Escolinha de Triathlon Formando Campeões projeto temporada de desenvolvimento e novas experiências
Mais conhecida pelo atletismo, Ceilândia tornou-se a terra do triathlon em 2022. A Escolinha de Triathlon Formando Campeões encerra a temporada com um salto de 50% no número de vagas e fila de espera para participar do projeto.
O aumento significativo no interesse pela modalidade é reflexo direto do trabalho executado desde 2021 no Centro Olímpico e Paralímpico do Parque da Vaquejada. Mais do que o desempenho no esporte, chama a atenção o desenvolvimento social dos alunos, que mostram mais disciplina, respeito e dedicação ao esporte, e o desempenho escolar, com melhora geral nas notas.
“É impressionante a evolução das crianças. Hoje conseguimos perceber nitidamente o encaminhamento dessa formação humana que estamos construindo aqui. E os pais vestiram a camisa do projeto. Hoje o nosso projeto é referência em Ceilândia”, comemora o professor Nildomar Valadares.
Nesta temporada, os alunos da Escolinha de Triathlon em Ceilândia tiveram sua primeira grande experiência em competições: a participação no Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil, no litoral paranaense, em novembro. A maior competição da modalidade para crianças no continente reuniu quase 400 triatletas mirins de 12 estados. “Essa vivência que eles tiveram, com a rotina de acordar mais cedo, arrumar seu uniforme e equipamento, esperar para competir ao lado de crianças de outros estados, foi extraordinária para eles, foi uma grande conquista”, destaca o professor.
Para a temporada 2023, o plano é proporcionar aos alunos novas experiências em competições, reforçando ensinamentos importantes, como resiliência, trabalho em equipe, e saber lidar com vitórias e derrotas. A expectativa de disputar provas também é um componente a mais no incentivo à prática esportiva entre as crianças, contribuindo para o fomento das categorias de base da modalidade.
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Ceilândia, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 15 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Esco.t Escolinha de Talentos e apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal. A Electrolux e a Brasal são as patrocinadoras do projeto.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões