Nesta terça-feira (07) a Fórmula E revelou em Londres mais um importante passo na história da categoria, se tornando pioneira em uma nova instalação de produção de transmissão em Londres, a qual oferece cobertura de última geração de suas corridas ao vivo de todo o mundo, e ainda reduz o impacto ambiental típico de grandes eventos esportivos internacionais ao vivo na TV .
Agora em sua nona temporada, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E correrá em Hyderabad neste sábado, a primeira vez que a categoria visita a Índia. A corrida será transmitida ao vivo no Brasil pela TV Bandeirantes a partir das 06h30 (Horário de Brasília).
A partir desta temporada, o feed de corrida internacional ao vivo distribuído para mais de 40 emissoras e transmitido em mais de 150 países será produzido remotamente no The Production Center em Londres, uma nova instalação de produção de última geração desenvolvida pela Gravity Media e localizada no mesmo endereço do antigo BBC Television Center em White City.
A configuração de produção inovadora permite a integração remota perfeita de replay, áudio e gráficos na saída do programa ao vivo, bem como um sistema resiliente de recuperação de desastres para garantir que o feed de transmissão permaneça ininterrupto em caso de dificuldades técnicas.
Uma nova parceria plurianual com a Gravity Media, a principal empresa de mídia e transmissão, juntamente com a atual parceira editorial da Fórmula E, Aurora Media Worldwide, significa que a transmissão ao vivo das corridas internacionais da Fórmula E fique concentrada no Centro de Produção da Gravity Media em Londres, em vez de uma instalação de transmissão temporária instalada em cada local de corrida.
“Na Fórmula E, como o primeiro esporte com emissão zero de carbono do mundo desde o início, estamos constantemente nos desafiando a mostrar como oferecer entretenimento esportivo de classe mundial e manter práticas sustentáveis, provando que ambas opções podem coexistir sem concessões. Nossas equipes de tecnologia e transmissão trabalharam em estreita colaboração com a Gravity Media e a Aurora Media Worldwide para tornar isso possível”, explicou Aarti Dabas, diretor de mídia da Fórmula E.
“A instalação com sede em Londres e a nova abordagem para apresentar a cobertura da Fórmula E nos ajudam a permanecer fiéis à nossa visão de acelerar o progresso humano e incentivar a adoção do transporte EV enquanto entretém milhões de espectadores em todo o mundo”.
A cobertura de transmissão ao vivo de um evento esportivo internacional é normalmente um processo ambientalmente intensivo com equipe técnica e equipamentos viajando de avião. A centralização da maior parte da edição e produção ao vivo nas instalações de 50.000 pés quadrados em Londres reduz significativamente o impacto das viagens da equipe e do envio de equipamentos pesados de produção.
A Fórmula E desenvolveu um sistema de câmera a bordo instalado em cada carro de corrida com um feed de rádio da equipe ao vivo que é considerado o melhor na indústria do automobilismo. Mais de 200 câmeras cobrem cada corrida de todos os ângulos, proporcionando aos espectadores uma experiência imersiva, informativa e voltada para a ação.
“Estamos entusiasmados por trabalhar com a Fórmula E como o primeiro parceiro a usar nosso novo Gravity Media Production Center de última geração em White City. Ao dar o passo ousado e inovador de realocar a produção de TV de uma instalação temporária em uma cidade remota do mundo para Londres, estamos mudando o jogo de como os principais eventos esportivos globais são cobertos pela televisão”, comentou Ed Tischler, Diretor Administrativo EMEA do Gravity Media.
“Nosso novo Centro de Produção localizado no coração de White City, no edifício The Westworks, abrigará uma equipe crescente de especialistas em mídia criativos e inovadores e esperamos encorajar mais esportes importantes a adotar uma abordagem semelhante para a cobertura de TV de seus eventos ao vivo.”
A Fórmula E é a única categoria do automobilismo mundial que realiza a maioria de suas etapas em vias públicas no coração das cidades, para incentivar a adoção de veículos EV. Hyderabad será a 27ª cidade mundial a sediar uma corrida de Fórmula E, justamente a prova de número 104 na história do mundial.
Este ano, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E será disputado em 11 cidades mundiais, mais do que em qualquer outra temporada. Cidade do Cabo, São Paulo, Berlim, Mônaco, Jacarta, Portland, Roma e Londres seguirão Hyderabad, enquanto a Cidade do México e Diriyah na Arábia Saudita sediaram as corridas de abertura da temporada no mês passado.
Onze equipes e 22 pilotos competem no Campeonato Mundial ABB FIA Formula E. Dois nomes icônicos do automobilismo mundial – McLaren e Maserati – se alinham no grid da Fórmula E pela primeira vez nesta temporada.
Além da abordagem inovadora para a produção de transmissão para telespectadores em todo o mundo, esta temporada também viu a Fórmula E e a FIA apresentarem o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído – o GEN3.
Capaz de atingir uma velocidade máxima de 200 mph (322 km/h), o GEN3 é 53 kg mais leve que o modelo Gen2 anterior, com um chassi menor otimizado para corridas de rua. Um trem de força dianteiro adicional adiciona 250kW aos 350kW na traseira, mais do que dobrando a capacidade regenerativa do carro anterior para 600kW, com mais de 40% da energia usada na corrida regenerada pela frenagem.
A presença de carbono no GEN3 tem sido avaliada desde a primeira fase do projeto para identificar todas as medidas que eram necessárias serem adotadas para reduzir o impacto ambiental, enquanto todas as emissões inevitáveis são compensadas como parte do compromisso de emissão zero de carbono da Fórmula E. O Campeonato Mundial ABB FIA Formula E é o primeiro e único esporte no mundo a ser certificado como emissão zero de carbono desde o início.
Linho e fibra de carbono reciclada estão sendo usados na construção da carroceria GEN3 pela primeira vez em um carro de fórmula, apresentando fibra de carbono reciclada de carros Gen2 aposentados e reduzindo a quantidade total de fibra de carbono virgem usada. Isso reduz a presença de carbono na produção da carroceria GEN3 em mais de 10%. Todos os resíduos de fibra de carbono serão reutilizados para novas aplicações por meio da adoção de um processo inovador da indústria da aviação.