A cidade de São Paulo (SP) se prepara para receber um dos eventos mais aguardados e prestigiados do segmento fitness: o Mr. Olympia Brasil Expo, realizado pela Savaget Promoções & Eventos, em parceria com a empresa Musclecontest, promotora do Mr. Olympia no mundo. E esse evento, que abriga uma das maiores competições de fisiculturismo da América Latina, anunciou uma novidade para 2023: o Mundial de Power bíceps, de Supino e de Levantamento terra.
Marcado para os dias 28 e 29 de outubro, o certame ocorrerá no Pro Magno, em paralelo às disputas de fisiculturismo. O 17º Mundial de Power bíceps, de Supino e de Levantamento terra deverá contar com representantes de dez países, incluindo atletas de várias regiões do Brasil, nas categorias masculina e feminina.
O primeiro dia do Mundial será dedicado ao power bíceps e ao supino, modalidades que pedem técnica apurada, com o máximo de peso possível. No segundo dia, as atenções estarão no levantamento terra, uma das provas mais desafiadoras do mundo do levantamento de peso. Nesta modalidade, os competidores suspendem uma barra com pesos até a posição vertical (pouco acima dos joelhos), demonstrando técnica, força e equilíbrio.
”Para ser campeão é preciso ter muito foco e determinação, pois trata-se de um campeonato de nível forte. Meu objetivo é trazer mais um título para o Brasil”, diz Felipe Túlio de Oliveira Ramos, de Catanduva (SP), atleta das três modalidades. Felipe tem apenas 16 anos e estará na categoria júnior (até 23 anos). Ele tem no currículo títulos mundial, brasileiro e paulista.
As disputas compreendem três movimentos, a serem executados de forma correta, quando o árbitro autorizar. O primeiro é com o peso escolhido pelo atleta. No segundo, aumenta-se entre 5 Kg e 20 Kg. No terceiro, não há limite. Se o atleta errar o movimento, ele é repetido com a carga máxima.
”Esse campeonato é bastante esperado. Estou ansioso para levar o sexto título mundial para minha equipe. Vamos fazer o melhor, pois estamos treinando bastante. Quero fechar o ano com chave de ouro”, contou Dieny Cordeiro, de São José do Rio Preto (SP), que estará competindo no supino.
Em relação à competição de bodybuilding, mais do que uma disputa, é uma oportunidade de os competidores provarem a excelência dele e de avançarem para o mundo profissional da modalidade. Mais de 1.300 competidores devem participar nas principais categorias do bodybuilding nacional: Classic Physique, Bodybuilding, Men’s Physique, Wellness, Bikini, Figure e Women’s Physique.
O prêmio em disputa é a chance de competir no Mr. Olympia, em Orlando (EUA), considerado, por muitos, a “Copa do Mundo” do fisiculturismo, e de receber um dos 21 Pro Cards, que é degrau para se tornar profissional do esporte. Por isso, determinação é qualidade essencial na cartilha dos atletas.
Agenda do bodybuilding
As atividades começam na sexta-feira, 27 de outubro, a partir de 10h, com as pesagens dos atletas. Os profissionais de Figure Men’s Physique disputam o título no sábado, 28 de outubro, entre 13h às 17h. A disputa do Classic Physique será no domingo,29 de outubro, no mesmo horário.
Os primeiros a se apresentarem, no sábado, serão os representantes amadores do Women’s Physique, do Bodybuilding, do Figure e do Classic Physique. Todas as disputas começam às 10h. Os amadores das categorias
Bikini Wellness e Men’s Physique competem no domingo, no mesmo horário.
Feira e congresso
Paralelamente às competições, é realizada a Mr. Olympia Brasil Expo, feira que também vem crescendo a cada ano, proporcionando resultados aos expositores.
Na edição 2022, 50 marcas de nutrição esportiva, equipamentos e moda fitness estiveram presentes, recebendo 2.248 parceiros comerciais e lojistas, acumulando R$50 milhões em negócios e 20 mil pessoas nos dias de feira.
Também faz parte do evento, a Musclecontest Academy Conference. Nomes relevantes do esporte e fitness como Paulo Muzy, Leandro Twin e Deborah Moss dividem seus conhecimentos com os inscritos. Serão 14 horas de imersão no segmento, no Hotel Panamby, na Av. Ordem e Progresso, 115, na Barra Funda.