A Era Gen3 da ABB Fórmula E teve início neste sábado (14) com o Hankook México EPrix 2023, disputado no Autódromo Hermanos Rodriguez, na Cidade do México. A primeira etapa da 9ª temporada do Campeonato Mundial de Carros Elétricos teve a vitória do britânico Jake Dennis (Avalanche Andretti). Em segundo chegou o alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) e em terceiro o brasileiro Lucas di Grassi (Mahindra Racing).
O pódio do paulista Lucas di Grassi foi o 40º da sua carreira na Fórmula E. E para terminar com terceiro lugar no México, o brasileiro superou a forte pressão dos pilotos Jake Hughes (NEOM McLaren) e André Lotterer (Avalanche Andretti) nas últimas das 41 voltas, incluindo as de ‘acréscimo’ devido às várias bandeiras amarelas.
Lucas di Grassi largou na pole position do Hankook México EPrix e somou pontos importantes para o Campeonato Mundial dos Elétricos, empatando em segundo lugar na classificação com Pascal Wehrlein.
”Foi a maior surpresa da minha carreira poder terminar minha prova de estreia na Mahindra com uma pole e um pódio”, disse Lucas di Grassi.
”Foi uma corrida muito difícil. Já sabíamos que o nosso carro ainda tinha muito a evoluir, e por isso seria muito difícil segurar os da Porsche aqui. Foi um pódio sensacional! Minha primeira corrida com a Mahindra e consegui uma pole position e um pódio, não podia ser melhor”.
A próxima etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E será uma rodada dupla, nos dias 27 e 28 de janeiro com o ePrix de Diriyah, na Arabia Saudita. O Brasil sediará a sexta etapa, mais precisamente na cidade de São Paulo (SP) em 25 de março, nas ruas próximas ao Sambódromo do Anhembi.
Link para compra de ingressos do 2023 Julius Baer São Paulo EPrix
”Sem dúvida a corrida em São Paulo será muito importante para mim, muito legal, e vamos tentar fazer o possível lá para ter um bom resultado”, completou Di Grassi.
Como foi a prova
Na primeira largada da nona temporada, tudo tranquilo e com poucas mudanças. Lucas di Grassi largou bem e manteve a liderança sem correr riscos, enquanto o outro brasileiro do grid, Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Team) ganhou duas posições e subiu para o 12º lugar.
Na terceira volta, a primeira entrada do safety car, por conta de Robin Frijns, que passou reto em uma das curvas e ficou fora da prova. Três voltas depois, foi a vez da Jaguar de Sam Bird parar por conta de um problema no eixo de transmissão, e trazer o carro de segurança outra vez à pista.
Na nona volta tivemos bandeira verde e a prova recomeçou. Lucas di Grassi acabou cometendo um erro que lhe custou a primeira colocação, sendo ultrapassado por Jake Dennis. A partir da volta 12, começaram as ativações de Modo Ataque e alguns pilotos se deram bem, como Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) que subiu para o quarto lugar, e António Félix da Costa (DS Penske) que subiu para 7º.
Na 18ª volta, Edoardo Mortara ficou sem freio e bateu na barreira de pneus, e com isso, o safety car voltou à pista pela terceira vez no ePrix. O carro de segurança se retirou na volta 21 e a prova recomeçou, com Jake Dennis conseguindo se manter à frente dos demais.
Na 26ª volta, Di Grassi e Hughes ativaram o modo de ataque, o que permitiu a chegada de Wehrlein, que já estava usando o modo extra de energia e conseguiu assumir o terceiro lugar, ficando na cola do brasileiro. O líder Jake Dennis ativou na volta seguinte.
Na volta 29, Wehrlein conseguiu uma brecha e aproveitou para ultrapassar Lucas di Grassi e desta forma, ganhou a segunda colocação, mesmo sem modo ataque.
Após as 36 voltas previstas, mais cinco voltas foram acrescentadas por conta das entradas do safety car, e o brasileiro Lucas di Grassi teve que suportar durante esse período, a pressão de Jake Hughes, André Lotterer e Sébastien Buemi, enquanto mais à frente, Dennis e Wehrlein ficaram mais tranquilos até a bandeirada.
Na última volta, enquanto Dennis recebeu a bandeirada seguido por Wehrlein e Di Grassi, Lotterer superou Hughes e assumiu a quarta colocação.
No fim, Dennis conquistou sua quarta vitória na carreira e começa a 9ª temporada com um grande resultado. O piloto britânico comentou sobre a importância de ter largado na primeira fila, para ter chances de vencer no México. ”Foi impressionante e os fãs foram sensacionais. Podia ouvi-los na última volta”, declarou Dennis.
”Largar na primeira fila foi bom, agradeço ao meu time. Foi uma corrida muito física, e com menos aderência fica ainda mais complicado, e ainda assim foi incrível.”
”Minha equipe e eu temos uma boa relação e trabalhamos bem. Trabalhamos no quali e algumas mudanças pequenas fizeram a diferença. A vitória foi uma boa recompensa ao trabalho deles”, completou Dennis, que também ficou com a volta mais rápida da corrida deste sábado.
O top-10 foi completado por: André Lotterer, Jake Hughes, Sébastien Buemi, António Félix da Costa, Mitch Evans, Nick Cassidy e Stoffel Vandoorne. O brasileiro Sérgio Sette Câmara terminou na 16ª posição.
Classificação de Pilotos após o Hankook Mexico City EPrix 2023:
1º Jake Dennis – Avalanche Andretti: 26 pontos
2º Pascal Wehrlein – TAG Heuer Porsche: 18 pontos
3º Lucas di Grassi – Mahindra Racing: 18 pontos
4º André Lotterer – Avalanche Andretti: 12 pontos
5º Jake Hughes – NEOM McLaren: 10 pontos
6º Sébastien Buemi – Envision Racing: 8 pontos
7º António Félix da Costa – TAG Heuer Porsche: 6 pontos
8º Mitch Evans – Jaguar TCS Racing: 4 pontos
9º Nick Cassidy – Envision Racing: 2 pontos
10º Stoffel Vandoorne – DS Penske: 1 ponto
Classificação de equipes:
1º Avalanche Andretti – 38 pontos
2º TAG Heuer Porsche – 24 pontos
3º Mahindra Racing – 18 pontos
4º NEOM McLaren – 10 pontos
5º Envision Racing – 10 pontos
6º Jaguar TCS Racing – 4 pontos
7º DS Penske – 1 ponto