajaí até os dias atuais. É extremamente gratificante, fazer parte de um porto tão eficaz e transparente, por meio de uma gestão Pública e Municipal. A competência e os esforços diários, por parte de todos os colaboradores, resultam constantemente na inovação e aplicação de melhorias em todos os setores, destaca o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga

 

CICLOS DE DESENVOLVIMENTO DO PORTO DE ITAJAÍ: 

Em 1905, iniciaram os primeiros estudos do Porto, posteriormente com a criação da Portobrás (Empresa de Portos do Brasil) em 1975, o gerenciamento do terminal de Itajaí passou a ser exercido pela Administração do Porto de Itajaí, sendo extinta em 1990. No ano de 1995, a Superintendência do Porto de Itajaí, tornou-se uma organização que integra a Administração Pública indireta do Poder Executivo Municipal de Itajaí e atua no modal aquaviário, como Autoridade Portuária sendo responsável pela gestão do Porto de Itajaí.

Essa descentralização provisória, acrescidas de prorrogações de prazos por aditivos, vigorou até 31/12/1997, quando a União consentiu em desvincular o Porto de Itajaí da CODESP e delegar sua gestão diretamente ao município de Itajaí, com início de vigência em 01 de janeiro de 1998, pelo prazo de 25 anos, prorrogável por igual período. Após o município assumir a gestão do Porto, foi promovido o arrendamento do Terminal APM Terminals Itajaí até os dias atuais.

No entanto, em 2008, praticamente nas mesmas proporções das cheias de 1983 e 1984, o terminal enfrentou novamente uma grande enchente, resultando na queda dos berços 2,3 e 4. Em 2011, Itajaí foi atingida por mais uma cheia, com reconstrução do cais no ano seguinte. Em 2014, houve o realinhamento dos berços 3 e 4. A finalização das obras de reconstrução, ocorreram durante o quadriênio (2017/2020).

No mesmo ano, a primeira fase do projeto de ampliação do acesso aquaviário para o Complexo foi concretizada. A primeira manobra de testes na área da nova Bacia de Evolução, foi considerada um marco para a história de Itajaí. A inédita manobra de ré foi realizada com o navio VALOR, de 300 metros de comprimento e 48,3 metros de largura. A milésima manobra na área da nova bacia está para acontecer ainda neste mês. O projeto da segunda etapa da Bacia de Evolução, possibilitará o acompanhamento da nova realidade do comércio marítimo internacional, que está projetando constantemente navios maiores.

Devido à proximidade do término de Convênio de Delegação, entre o município e o Porto de Itajaí, até então com prazo para 31/12/2022, a busca pela manutenção da Autoridade Portuária Pública e Municipal, resultou em 03 de agosto de 2021, na criação do Fórum Municipal de Defesa, objetivando a manutenção da autoridade portuária local.

No último dia (25), o Município de Itajaí e o Governo Federal encaminharam a prorrogação da Autoridade Portuária Pública e Municipal. Uma comitiva liderada pelo prefeito Volnei Morastoni e também, pelo superintendente do Porto Fábio da Veiga, estiveram reunidos com representantes do Ministério da Infraestrutura, em Brasília, para tratar sobre a renovação do contrato de Delegação do Porto de Itajaí. O acordo evidenciou, que o Município deverá permanecer na gestão portuária até a finalização do processo de desestatização do terminal. Neste momento, o Município de Itajaí lançou um edital para a escolha do novo operador portuário dos berços 01 e 02 durante o período de transição.

Desde que foi instituído o processo de municipalização, em 1995, o Porto de Itajaí segue o modelo de gestão” Landlord Port”, ou seja, as áreas permanecem com a União e as operações com a iniciativa privada. Com base neste modelo de gestão, que permanece sendo um modelo de sucesso em diversos portos do mundo, com a prorrogação do convênio de delegação, Itajaí continuará garantindo novas etapas de crescimento e desenvolvimento tanto para a sua cidade, para a sua população, assim como também para aqueles que atuam na atividade portuária.

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